Os golpes estão cada vez mais difíceis de serem identificados. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre 2022 e 2023, cerca de 7,2 milhões de consumidores foram vítimas de fraudes relacionadas a instituições financeiras, sendo a clonagem de cartão a ocorrência mais comum, representando 6% dos casos.
Mas não são apenas os consumidores que precisam se proteger! Quem empreende também acaba se tornando alvo constante de fraudes bancárias. Um dos golpes mais comuns é o da falsa conta PJ (Pessoa Jurídica), que tem causado prejuízos significativos para muitos negócios e pode trazer grandes problemas para a sua marca.
Entenda como esse golpe funciona, quais são os sinais de alerta e o que fazer para manter sua conta PJ segura.
O golpe da conta PJ acontece quando golpistas se passam por representantes de instituições financeiras para te convencer a abrir uma conta falsa ou compartilhar informações bancárias sigilosas. Isso pode ocorrer de diversas formas, incluindo abordagens por telefone, e-mail ou redes sociais.
Um dos métodos mais comuns é o envio de mensagens fraudulentas que informam sobre supostas vantagens na abertura de uma nova conta digital para o seu negócio. O golpista pode oferecer taxas reduzidas, linhas de crédito fáceis ou outros benefícios atrativos. No entanto, ao fornecer seus dados, você pode acabar perdendo dinheiro ou tendo suas informações utilizadas para outras fraudes - é como se o MEI se tornasse um “laranja”.
O desconhecimento sobre esse tipo de golpe é o principal fator que torna os empreendedores vulneráveis. Muitos não verificam a autenticidade das instituições e, devido à atratividade de ofertas como cartões milagrosos e crédito descomplicado, a proteção financeira é posta em jogo, prejudicando tanto o empreendedor, quanto as pessoas que podem cair no golpe da conta PJ falsificada.
Por mais que os golpes para falsificar as contas bancárias sejam bem mascarados, eles deixam sinais - e você deve se atentar para cada um deles! Como bom empreendedor, desconfiar e buscar a verdade é fundamental para se proteger.
Para te ajudar, separamos os principais indicativos da fraude da conta PJ:
O primeiro passo para se proteger é conhecer a possibilidade da fraude. Mas só isso não basta! Existem medidas que podem barrar os golpes e manter a integridade da sua conta PJ.
Veja só:
Antes de abrir uma conta digital PJ, pesquise sobre a instituição. Verifique se ela é reconhecida pelo Banco Central, busque opiniões de outros empreendedores e confira se o app e/ou URL são oficiais.
Senhas, tokens e códigos de segurança são pessoais e não devem ser compartilhados com terceiros - nem mesmo com supostos gerentes de banco. Se alguém pedir esses dados, recuse imediatamente.
Dê preferência para instituições financeiras que possuam histórico sólido e sejam amplamente utilizadas por outros empreendedores, principalmente quando o assunto é conta digital.
Se você receber um boleto ou um pedido de transferência, confira se o nome do destinatário está exatamente da forma como ele está registrado. Pequenas diferenças, como caracteres estranhos ou um termo adicional, podem indicar fraude.
Se sua conta apresentar problemas incomuns, como bloqueios inesperados ou transações desconhecidas, entre em contato com o banco imediatamente para evitar prejuízos.
Manter a segurança financeira do seu negócio deve ser uma prioridade. Os golpes evoluem constantemente, e estar bem informado é essencial para garantir sua tranquilidade.
Adote boas práticas de segurança, escolha bancos confiáveis e, sempre que tiver dúvidas, pesquise antes de tomar qualquer decisão financeira. Seu negócio precisa estar protegido!
💡Leia também:
Controle financeiro: organize sua conta PJ e evite prejuízos
Emissão de notas fiscais: 5 erros comuns e como evitá-los
Modelos de negócios: como escolher o ideal para empreender?
Fidelização de clientes: transforme a troca de produto em oportunidade
5 formas de usar a pesquisa de mercado em seu negócio para crescer