Se você é Microempreendedor Individual (MEI), sabe que o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) deve ser pago todo mês. Esse pagamento garante benefícios previdenciários e evita problemas fiscais que podem prejudicar o funcionamento do seu negócio.
Mas o que acontece quando as parcelas não são pagas no prazo e ficam em atraso? E o mais importante: como regularizar a situação? Continue lendo para entender como resolver, caso essa seja sua situação hoje ou você queira evitar futuras complicações.
Em 2025, o valor do DAS foi reajustado para R$75,90 para o MEI em geral (5% do salário mínimo) e R$182,16 para o MEI caminhoneiro (equivalente a 12% do salário mínimo, podendo haver variação a depender do tipo de carga e local de destino).
Não realizar o pagamento em dia do DAS-MEI pode trazer consequências graves para o seu negócio, desde multas até a exclusão do Simples Nacional. Veja abaixo os principais danos causados pelos atrasos e por que é essencial ficar atento aos prazos:
Tem DAS-MEI em atraso? Calma! É possível resolver. Mesmo com o atraso, você pode eliminar esse problema e evitar maiores complicações. Veja como regularizar sua situação pelo computador ou mesmo pelo celular:
Pagamento do DAS-MEI atrasado pelo computador:
Pagamento do DAS-MEI atrasado pelo celular:
Sim! Se você acumulou muitas parcelas em atraso, pode solicitar o parcelamento MEI para esses débitos. Veja como fazer:
Você também pode efetuar o parcelamento pelo e-CAC, uma plataforma da Receita Federal:
Mais importante do que regularizar a situação do MEI é garantir que novas irregularidades não surjam. Para isso, manter uma boa organização financeira é fundamental para garantir uma boa saúde e uma gestão eficiente das contas do seu negócio. Para isso, atente-se às seguintes dicas:
É interessante checar ocasionalmente o site gov.br para conferir se há pendências vinculadas ao seu CNPJ.
Isso pode ser eficiente não só para o DAS-MEI, como para outras contas do seu negócio.
Reserve o dinheiro do DAS assim que fizer seu planejamento financeiro mensal. Isso evita surpresas de não ter o dinheiro disponível no dia do vencimento.
Esse é o jeito mais prático e eficiente de organizar as contas. Lembra das dicas do parcelamento? Pois é, mesmo com ele em andamento, seu pagamento do DAS deve seguir normalmente, todo dia 20, por isso, é essencial contar com uma ferramenta como a Conta PJ Mercado Pago. Com ela você pode programar pagamentos, criar lembretes e reservas financeiras, entre outras possibilidades. Tudo isso facilita a gestão financeira, permitindo que você concentre-se no desenvolvimento do seu negócio.
Manter o pagamento do DAS-MEI em dia é essencial para garantir os benefícios previdenciários e evitar complicações fiscais. Com uma boa organização financeira e ferramentas adequadas, como a Conta Mercado Pago, você pode manter seu negócio funcionando sem preocupações.
Além de uma poderosa ferramenta para a organização do seu negócio, com um sistema de gestão que permite mais visibilidade das vendas, com a Conta PJ do Mercado Pago você tem ainda mais controle financeiro e facilidade no pagamento do DAS. Abra sua Conta PJ Mercado Pago, garanta um crescimento eficiente e simplifique a gestão do seu negócio!
💡Leia também:
5 dicas práticas para simplificar sua gestão empresarial
Responsabilidade fiscal: como manter seu MEI regular em 2025
Nota fiscal MEI de entrada e de saída: qual a diferença?
Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) para MEI: saiba como atualizar
Inovação: as tecnologias que o Mercado Pago oferece em suas soluções