Como o seu pequenos negócios podem lucrar no Dia das Mães

O Dia das Mães vem aí e, com ele, vem também uma grande oportunidade para pequenos negócios venderem mais, conquistarem clientes e se expandirem no mercado. O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano e movimenta um grande percentual de vendas no mercado. Uma pesquisa realizada pela Nuvemshop em 2023 revelou que pequenos e médios lojistas chegaram a movimentar quase R$190 milhões em vendas digitais somente neste período.
Com esse alto número de vendas nesta data, é importante que o seu negócio também faça parte desse volume de transações. Essa é a hora de aproveitar as oportunidades, tendências e estratégias criativas e acessíveis para vender mais. Com ações certas, soluções e ferramentas que agregam ao negócio, é possível alcançar mais clientes e mais vendas.
Por que o Dia das Mães é uma grande oportunidade para pequenos negócios?
O Dia das Mães é um tanto quanto especial comparado às demais datas comemorativas do ano, isso porque neste período, os consumidores buscam por itens mais personalizados, ideias, produtos e serviços diferentes dos demais para presentear. Essa busca por personalização faz com que o seu negócio possa ter um diferencial, se destacando dos concorrentes.
A data é diferente, por exemplo, do Natal, em que as pessoas vão às ruas em busca de algo com bom custo-benefício e que seja rápido de comprar. No Dia das Mães, muitos consumidores preferem investir mais tempo para encontrar algo que faça a diferença na vida do seu familiar, seja com um produto que ele só vai encontrar no seu negócio, com uma condição diferente de pagamento,ou atendimento, por exemplo.
Mas o que devo fazer para diferenciar o meu negócio no Dia das Mães? É importante começar com um bom planejamento de estratégias e ações, assim você saberá o que fazer para alcançar os objetivos. Neste planejamento, é importante unir diferenciais e como eles podem encaixar no dia a dia da loja, como novos meios de pagamento, canais de venda variados, produtos diferenciados e que só existem na sua loja, dentre outras ideias.
Como preparar o seu negócio para o Dia das Mães
Agora que você já sabe que é possível vender mais no Dia das Mães, e que as estratégias para isso começam com um bom planejamento, é importante considerar alguns pontos que farão a diferença na hora de vender. Entender o que fazer com cada uma dessas dicas é ainda mais fundamental para que o plano saia como esperado.
Aqui vão algumas estratégias que a sua loja pode começar a tomar a partir de hoje mesmo para estar preparada para o Dia das Mães:
- Planejamento antecipado: o Dia das Mães é logo ali, então, começar um planejamento o mais rápido possível é o ideal. Para isso, defina as datas-chave de quando a campanha acontecerá, defina as metas de venda, inclua estratégias de preços e possíveis descontos, organize a gestão de estoque para que não falte e nem sobre nada, dentre outros itens que podem se fazer necessários a depender do seu modelo de negócio.
- Personalização e exclusividade: é fundamental trabalhar ideias criativas para oferecer maior personalização e exclusividade em vendas, para isso, escolha produtos diferenciados para a venda, pense na ideia de combos, como uma caixa com retrato e uma caneca personalizada, ofereça um vale-brinde para a mãe que irá receber o produto poder ir à loja para comprar mais, como um perfume que venha com um vale massagem nos pés, e proporcione meios de pagamento flexíveis.
- Estratégias de marketing digital: utilize do marketing digital para criar campanhas online de divulgação dos produtos e da marca. Além disso, saiba como utilizar as redes sociais para criar sorteios e promoções exclusivas, além do WhatsApp, para envio de informações relevantes sobre o produto que o cliente tem interesse em comprar.
- Diversificação de canais de venda: utilize todos os canais de vendas possíveis, como loja física, e-commerce, redes sociais, WhatsApp, delivery, dentre outras opções. Tudo isso faz com que o negócio tenha a chance de atender o maior número de clientes possível. Além disso, é fundamental contar com uma solução de pagamento que integre todos esses canais.
- Meios de pagamento flexíveis: são soluções que permitem a aceitação de diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, Pix, boleto e outras opções. Além de ampliar as possibilidades para o cliente, esses meios também facilitam o parcelamento de compras, oferecendo mais conveniência e aumentando as chances de conversão.
5 estratégias para vender mais no Dia das Mães
Além da preparação para o Dia das Mães, é importante criar estratégias criativas para um plano de vendas mais lucrativo. Mesmo que muitas delas já sejam utilizadas no mercado, é possível utilizar de ferramentas e soluções inovadoras para dar maior exclusividade e competitividade.
