Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como vender com Mercado Pago: tudo que você precisa saber

9 min de leitura Atualizado em 24/01/2024
Vender com Mercado Pago - como vender com mercado pago

Algumas boas práticas simples podem melhorar - e muito! - sua experiência vendendo com Mercado Pago. Saiba mais!

No quarto trimestre de 2020, o Mercado Pago processou mais de 659 milhões de pagamentos em toda a América Latina. Foram US$ 15,9 bilhões no total. Um aumento significativo em comparação ao mesmo período em 2019. Ano após ano, essas taxas continuam a crescer, o que mostra como cada vez mais pessoas têm aproveitado todos os benefícios do mundo digital contando com a nossa plataforma como meio de pagamento.

E isso graças às soluções que, além de aperfeiçoar a experiência de quem compra, oferecem melhores condições e mais segurança também para quem vende.

Afinal, vender on-line vai muito além de simplesmente disponibilizar produtos em um site. Para ter estratégias bem-sucedidas, é preciso contar com ferramentas que impactem as relações comerciais e a gestão do negócio. E isso tudo você encontra no Mercado Pago, com checkouts intuitivos, um antifraude robusto, um painel de controle completo e diversas outras facilidades.

 

O que você precisa saber para vender com Mercado Pago

 

Aproveitar todas essas vantagens é mais simples do que você imagina e pode ser ainda melhor com algumas dicas importantes e boas práticas. Por isso, separamos as melhores informações e tudo que precisa saber para desfrutar do melhor da nossa plataforma para o seu negócio.

Está preparado? Vamos em frente!

 

Como criar uma conta no Mercado Pago

 

Para começar a contar com os benefícios do Mercado Pago e vender mais e melhor, o primeiro passo é criar uma conta. E isso é muito fácil. Basta acessar o nosso site e clicar em "crie a sua conta", se estiver acessando através do desktop, ou "cadastre-se", se estiver usando seu smartphone.

Depois, é preciso escolher com qual perfil deseja abrir a sua conta: pessoa física ou jurídica - no segundo caso, é preciso ter um CNPJ funcional -, e preencher as informações solicitadas. Pronto! Com isso feito, você tem uma conta criada. Agora, é só fazer a integração da sua loja on-line com a plataforma ou criar um link de pagamento.

Se quiser mais informações sobre abertura de contas, temos um conteúdo especial sobre o assunto. É só fazer o download gratuito e certificar-se de que você tenha acesso ao e-mail de cadastro, porque é através dele que a conta será acessada.

 

Boas práticas na hora de preencher suas informações

 

Quando está criando sua conta no Mercado Pago, é muito importante ficar atento ao preenchimento das informações. Quanto mais claro for esse processo, melhor será sua experiência para vender e, consequentemente, a dos seus clientes na hora de comprar.

Por isso, ofereça o maior número possível de dados de identificação, como nome da loja, segmento, e certifique-se de que cada um deles está correto e válido. Isso ajuda a evitar futuras contestações de pagamento, em casos em que o comprador não reconhece o nome da loja na fatura do seu cartão de crédito.

 

Mais conversões

 

Para melhorar a conversão de suas vendas - ou seja, transformar mais vistas em negócios concretizados -, o Mercado Pago disponibiliza o envio de e-mails automáticos para recuperar pagamentos. Funciona assim: caso um cliente comece um processo de compra, mas o abandone por qualquer motivo antes de realizar o pagamento, é enviada uma mensagem por e-mail para motivá-lo a concluir aquela transação.

 

Validação de identidade

 

Em diversos momentos durante o uso da plataforma do Mercado Pago, você terá que validar a sua identidade, como na hora de retirar valores ou transferi-los, por exemplo. Essa é mais uma maneira de proteger a sua conta, evitando a invasão de usuários maliciosos ou, até mesmo, o bloqueio por questões de segurança. Para isso, basta usar as mesmas informações do documento utilizado para criação da conta.

validacao ID

 

Esse processo não tem a ver com fraudes, mas como uma forma de manter todas as informações do seu negócio protegidas, garantindo que só você e quem você deseja tenham acesso a dados sensíveis.

