A Cyber Monday é considerada uma das maiores oportunidades para impulsionar as vendas de fim de ano. Ela é realizada na segunda-feira após a Black Friday, como uma extensão das promoções, e foi criada pensando especialmente no comércio eletrônico.
Mas, mesmo que o período seja propício para compras online, muitos empreendedores se esquecem que não basta apenas anunciar ofertas. É preciso oferecer uma experiência completa durante toda a jornada do consumidor, do momento em que ele acessa o seu site até o checkout, que é a etapa de pagamento.
Além da Black Friday, a Cyber Monday é mais uma oportunidade em novembro de mostrar ao consumidor que seu e-commerce está preparado para oferecer conveniência, segurança e agilidade. Quem acessa sua página de vendas nesse período com certeza está em busca de bons descontos, mas o que vai definir se ele compra com você ou com a concorrência é a experiência que encontra.
Sabendo disso, veja algumas práticas que, se bem aplicadas, podem aumentar o senso de urgência do seu cliente e ainda incentivar compras adicionais de forma natural:
Imagine a seguinte situação: o cliente acessa seu e-commerce, encontra o produto que queria, gosta do preço e adiciona ao carrinho. Mas, ao chegar no checkout, se depara com um formulário longo, etapas confusas e demora no carregamento. O resultado? Ele desiste da compra.
Isso acontece com frequência. Segundo a Baymard Institute, abandonos de carrinho chegam a 70% e o processo complexo de checkout é o principal motivo. E na Cyber Monday, em que a concorrência está a apenas um clique de distância, não há margem para erros.
Um checkout personalizado significa criar o layout com a identidade da sua marca e adaptar toda a etapa de acordo com as necessidades do seu cliente, tornando-a simples, rápida e intuitiva. Além disso, é aqui que você oferece meios de pagamento variados e segurança reforçada.
O Checkout Mercado Pago é um exemplo de solução prática e completa, porque disponibiliza opções como Pix, cartões e boletos, além de contar com integração simples e suporte para otimizar suas conversões.
Na Cyber Monday, o cliente não quer perder tempo. Por isso um checkout otimizado é tão necessário.
Além da agilidade, a personalização dessa etapa também é essencial e vai muito além da estética. Por isso, enxergue esse processo de maneira estratégica, focando em simplificar a experiência e oferecer alternativas rápidas de pagamento. Isso com certeza irá te garantir menos abandonos de carrinho.
Veja a seguir cinco passos que você pode aplicar antes da Cyber Monday:
Evite distrações e etapas desnecessárias. Quanto mais rápido o cliente finalizar a compra, melhor a experiência do usuário e maiores as chances de conversão.
Faça otimizações técnicas, como velocidade de carregamento. Um checkout lento pode custar a sua venda.
Essas e outras informações, como facilidades de pagamento, devem estar em destaque para valorizarem a sua oferta e criarem senso de urgência.
Quanto mais meios de pagamento você oferecer, menores as chances de desistência de compra por falta de opções.
Mais de 70% das compras online são feitas pelo celular. Por isso, é essencial que seu checkout se adapte bem às telas menores para não afastar os consumidores.
A Cyber Monday é o momento em que muitos consumidores estão prontos para comprar, porém, a concorrência é alta. Um dos segredos para que escolham a sua loja está no momento do checkout.
Com personalização, você simplifica a experiência, reduz barreiras e transmite confiança. Isso aumenta não só as conversões imediatas, mas também fortalece a relação com clientes que tendem a voltar em outras datas.
Se você ainda não revisou seu fluxo de compra, este é o melhor momento. Teste, ajuste, otimize cada detalhe e conte com o Checkout Mercado Pago para integrar opções rápidas e seguras de pagamento, para que seu negócio esteja preparado para aproveitar ao máximo a Cyber Monday.
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