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Por que adotar um sistema integrado no varejo híbrido?

8 min de leitura Atualizado em 07/10/2024
Mercado Pago: imagem de empreendedora vestindo calça branca e camisa laranja em seu escritório. Na imagem, é possível perceber que ela está falando ao telefone, enquanto segura, em uma das mãos, um tablet no qual acompanha os dados de venda e estoque de seu negócio por meio de um sistema integrado.

Oferecer uma experiência de compra mais fluida deixou de ser um diferencial para empreendedores que querem se destacar no mercado. Hoje, garantir processos com mais comodidade e inovação para os clientes é essencial para garantir o encantamento, conversão e fidelização de clientes, independente da modalidade de compra escolhida por eles. É aí que o varejo híbrido ganha mais força, proporcionando mais possibilidades, já que permite a integração do físico com o digital.

Nessa horas, ter um bom sistema integrado de lojas pode ser a diferença entre oferecer uma experiência inesquecível para os clientes e deixar um verdadeiro trauma. Então se você deseja explorar o máximo de um sistema integrado, faça isso de uma forma estratégica para ter mais sucesso.

 

O que é um sistema integrado de lojas?

Antes mesmo de começar a desenvolver seu planejamento e pensar nas experiências que deseja proporcionar, é importante compreender o que é um sistema integrado de lojas, certo?! Basicamente, esse sistema é uma solução baseada em tecnologia que tem como principal missão conectar todos os pontos de operação de um negócio, como, por exemplo, o estoque, as vendas, as entregas e o atendimento ao cliente - tudo isso em uma plataforma. E por que essa integração é importante para o varejo híbrido? Ela é essencial, pois combina as melhores práticas de comércio do varejo online e offline, permitindo que o cliente transite entre esses dois mundos de forma contínua, sem atritos.

Por exemplo, o cliente pode comprar no e-commerce, via site, ou mesmo por meio do aplicativo, e retirar na loja física, experimentar um produto pessoalmente e realizar a compra pelo site, ou até mesmo devolver na loja algo que comprou online. Isso só é possível graças ao sistema integrado, que unifica as operações, garantindo uma gestão integrada que organiza as informações e faz com que estejam sempre atualizadas em todos os canais.

 

Como o sistema integrado funciona na prática?

Agora que você já entendeu a importância de um sistema integrado para o varejo híbrido, é fundamental compreender mais a fundo como ele pode ser implementado em seu negócio para trazer benefícios para suas vendas online e físicas e, claro, para seus clientes. Lembre-se, esse sistema é muito benéfico para garantir experiências de compra mais fluidas, no entanto, é necessário ter atenção a alguns aspectos importantes em sua implementação. Veja:

 

  • Integração completa: para que o sistema funcione corretamente, é fundamental que todas as áreas do negócio estejam conectadas. Isso inclui plataformas de venda, gestão de estoque, logística e atendimento ao cliente. Imagine, por exemplo, uma loja online de roupa que implementa um sistema integrado para conectar sua plataforma de e-commerce, gestão de inventário e logística. 

Assim que o cliente realizar uma compra pelo site, automaticamente o sistema faz o ajuste de estoque disponível, gerando uma ordem de envio para que seja possível atualizar o status do pedido. Porém, se não houver essa integração, e o sistema de gestão de inventário não estiver devidamente integrado com a logística, pode haver sobrecarga de processos e erro nos pedidos ou ainda venda de produtos fora de estoque, o que, além de uma experiência ruim para o cliente, pode impactar em consequências legais para essa loja.

 

  • Treinamento da equipe: implementar um sistema integrado exige que todos envolvidos estejam familiarizados com essa novidade. Para isso, é essencial promover treinamentos a fim de garantir que o sistema seja utilizado de forma eficaz e que todos os processos ocorram sem falhas. Por exemplo, se uma distribuidora de cosméticos decide implementar um novo software de gestão para otimizar seus processos, mas não realiza treinamentos adequados com a equipe, certamente os funcionários terão preferência pelos métodos antigos.

Com isso, haverá inconsistência nos dados, além de erros nos processos. No entanto, com uma capacitação correta, a adesão à nova tecnologia aumenta e os funcionários podem aprender a utilizar o sistema corretamente, reduzindo erros e aumentando a eficiência operacional.

 

  • Investimento inicial: embora os benefícios a longo prazo sejam significativos, é importante considerar que essa mudança pode exigir um investimento financeiro inicial. Esse custo, em alguns casos, inclui a aquisição de uma nova tecnologia e o treinamento da equipe. Imagine, por exemplo, um restaurante que investe em uma solução de software que gere pedidos, faça controle de inventário e pagamentos online e de forma presencial também. 

Inicialmente, os custos para aquisição de um software, novos dispositivos e formação de equipe até podem ser considerados investimentos consideráveis. No entanto, após alguns meses, a automatização dos processos, a melhor gestão de estoque e a rapidez no atendimento certamente resultarão em redução de desperdícios e aumento da satisfação dos clientes, melhorando o retorno financeiro.  

