Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

9 dicas de como começar um dropshipping de sucesso

Veja dicas essenciais para começar a vender online através de um dropshipping.
Ilustração de uma mulher mexendo em um notebook com balões atrás

Há grandes expectativas com relação à venda de produtos internacionais em 2022. Isso porque, apesar de essa prática já ser uma realidade há algum tempo, comprar de outros países parecia algo arriscado e caro, principalmente por conta das taxas que poderia envolver.

No entanto, com cada vez mais lojas investindo em fazer esse trâmite para o consumidor e oferecer produtos vindos do exterior de maneira mais simples e acessível, o acesso e o interesse por eles só aumenta.

Prova disso é o crescimento dos e-commerces de dropshipping. Eles são conhecidos por comercializarem produtos fornecidos por outros fabricantes e distribuidores, que não a própria loja. E, normalmente, esses parceiros se encontram em outros países, possibilitando o acesso a itens diferentes e que não são facilmente encontrados aqui no Brasil.

Bom para os consumidores, o dropshipping também é bom para quem decide investir nele, já que não exige altos investimentos para começar.

 

Como começar um dropshipping?

 

Investir em um e-commerce de dropshipping é simples, mas precisa de planejamento. Por isso, destacamos alguns dos passos mais importantes para quem quer começar:


1. Escolha um nicho

 

Em primeiro lugar, se você está pensando em começar um dropshipping  - ou um e-commerce de qualquer outra modalidade - é muito importante selecionar um nicho ou um segmento de atuação. Isso quer dizer pensar em um tipo de produto, uma mesma linha.

Ou, até mesmo, decidir se você prefere oferecer uma variedade maior de opções. Definir isso te ajuda a entender melhor o seu mercado e a se planejar com as estratégias certas.


2. Selecione bons fornecedores

 

O dropshipping é um modelo de negócio em que a loja faz a parte de vendas, marketing e relacionamento com o consumidor, e um parceiro fornece os produtos e os entrega. Por isso, a escolha de fornecedores é essencial para garantir o sucesso.

Pesquise quais as empresas disponíveis para essa modalidade e procure pela experiência de quem já investe nela. Entenda como funciona a entrega, qual a qualidade dos itens, se há código de rastreio disponível.


3. Teste os produtos

 

Com o fornecedor definido, é muito importante conhecer de perto os produtos. Adquira algumas unidades para que você possa saber exatamente o que está vendendo e validar a oferta e o público. Afinal, será que esse item é realmente o que o tipo de público que você quer alcançar está procurando?

Esse processo também é muito importante para que você possa criar boas descrições de produtos no seu site e evitar reclamações e pedidos de reembolso. Nas descrições, é muito importante oferecer informações como dimensões, fotos, detalhes de uso, vídeos, avaliações de outros compradores, entre outras.


4. Pesquise a concorrência

 

Um produto internacional acaba chamando a atenção por não ser encontrado tão facilmente em outras lojas, mesmo on-line. Por isso, outro passo importante para quem quer começar um dropshipping é a pesquisa de concorrência.

Será que outros e-commerces já oferecem os itens que você está pensando em comercializar? Como eles fazem isso? Com essas informações, fica mais fácil fazer as escolhas certas e garantir diferenciais importantes para o seu negócio.


5. Crie um site

 

Definiu seu segmento? Encontrou um bom fornecedor? Conheceu os produtos e a concorrência? É hora de criar o seu site. E neste passo é preciso encontrar plataformas de e-commerce apropriadas, que tenham as funcionalidades certas para dropshipping.

Algumas delas são Shopify, WooCommerce e Nuvemshop (ideal para quem quer investir em dropshipping internacional). Também é possível contar com a Oberlo e o Único Drop, plugins e aplicativos que ajudam na gestão da sua operação.

         
          Leia também: Entenda como funciona o Dropshipping nacional

 

 

6. Escolha um bom meio de pagamento

 

Além de uma plataforma de e-commerce, também é preciso selecionar um bom meio de pagamento, que aceite operar com a modalidade de dropshipping, uma vez que não existem tantas opções seguras no mercado para esse tipo de e-commerce.

Na hora de escolher um parceiro de pagamentos, vale priorizar um prazo rápido de liberação do dinheiro das vendas, assim fica mais fácil ter um bom fluxo de caixa para investir o faturamento em anúncios para continuar tracionando a loja.


7. Crie estratégias de marketing e publicidade

 

Outra parte importante do e-commerce de dropshipping é a gestão de investimento em mídia e suporte ao pós-venda. Isso tudo tem a ver com como sua loja se relaciona com o consumidor, seja antes, durante ou depois de uma compra.

Por isso, é muito importante criar essas estratégias e separar uma parte do seu faturamento para investir em publicidade, se aprofundando em conceitos como gestão de tráfego, custo de anúncios por clique, conversão de anúncios. Tudo isso engloba o mundo das vendas on-line. Algumas plataformas, como Google Marketing Platform, Google Ads, Facebook Ads e Native Ads (Taboola e Outbrain) são ótimas aliadas nesse esforço.


8. Crie uma política de cancelamento clara

 

Conhecer bem o público é essencial em qualquer tipo de negócio, mas se torna ainda mais importante no dropshipping, principalmente porque os compradores veem produtos inovadores e acabam comprando por impulso, se desmotivando pelos longos prazos de entrega.

Por isso, é muito importante ter uma política de cancelamentos clara, com todas as informações que o consumidor precisa ter caso desista da compra, e também contar com um bom atendimento, oferecendo dados como status logístico do pedido e suporte até a entrega.


9. Analise e otimize

 

Com todos esses passos feitos, há uma etapa que deve ser realizada continuamente no seu e-commerce de dropshipping: análise e otimização. Fique constantemente atento à sua operação e aos resultados que ela tem gerado, e esteja pronto para fazer qualquer mudança ou otimização necessária. Assim, seu negócio sempre oferecerá o melhor aos clientes.

Cada um desses fatores é importante para que você possa começar um novo negócio com a garantia de que está fazendo todo o possível para ter bons resultados. Apesar de o dropshipping não exigir grandes esforços financeiros a princípio, não quer dizer que ele não precise de atenção e cuidados especiais.

 

Comece agora no dropshipping e aproveite todos os benefícios dessa modalidade

 

Se você está pensando em investir em um e-commerce de dropshipping, garanta o cuidado com cada um desses passos. Assim, você vende melhor e ainda conquista mais clientes.

 

venda com dropshipping - dropshipping com mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados