Se antes a Black Friday era só um dia de promoções, hoje ela se transformou em uma semana inteira de oportunidades. Ou seja, se você tem uma loja online, precisa começar a se preparar bem antes para não ser pego desprevenido quando a demanda começar a aumentar.
Isso significa que, além de pensar em condições especiais para a Semana Black Friday, seu e-commerce também precisa estar em perfeito funcionamento para suportar a alta demanda durante esses sete dias.
Para isso, tudo o que você precisa é de um bom planejamento e das estratégias certas.
Imagine a cena: sua loja virtual começa a receber o dobro de acessos, os pedidos se acumulam e o estoque não está preparado para atender o alto fluxo de vendas. Você, como empreendedor, fica dividido entre responder mensagens, organizar entregas e resolver problemas no site. O resultado disso são clientes insatisfeitos e muitas oportunidades perdidas - inclusive, na Black Friday, que ao invés de ser um motor para o seu caixa, é transformada em uma dor de cabeça.
Organizar seu e-commerce com tempo garante que você consiga lidar com o aumento da demanda de forma segura e eficiente, além de deixar espaço para pensar em estratégias criativas que chamem atenção, em vez de correr apenas para apagar incêndios.
Se o seu objetivo é pensar na experiência do cliente para conseguir alavancar suas vendas nesse período, precisa começar a organizar os bastidores. Afinal, a semana da Black Friday não perdoa o improviso: quem se planeja sai na frente.
Na semana da Black Friday, a concorrência é acirrada, por isso cada detalhe vai fazer a diferença. Os consumidores estão em busca de boas oportunidades e não têm tempo a perder. Por isso, siga esses passos para conseguir preparar seu e-commerce para o período:
Analise as vendas dos meses anteriores e entenda quais foram os produtos mais procurados. Se você vende papelaria, por exemplo, já sabe que planners e agendas têm alta saída no fim do ano. Garanta estoque desses itens para não perder oportunidades.
Antecipar pedidos evita atrasos e garante melhores condições de preços.
Em vez de colocar toda a loja em promoção, escolha alguns itens estratégicos que atraiam o cliente para dentro do site. A partir daí, ele pode acabar comprando outros produtos sem desconto, como se fosse uma venda cruzada.
Organize como você vai falar com o cliente durante a semana da Black Friday: posts em redes sociais, e-mails marketing e banners no site. Isso evita mensagens repetitivas e gera coerência entre as campanhas.
Desde o tempo de carregamento de uma página, passando pela variedade nas formas de pagamento até um checkout rápido e com poucos passos: qualquer pequena ação pode ser determinante para que o cliente finalize, ou não, a compra.
Por isso, durante a semana da Black Friday, é essencial que você cuide da estrutura do seu e-commerce e da experiência do usuário. Veja os pontos de maior impacto:
Lembre-se: cuidar da experiência do cliente constrói confiança, e é isso que o faz voltar mesmo após o período de Black Friday.
A semana Black Friday pode ser o momento em que sua loja online conquista novos clientes e multiplica vendas. Mas, para que isso aconteça, você precisa preparar o estoque, negociar com fornecedores, definir descontos e organizar a comunicação.
Mais do que promoções, o cliente busca uma boa experiência: um site rápido, pagamento simples e entrega confiável. E o Checkout Mercado Pago faz toda a diferença, já que permite pagamentos seguros e rápidos, além de facilitar seu controle de vendas.
Por isso, se você deseja transformar essa semana em um marco no crescimento do seu e-commerce, o momento de agir é agora. Revise seu planejamento, ajuste sua loja online e prepare seu negócio digital para brilhar na Black Friday.
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