Com isso em mente, algumas estratégias que podem funcionar bem na sua loja em datas comemorativas, são:
1. Criação de kits e promoções especiais
Kits temáticos, como cestas de chocolate, combos de produtos, kits de beleza e maquiagem ou até kits de café da manhã personalizados, são ótimas opções para atrair clientes. Mesmo que sua loja não venda esses itens diretamente, eles podem complementar suas ofertas. Por exemplo, uma loja de roupas femininas pode criar kits especiais, combinando uma peça de vestuário escolhida pelo cliente com um conjunto de produtos de beleza, tornando a experiência de compra ainda mais atrativa.
2. Programa de fidelidade
O programa de fidelidade pode fazer com que a loja venda mais durante o ano todo. Para isso, é importante pensar quais produtos ou serviços seriam de compra recorrente pelo cliente. Com isso definido, é possível oferecer a inclusão no programa de fidelidade com descontos, bônus, cashback ou brindes e, assim, ter maior previsibilidade no fluxo de caixa.
3. Frete rápido e entregas diferenciadas
As datas comemorativas despertam alguns desejos nos consumidores, como a vontade de estar com o produto logo em mãos para presentear e não perder o dia da entrega. Por isso, é fundamental que haja uma estratégia de logística otimizada para que o frete seja o mais rápido possível. Além disso, é possível se diferenciar na hora da entrega, com embalagens presenteáveis, por exemplo.
4. Campanhas de e-mail marketing e WhatsApp
As campanhas de e-mail marketing funcionam para manter o cliente informado sobre as novidades e também para lembrá-lo sobre um possível carrinho esquecido no site. Além disso, utilizar o WhatsApp para disparo de promoções e descontos exclusivos pode ser uma boa alternativa para ativar essa rede social como um canal de venda.
5. Atendimento personalizado e humanizado
Independentemente do tamanho do negócio, um atendimento personalizado faz toda a diferença na decisão de compra do cliente. Para tornar esse processo mais eficiente, concentre o atendimento em um único canal, garantindo que todas as interações fiquem organizadas em um só lugar. Além disso, é essencial acompanhar e responder dúvidas, comentários e até críticas nas publicações das redes sociais, demonstrando atenção e proximidade com o público.
Como a Conta Mercado Pago facilita as vendas no Dia das Mães?
A Conta Mercado Pago pode ser uma ferramenta e tanto nas suas estratégias de vendas, seja para datas comemorativas ou no dia a dia, o banco digital Mercado Pago oferece um leque de facilidades, como o recebimento das suas vendas na hora, um importante auxílio para o fluxo de caixa. Além disso, com a Conta Mercado Pago, é possível ter acesso a múltiplas formas de pagamento, parcelamento de vendas, simulação de custos e gestão de negócios.
Com a Conta Mercado Pago, sua loja também ganha em inovação, já que pode contar com maquininhas de cartão otimizadas, Checkout Mercado Pago para vendas online mais dinâmicas e seguras, acesso a crédito e muitas outras vantagens. Tudo isso com acesso e controle total pelo aplicativo no seu celular.
Fature mais no Dia das Mães!
O Dia das Mães é uma grande oportunidade para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes. Além de ser uma data com alta demanda, ela pode ser um ponto de partida para fidelizar consumidores ao longo do ano. Com as estratégias certas, criatividade e um bom planejamento, é possível aproveitar ao máximo esse período e garantir um diferencial competitivo.
Para isso, contar com ferramentas que otimizam sua gestão financeira faz toda a diferença. A Conta Mercado Pago é uma aliada essencial para facilitar pagamentos, organizar receitas e ampliar suas possibilidades de venda. Prepare-se com antecedência e aproveite essa data especial para expandir seu negócio e aumentar seu faturamento!
💡Leia também:
Fidelização de clientes: transforme a troca de produto em oportunidade
5 dicas práticas para simplificar sua gestão empresarial
Controle financeiro: organize sua conta PJ e evite prejuízos
Como o Mercado Pago ajuda a proteger seu dinheiro e seu negócio
7 passos para criar loja online grátis com ecossistema Mercado Livre
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Como o seu pequenos negócios podem lucrar no Dia das Mães
| Abril 16, 2025
O Dia das Mães vem aí e, com ele, vem também uma grande oportunidade para pequenos negócios venderem mais, conquistarem clientes e se expandirem no..

Dicas para freelancers garantirem estabilidade financeira
| Abril 14, 2025
Trabalhar por conta própria traz liberdade, mas também desafios - principalmente, aqueles relacionados à previsibilidade e gestão de receita. Para..

Aprenda a criar um catálogo online profissional para seu negócio
| Abril 11, 2025
A digitalização das vendas tem transformado a forma como pequenos negócios operam, tornando o ambiente online um espaço essencial para alcançar..