 

Resolução de reclamações

 

Algo extremamente comum no e-commerce são as reclamações de compradores, que podem acontecer por motivos diversos, como insatisfação com o atendimento, a entrega, o produto ou problemas com cobranças e transações. Essa é uma daquelas questões que quem ainda não experimentou vendendo on-line, certamente vai experimentar.

No Mercado Pago, nos preocupamos com quem vende com a nossa plataforma e também com quem compra nessas lojas. Por isso, é muito importante que você sempre verifique se há alguma reclamação com relação ao seu e-commerce. Se tiver, resolva-as o mais rápido possível, sempre oferecendo um bom atendimento ao comprador. Isso evita que sua conta seja bloqueada por excesso de reclamações não resolvidas.

 

Painel Mercado Pago

 

Checar as reclamações e outras informações do seu e-commerce é muito simples com o painel de controle completo do Mercado Pago. Nele, você pode facilitar - e muito - a gestão do seu negócio e ter uma visão muito mais clara da sua situação.

Com nosso dashboard, é possível configurar sua conta, gerar relatórios, consultar vendas, entender as recusas de pagamento, analisar o faturamento da sua loja on-line mensalmente, checar seus rendimentos, avaliar as atividades de vendas em cada canal - website, maquininha, marketplace, etc - e visualizar transações - contestações, pagamentos em análise, valores devolvidos e, é claro, reclamações.

Explorar seu painel de controle te ajuda a descobrir dados importantes sobre o seu negócio, a entender o que está dando certo e o que ainda precisa melhorar e a facilitar ainda mais o uso da plataforma.

 

Política de produtos proibidos

 

Outra maneira de melhorar sua experiência vendendo com Mercado Pago é conhecer nossa política de produtos proibidos. Há alguns produtos que não podem ser comercializados utilizando nossa plataforma como meio de pagamento, como armas de fogo e outros tipos, narcóticos, anabolizantes e esteroides, propriedade roubada, entre outros.

Essas informações estão bem especificadas em nossa política e estar atento a elas é importante para evitar problemas.

 

Tarifas e prazos

 

Você pode ajustar as tarifas e prazos pelos recebimentos do seu e-commerce nas configurações do seu painel de controle. Lá, também é possível optar por oferecer parcelamentos sem acréscimo aos seus clientes - absorvendo os custos.

 

Invasão de conta

 

Por último, também é importante ficar atento ao que fazer caso sua conta seja invadida. Basta, em primeiro lugar, alterar sua senha para evitar acessos de terceiros e entrar em contato com nosso atendimento para fazer o bloqueio preventivo.

Estamos prontos para ajudar a proteger seus dados e as informações do seu negócio. Mas você pode garantir mais proteção com algumas práticas simples: preencha as opções de segurança e recuperação de senhas no seu painel de controle, escolhendo como fortalecer a segurança da sua conta; mantenha a informação sobre seu número de celular sempre atualizada e ativa, pois é através dele que acontece a validação em caso de alteração de e-mail ou invasão; ative a verificação em duas etapas através do Google Authenticator, assim você adiciona mais um nível de segurança ao seu login.

 

Venda mais e melhor com Mercado Pago

 

Ficar atento a cada um desses pontos te ajuda a ter uma experiência muito melhor na hora de vender on-line. Assim, você garante que está aproveitando tudo que o Mercado Pago oferece em sua plataforma e vende mais e melhor.

Quer contar com a melhor experiência do mundo do e-commerce? Venda melhor com Mercado Pago!

Você sabia que o Mercado Pago é o banco digital que tá junto do Mercado Livre? O parceiro ideal para vender mais! Com o Mercado Pago, você pode contar com o apoio necessário para seu negócio.

Precisa de uma conta digital com soluções que favorecem as finanças do seu negócio?


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados