Ao longo do tempo, tem sido possível perceber uma verdadeira revolução na forma como as pessoas interagem com as marcas e consomem produtos. Essas mudanças são como correntes que moldam o cenário comercial, forçando os empreendedores a não apenas se adaptarem, mas também a anteciparem as expectativas dos consumidores para se destacarem em um mar de concorrência.
Uma das mudanças mais significativas está na maneira como os produtos são vendidos. Os consumidores modernos estão em busca de uma experiência de compra que vá além do simples ato de comprar. Eles buscam conexões emocionais, narrativas cativantes e experiências que os encantem a ponto de retornarem à mesma marca para novas interações, como no caso do cross selling.
Vender produtos em uma loja é um processo que vai além de simples transações comerciais. É um exercício de estratégia e compreensão das expectativas dos clientes. Muitas vezes, a atratividade de preços mais baixos ou aplicação de uma oferta relâmpago pode ser tentadora, porém, é necessário considerar que essas medidas nem sempre são sustentáveis a longo prazo.
Um exemplo notável disso é a experiência compartilhada por Bruno Brito, CO-Fundador da Empreender, em sua palestra durante o Drop Expert, evento focado em estratégias para Dropshipping, realizado pelo Mercado Pago, em parceria com outras 10 grandes empresas do segmento. Ao se deparar com a realidade de oferecer apenas itens de baixo valor aos clientes em uma loja física, ele percebeu que, embora fosse atrativo no curto prazo, as baixas margens de lucro não mantinham o negócio viável por muito tempo. Isso ressalta a importância de uma estratégia mais robusta, que vá além do simples apelo de preços reduzidos.
É possível oferecer não apenas um produto, mas uma experiência que engloba valor agregado, narrativa convincente e conexão emocional. Enquanto preços baixos podem chamar a atenção inicialmente, é a construção de uma estratégia de valor que mantém os clientes envolvidos e retornando à sua loja. Mas como explorar estratégias que contemplem essa ideia?
Virar a chave do seu negócio de Dropshipping por meio de estratégias de venda como cross selling e up selling é mais do que simplesmente vender mais produtos, trata-se de compreender profundamente a jornada do cliente e construir uma narrativa envolvente entre a marca e os compradores.
Para entender como essas estratégias podem ajudar, vamos começar por seus conceitos básicos:
Um estudo realizado pela Harvard Business Review, analisando empresas nos Estados Unidos e Europa, comprovou o poder das estratégias de cross selling. Empresas que implementaram essa abordagem conseguiram um notável aumento no retorno sobre investimento. Isso destaca a eficácia dessas estratégias na ampliação da lucratividade e na satisfação do cliente.
Vale lembrar que tanto o cross selling como o up selling devem ser estratégias genuínas e agregar valor à experiência do cliente, e não serem aplicadas apenas visando aumentar vendas. Quando bem executadas, elas fortalecem a relação cliente-marca, geram satisfação e fidelidade, além de impulsionar os resultados financeiros do negócio.
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Quando bem exploradas e aplicadas seguindo resultados de relatórios de comportamento de clientes, as estratégias de cross selling e up selling são muito importantes pois podem ajudar a aumentar o ticket médio de vendas e potencializam a fidelização.
Veja como explorar essas estratégias em sua loja dropshipping:
Uma das técnicas mais simples e eficazes de cross selling é oferecer produtos complementares aos que o cliente já está comprando.
Recomendações personalizadas são uma ótima forma de oferecer produtos complementares que realmente sejam do interesse do cliente. Você pode usar dados como histórico de compras, pesquisas e navegação para fazer essas recomendações.
Usar a tática de "clientes que viram isso, também gostaram disso", exibindo produtos frequentemente comprados em conjunto, é ideal para a página de checkout.
Descontos e promoções são uma ótima forma de incentivar o cliente a comprar produtos complementares. Por exemplo, você pode oferecer um desconto de 10% na compra de um produto complementar ou um brinde.
Oferecer frete grátis para produtos complementares é uma forma de aumentar a atratividade da oferta. Isso porque o cliente não terá que pagar nada a mais para receber o produto.
Apresentar versões premium ou atualizadas do produto original é uma ótima forma de incentivar o cliente a adquirir um produto mais atualizado e, consequentemente, investir um pouco mais na compra.
Encantar os clientes em uma loja de Dropshipping, no entanto, vai além das estratégias de cross selling e up selling. É preciso pensar nessa aplicação alinhada a técnicas de envolvimento e estímulos de interação, para fazer com que o cliente crie um vínculo com a sua marca e a sua loja.
Há um universo pouco explorado por dropshippers e citado por Bruno em sua palestra: a oferta de cursos relacionados aos produtos de uma loja.
Esses cursos não apenas educam os clientes sobre os produtos, mas também os capacitam a conhecer mais profundamente as mercadorias, gerando confiança e motivação para consumir produtos correlacionados. A venda desses cursos não só impacta positivamente a compreensão dos clientes sobre os produtos, mas também eleva a credibilidade da loja, tornando-a uma referência confiável para compras completas.
Ao fornecer esse tipo de conteúdo educacional, a loja não apenas vende produtos, mas também compartilha conhecimento valioso, criando um relacionamento mais sólido com os consumidores. Isso pode ser um diferencial significativo em um mercado competitivo, onde a confiança e o entendimento do cliente sobre os produtos são essenciais.
Se você quer entender um pouco mais sobre como a oferta desses conteúdos interagindo com a venda de produtos em cross selling pode impactar positivamente nas vendas da sua loja, confira o conteúdo completo de Bruno Brito no Drop Expert 2023.
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