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Jornada do cliente: como destacar seu e-commerce no Natal

7 min de leitura Atualizado em 03/12/2024
Mercado Pago: imagem de uma empreendedora vestindo camisa branca e casaco vermelho, sentada à mesa de trabalho. Em uma das mãos ela segura um tablet e na outra, uma caneta, enquanto ela digita em um notebook aberto para analisar o comportamento de compra e melhorar a jornada do cliente que realiza compras em seu e-commerce no Natal.
Jornada do cliente: como destacar seu e-commerce no Natal
10:55

O Natal é uma das épocas mais movimentadas para o comércio, especialmente para as lojas online, que encontram neste período a oportunidade perfeita para impulsionar as suas vendas. Mas não é só isso, viu?! Além do aumento nas vendas, esse período oferece ótimas oportunidades para fidelizar clientes e garantir um público fiel para a sua marca. 

Inclusive, se ainda restam dúvidas da eficiência do período natalino, existem dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) que reforçam esse potencial: o e-commerce brasileiro movimenta mais de R$ 17 bilhões apenas durante essa temporada. Incrível, não é?!

E verdade seja dita, a comodidade que o online proporciona aos consumidores é, sem dúvidas, tentadora, sendo um dos motivos pelo qual as pessoas concentram suas compras neste ambiente. Além disso, há a questão da economia, já que os preços costumam ser mais competitivos.

No entanto, com o aumento da demanda, a competitividade entre as lojas também cresce. Por isso, investir em inovação, tanto em marketing quanto em estratégias de vendas, é fundamental para proporcionar uma jornada do cliente mais fluida e atrativa, capaz de fidelizar consumidores.

 

Por que personalizar a jornada do cliente é importante?

Uma jornada de compra imersiva leva o consumidor ao local que ele quer chegar de forma eficiente. Ou seja, permite que ele encontre personalização através de uma maior conexão com a loja, despertando emoções através de uma melhor identificação. 

Imagine a seguinte situação: você entrou em uma loja e se sentiu em casa, soltando aquela velha e conhecida frase “isso aqui foi feito pra mim”. Essa sensação de conforto ao consumir, sem preocupações, é simplesmente irresistível. 

Esse tipo de experiência acontece principalmente quando a loja se preocupa em tornar a jornada do cliente mais imersiva, facilitando a identificação e o engajamento do consumidor. Assim, a compra se transforma em um momento agradável e memorável.

A personalização da jornada do cliente, principalmente no período natalino, em que as pessoas estão mais propensas a comprar, é a oportunidade perfeita de elevar o ticket médio das suas vendas. Aliás, uma boa estratégia para despertar no cliente essa necessidade de compra e ter um melhor engajamento é a personalização, feita através das sugestões de compra relacionadas ao produto que o cliente está adquirindo.

Dessa forma, se o cliente comprar um celular, é possível oferecer um kit com fone de ouvido e carregador, para deixar a experiência ainda melhor, por exemplo. E também é possível criar e aplicar diversas estratégias na jornada de compra do cliente, desde o momento em que ele chega no seu site, até o checkout de pagamento.

É possível, por exemplo, oferecer uma sugestão de possíveis presentes, já na página inicial ou até mesmo para aqueles clientes que continuam na dúvida. Além disso, sua loja pode criar uma área com presentes que estão com o frete mais rápido devido à data, ou com kits e combos de produtos para aqueles que buscam presentear várias pessoas — e todas essas estratégias abraçam o cliente que precisa dessa ajuda, personalizando sua experiência e aumentando seu engajamento.

Outro ponto que vale a atenção é na fase de pagamento, viu?! Afinal, é necessário proporcionar mais conforto e segurança na experiência do cliente. Para isso, contar com soluções de checkout que proporcionem esse amparo, além de comodidade e fluidez na compra, é fundamental. 

 

Vantagens de investir em personalização da jornada do cliente

A personalização é um processo que pode ser implementado em diversas esferas do comércio. Isso significa que é possível impactar o seu cliente por meio de recomendações de produtos baseadas em seu comportamento de compra, além de ofertas e promoções adaptadas ao seu perfil. 

Vale pontuar que essa personalização também inclui uma experiência de navegação mais envolvente, com filtros e sugestões inteligentes, além de notificações diferenciadas e outras opções que tornam a jornada de compra relevante e atrativa.

Ideias criativas para aumentar as vendas como essas, fazem com que a compra seja muito mais interessante para o cliente, o que resulta em conversão. E tem mais, as ações de marketing também são importantes para que tudo isso funcione como deve e, ao funcionar, diversos benefícios podem ser aproveitados, como:

 

  • Aumento da conversão: com uma jornada do cliente personalizada, o aumento da conversão é garantido, isso porque o consumidor encontrará um ambiente que tem identificação com o seu perfil de compra. Ou seja, ele terá sugestões de compras de produtos relacionados com o que precisa, receberá promoções de itens que já desejava, tendo filtros específicos para uma navegação mais ágil e assim em diante. 

  • Aumento da satisfação dos clientes: imagine um cliente que continua com dúvida no presente que pretende comprar e, quando entra no seu site, recebe uma recomendação de itens sugestivos e com bons preços. Isso economizará seu tempo, dinheiro e ainda colocará um fim à sua necessidade de procurar algo que nem tinha em mente. Essa facilidade gera mais engajamento e também satisfação.

