9 riscos para ficar atento no seu e-commerce
Imagine o quão difícil era construir um site no meio dos anos 90, quando a internet ainda ganhava fôlego no Brasil.
Conexão discada, sites pouco agradáveis, compra on-line não existia por aqui e nem se pensava nela. 20 e poucos anos se passaram e só se fala disso. Construir um site hoje em dia é muito mais simples do que naquela época: existem plataformas, sites, ferramentas e conectores que nos capacitam e, inclusive, nos ensinam a fazer isso de maneira mais ágil e intuitiva, empoderando o middle user de tecnologia.
Justamente por conta desses agentes facilitadores, a internet ganhou milhares de marketplaces e vender on-line tornou-se uma atividade acessível e bastante simples. Mas até que ponto é simples ter um e-commerce?
Ingressar em um empreendimento virtual vai muito além de tirar boas fotos dos seus produtos, escrever descrições convincentes, ofertar os melhores preços e contar com uma logística para atender bem seus clientes. Assim como em qualquer outro segmento e qualquer outro negócio, vender on-line envolve alguns riscos e é preciso estar atento a eles.
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Quais os riscos mais comuns no e-commerce e como superá-los
Para que você saiba exatamente para onde deve olhar com mais atenção na sua loja on-line, separamos os riscos mais comuns a que um e-commerce está suscetível:
1) Segurança on-line
O primeiro ponto de atenção é em relação aos muitos tipos de ataques e ameaças de segurança a que sua loja virtual está sujeita. A lista vai desde malwares, ataques de phishing, ataques de hackers até mensagens de spam. No final, além de prejudicar a sua loja, isso prejudica também os seus clientes, o que afeta diretamente a sua confiança e pode impedir futuras compras.
2) Credibilidade de sistemas e servidores
Fique atento e garanta que seu e-commerce conta com as melhores soluções do servidor de provedor de serviços de internet, também conhecidos com ISP. Também preste atenção a todos os sistemas que fazem sua loja funcionar, como sua plataforma ou gateway de pagamentos.
Além disso, se sua loja virtual fizer parte de um sistema all in one, como são muitas soluções Wix e Wordpress, é preciso sempre estar atento aos plug-ins que possibilitam seu funcionamento: se estão atualizados, se possuem atualizações ou outras versões mais seguras. Outro tipo de conector de sistemas são as APIs, que necessitam de um profissional dedicado e sempre atento ao seu funcionamento e atualização.
3) Questões de privacidade
Como está lidando com dados sensíveis dos seus clientes, você precisa ficar atento. Seu site faz a manipulação e o armazenamento de cookies para acelerar a usabilidade e navegação? Você deixa essa questão clara e pede autorização dos seus visitantes para tal?
A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados - está para ser colocada em vigor no Brasil, notícias apontam que provavelmente isso ocorrerá em agosto de 2020. Por isso, é importante estar atento à manipulação de dados como nome, sobrenome, CPF, e-mail, informações bancárias e afins.
4) Disputas
Quando se fala em atendimento ao cliente, é preciso ter atenção redobrada: ele pode ter sua compra faturada duas vezes no cartão de crédito e espera um estorno, pode não ter recebido o produto adquirido ou quem sabe comprou um produto que não se encaixava na descrição. A missão do seu e-commerce é atendê-lo o mais rápido possível a fim de evitar ruídos, prestar um bom atendimento e corrigir erros que sua operação possa ter cometido.
5) Esquema de fraude comuns no e-commerce
As formas de fraudar uma operação financeira no e-commerce são muitas. Por isso, é de extrema importância que seu e-commerce conte com um sistema antifraude que não só identifique as transações fraudulentas que poderão ocorrer, mas que não bloqueie as transações legítimas, tomando cuidado para não impedir as compras de consumidores reais.
6) Propriedade intelectual
Fique atento às imagens, descrições de produtos, vídeos, faixas, músicas e logotipos que você utiliza no seu e-commerce. Quando falar dos produtos que está comercializando, deixe claro que eles estão relacionados à marca que você está vendendo. O grande perigo aqui é seu e-commerce seu acionado judicialmente por violar a propriedade intelectual de outra pessoa ou marca.
7) Prazos de recebimento
Dependendo da solução de pagamentos que você utiliza no seu e-commerce, o prazo de recebimento dos pagamentos pode variar entre 14, 30, ou na compensação de cada parcela, depois da transação. Além de serem recebidos de forma parcelada quando pagos com parcelamentos. Muitas plataformas oferecem a possibilidade de recebimento imediato, então é preciso ficar atento ao que é melhor para a sua loja.
8) Devolução de produtos e garantia
Tenha em mente que, por inúmeros motivos, sempre haverá clientes que irão optar por devolver seus produtos. Isso significa que você terá aumento nos custos da sua cadeia de suprimentos e não poderá revender os produtos abertos pelo preço original. É preciso se planejar para situações como essas.
9) Armazenamento e logística
Por último, mas não menos importante, tenha em mente: “preciso organizar meu estoque”. A má gestão do seu estoque pode impactar totalmente a operação do seu e-commerce em proporções pequenas, que resultam no atraso de alguns pedidos, ou grandes, culminando no completo engessamento das suas operações, levando seu e-commerce à falência.
Gerencie os riscos e invista no seu e-commerce
Vender on-line é uma grande oportunidade e pode trazer muitos benefícios - seja você um empreendedor ou um grande varejista - mas conhecer os riscos e trabalhar para reduzi-los ao mínimo possível pode fazer toda a diferença na hora de vender mais e melhor. Conheça o seu negócio e planeje-se bem!
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