 

6 passos para implementar um sistema integrado de lojas

Adotar um sistema integrado pode parecer desafiador, mas seguindo alguns passos, você consegue implementar essa solução de forma eficaz. Veja:

1. Mapeie os processos atuais

Mapeie todos os processos, desde o controle de estoque até o atendimento ao cliente. Desse modo, será possível identificar onde estão os gargalos e o que pode ser melhorado com a integração. Imagine, por exemplo, uma loja de eletrônicos que percebe um alto volume de chargebacks ou mesmo de devoluções devido a produtos errados enviados. É justamente o mapeamento que permite a identificação da causa do problema, permitindo uma otimização nessa etapa na implementação do novo sistema.

2. Escolha uma plataforma integrada

Pesquise as opções disponíveis no mercado, analise os recursos oferecidos e escolha aquela que melhor se adapta às necessidades do seu negócio. Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que vende em diferentes canais e escolhe uma plataforma de gestão que oferece integração com o e-commerce, gestão de inventário e atendimento ao cliente, permitindo uma operação mais fluida tanto na loja física quanto para quem deseja vender pela internet.

3. Centralize e unifique dados

Com todos os dados em um único lugar, fica mais fácil tomar decisões estratégicas e melhorar a eficiência do negócio. Se um restaurante opta por um sistema integrado, com uma gestão de dados unificada, pode  centralizar as informações de vendas, inventário e fornecedores, facilitando o controle de ingredientes em tempo real, evitando, assim, problemas de abastecimento ou interrupções no serviço.

4. Invista em uma estratégia omnichannel

A integração de canais é fundamental para proporcionar uma experiência de compra fluida para o cliente. Invista em estratégias que conectem todos os pontos de contato com o cliente, como loja física, e-commerce e redes sociais. Esse é o caso de lojas de videogames que conectam a loja física e o e-commerce. Os clientes podem comprar online e retirar na loja ou comprar online para receber em casa mesmo, permitindo uma experiência de compra mais conveniente.

5. Treine sua equipe

Como mencionado, o treinamento da equipe é essencial para garantir que todos saibam como usar o sistema integrado de forma eficaz. Já imaginou como seria complicado se um mercado adotasse um novo sistema de caixa e gestão de inventário sem treinar seus funcionários?! O treinamento ajuda a agilizar o atendimento, melhorar a satisfação do cliente e evitar longas filas.

6. Monitore os indicadores de desempenho

Acompanhe os principais indicadores de desempenho do seu negócio, como vendas e taxa de conversão. Um bom sistema integrado permite que você monitore esses dados em tempo real, ajudando a identificar rapidamente o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. 

 

Vantagens de implementar um sistema integrado de lojas

Adotar um sistema integrado de lojas e o modelo de varejo híbrido traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Como:

 

  • Unificação dos canais de venda: ao centralizar todos os seus canais de venda em uma única plataforma, você garante que os dados estejam sempre atualizados, facilitando o controle de estoque e a gestão de vendas. Imagine uma loja de sapatos que faz vendas físicas e online. Com um sistema integrado, é possível ter atualizações mais rápidas do estoque, facilitando a gestão e processos de venda.

  • Maior controle e eficiência: com uma visão completa do seu negócio, você consegue identificar rapidamente qualquer problema e agir de forma mais assertiva, melhorando a eficiência das operações. Se uma loja de eletrônicos, por exemplo, possui um sistema que unifica as informações, tem mais previsibilidade em caso de atraso de fornecedores ou entregas, podendo minimizar os impactos nas operações e vendas.

  • Experiência de compra personalizada: com todos os dados dos clientes integrados, é possível oferecer uma experiência de compra mais personalizada. Se uma loja de suplementos, por exemplo, tem um sistema integrado, pode oferecer produtos com base no histórico de compra dos clientes no momento de checkout, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

  • Otimização da logística e estoque: a integração permite que você gerencie o estoque de forma mais eficiente, reduzindo o risco de erros e garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis para o cliente. Imagine uma perfumaria que tem um sistema como esse. Ao identificar os níveis baixos de determinados produtos, o sistema já indica a necessidade de recompra. Isso evita que vendas sejam perdidas pela falta de produto em estoque. 

  • Automatização de processos: a automação dos processos facilita o dia a dia e reduz a carga de trabalho da equipe. Imagine uma padaria que adota um sistema que já gera automaticamente as etiquetas de produtos, conforme os pedidos realizados para envio e atualiza o estoque. Esse processo reduz erros e libera as equipes para focarem em outras tarefas mais estratégicas.

 

Sistema Integrado de Lojas: o futuro do varejo está aqui!

O varejo híbrido e o sistema integrado de lojas são uma necessidade para os empreendedores que querem se manter competitivos. 

Por serem estratégias que se complementam, realizar a integração de todos os canais e a otimização das operações, permite que seja possível oferecer uma experiência de compra mais rica, ganhar eficiência operacional e se preparar melhor para demandas de um mercado em constante mudança e cada vez mais exigente, sem deixar de lado a qualidade e cuidado com as necessidades dos clientes.

 


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