  • Maior engajamento: quando a experiência de compra é mais conectada e alinhada aos interesses do cliente, há também um maior engajamento dele, isso porque ele passa a enxergar o seu negócio como um ambiente que entende suas preferências e compreende seus comportamentos, com sugestões eficazes, que suprem a sua demanda, principalmente em uma época corrida como o Natal.

  • Aumento no ticket médio: oferecendo maior personalização na jornada do cliente, é possível aumentar o ticket médio das vendas através de técnicas de cross sell (venda cruzada) e upsell (venda com maior valor agregado). Além disso, também é possível proporcionar ao cliente uma navegação mais fluida, em que ele encontra produtos de maneira mais fácil — e as sugestões são feitas de acordo com o seu perfil.

  • Aumento na fidelização de clientes: quando seus clientes são bem atendidos e percorrem uma boa jornada de compra, a tendência é que eles criem uma simpatia elevada pela sua marca (em outras palavras, é quando a fidelização acontece). E, para colaborar com isso, é possível oferecer programas de fidelidade personalizados, em que eles tenham ainda mais vantagens em comprar no seu negócio.

 

6 estratégias para e-commerces se destacarem no Natal

A jornada do cliente só tem a se beneficiar com a personalização ideal, consequentemente, o cliente fica mais feliz e tende a converter muito mais. E agora que você já viu algumas vantagens sobre essa ação na jornada de compra, é interessante conhecer também algumas estratégias que, quando aliadas, podem resultar em um fortalecimento de vendas ainda maior. 

Algumas delas são:

 

1. Crie ações promocionais

Essas ações são fundamentais para atrair o público e podem se concentrar em descontos e ofertas especiais, como um “Compre 1 e leve 2”, ou em um sorteio de um item específico para quem comprar determinado produto. Além disso, para o período natalino, é possível criar promoções sobre produtos relacionados à época e divulgar isso através de ações de marketing.

2. Explore gatilhos mentais

Utilize gatilhos de escassez, dizendo que aquele produto é limitado em estoque ou em prazo da promoção, ou um gatilho de urgência, sugerindo que se o cliente comprar naquele momento ganhará um desconto. Também é possível utilizar um gatilho de prova social, em que sua loja mostra outros clientes falando bem daquele produto e dando um review de utilização.

3. Otimize o atendimento online

O atendimento online precisa ser dinâmico e funcionar de maneira ininterrupta. Para isso, utilizar ferramentas, como um chatbot otimizado, pode ser fundamental. Através dele, sua loja poderá tirar dúvidas e questões que se tornam comuns entre os consumidores, como tamanho do produto, prazos para entrega, políticas de troca e devolução, entre outros assuntos de forma mais rápida. Isso facilita a venda em qualquer horário e dia.

4. Crie kits promocionais

Os kits promocionais funcionam muito bem para clientes que buscam comprar mais de um item para presentear. Além disso, é possível oferecer um kit promocional personalizado, fazendo com que o cliente reúna todos os produtos desejados por um valor mais acessível e com diferenciais específicos, comparado a outros itens, o que eleva o ticket médio da venda.

5. Explore estratégias de cross e up sell

O cross sell consiste em uma venda cruzada. Ou seja, com a sugestão de produtos complementares ao que o cliente está comprando, como um par de meias para o consumidor que deseja um tênis. Já o upsell, sugere uma venda superior. Dessa forma, se o cliente quer comprar um celular com memória de 128gb, por exemplo, o sistema indicará um com 256gb por um valor não tão mais alto, mas com maior eficiência.

6. Crie experiências de pagamento personalizadas

Utilizando as ferramentas ideais, como o Checkout Mercado Pago, por exemplo, é possível ter muito mais vantagens, como segurança em todas as transações, graças ao seu poderoso sistema antifraude, agilidade no processamento de pagamentos, experiência de compra personalizada para os clientes e menor abandono de carrinho. Além disso, sua loja conta com a credibilidade de uma instituição que é referência no mercado. Todos esses itens auxiliam na conversão.

 

Adote essas estratégias e potencialize o Natal no seu negócio

Implementar estratégias como essas pode ser a chave que seu negócio precisa para vender mais e se destacar no Natal. Portanto, ao utilizar ideias criativas para aumentar as vendas, assim como a personalização e imersão da jornada de compra percorrida pelo cliente, sua loja conseguirá converter muito mais e fidelizar clientes para o ano todo. 

Além disso, utilizar de ferramentas que trazem soluções para as suas vendas online, como o Checkout Mercado Pago, por exemplo, pode fazer com que a experiência, tanto do cliente, quanto da sua gestão, sejam totalmente diferenciadas e personalizadas, agregando em fluidez de navegação, segurança na transação e menor abandono de carrinho, além de oferecer mais formas de pagamento ao cliente, como cartão de crédito, boleto ou Pix.

Aplicando as estratégias ideias associadas a uma ferramenta eficiente, é possível construir uma jornada de cliente lucrativa, capaz de potencializar o sucesso do seu negócio. 

 


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