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Desistência de compra: como evitá-la na sua loja online?

5 min de leitura Atualizado em 15/08/2025
Mercado Pago: pessoa vista de cima com notebook no colo, programando uma loja de roupas online de forma estratégica para evitar a desistência de compra.
Desistência de compra: como evitá-la na sua loja online?
6:32

A desistência de compra em um e-commerce pode assombrar os lojistas. Segundo dados do E-commerce Radar, mais de 80% das compras iniciadas nas plataformas online não são finalizadas.

Mas o que causa esse mal? Bom, existem vários fatores que fazem com que uma compra seja abandonada e para evitar danos ao seu negócio, é preciso entender o causador desse fato e, a partir disso, descobrir o que pode ser feito para evitar a desistência de compra. 

 

O impacto da desistência de compra no e-commerce

De acordo com a Baymard Institute, 48% dos consumidores desistem da compra ao se depararem com valores acima do esperado. Ou seja, quando o valor no carrinho aparece maior do que na página de vendas. Já segundo a Yampi, 36% dos consumidores abandonam o carrinho porque não possuem previsibilidade nos prazos de entrega.

Em outro fato relevante é que 79% dos brasileiros optam por parcelar compras, segundo o SPC Brasil, e a ausência de opções flexíveis de pagamento acaba barrando quem tem essa preferência. 

No fim, a união de todos esses fatores podem resultar na desistência de compra online. E o problema não para na falta de faturamento. Se o cliente desistir da compra, há chances de que ele compartilhe uma experiência negativa na página de vendas, trazendo uma reputação nada agradável para o negócio. E você provavelmente não deseja isso, não é mesmo?!

 

Os principais motivos que levam à desistência de compra online

É fundamental dar atenção aos motivos da desistência para evitar que eles aconteçam. Assim, sua loja online se prepara para oferecer uma experiência do usuário agradável.

Pensando nisso, separamos os principais fatores que resultam em abandono de carrinho São eles:

  • Custos de frete inesperados: nada tira mais o cliente da compra do que se deparar com um valor extra de frete no último momento. Isso gera surpresa e até desconfiança, afastando o consumidor. Transparência aqui é a chave para evitar esse erro.

  • Tempo de entrega longo: No ritmo acelerado do mundo digital, ninguém quer esperar semanas ansiosamente para receber o seu pedido. Oferecer opções rápidas de entrega é um diferencial competitivo que seu cliente vai valorizar e muito!

  • Dificuldade no pagamento: imagine entrar em uma loja online, gostar de um produto e, na hora do checkout, descobrir que a forma de pagamento que deseja pagar não é aceita. Ou se deparar com longos formulários e páginas que não transparecem segurança. Não há quem feche negócio assim, não é mesmo?!
  • Preocupações com segurança: um site com layout esquisito, com carregamento demorado, informações soltas e até erros de digitação passam a impressão do site é falso (mesmo que não seja). Cuidado para não perder a autoridade e, consequentemente, as vendas. 

 

Como evitar a desistência de compra no seu e-commerce?

Evitar que o cliente desista no meio do caminho é fundamental para o sucesso do seu negócio online. O segredo está em criar uma jornada do cliente fluida, agradável e sem obstáculos, que mantenha o consumidor engajado até o momento do pagamento. E para isso, é essencial apostar em estratégias inteligentes que facilitem cada etapa do processo, transmitam confiança e mostrem que sua loja está pronta para atender às necessidades dele.

Algumas soluções eficazes para reduzir a desistência de compra incluem:

1. Otimize o processo de checkout

Um checkout longo e confuso pode desestimular o cliente, principalmente por ter que preencher muitas informações antes mesmo de ver as condições de pagamento. O ideal é reduzir etapas, permitir a compra sem cadastro e utilizar uma solução que ofereça preenchimento automático.

2. Ofereça diversas opções de pagamento

Ao fazer isso, sua loja aumenta o leque de clientes atendidos. Para ajudar o fluxo de caixa também é interessante buscar um parceiro que ofereça diversas condições de pagamento, facilidade de integração, a possibilidade de recebimento na hora e um sistema de controle de vendas eficaz.
 

3. Mantenha clareza sobre o frete

Se o valor é fixo, deixe-o visível desde a página de boas-vindas. Caso o valor seja variável, insira simuladores práticos para o cliente ter noção do quanto vai pagar para receber o produto — e claro, ofereça diferentes opções para que ele escolha a que mais se encaixa a sua realidade.

4. Use provas sociais

As provas sociais fazem com que o cliente ouça, veja e entenda através de outros consumidores sobre o produto que está querendo comprar. Para incentivar, é possível oferecer benefícios para clientes que dão feedback de compras, como descontos, cupons, cashback, entre outros.

5. Personalize a experiência de compra

Vender pela internet exige personalização. Implemente sistemas de coleta de dados para entender as preferências dos consumidores e crie campanhas segmentadas para cada perfil de comprador do seu site. Assim, você torna a experiência única e faz o cliente se sentir “bem-vindo”.

 

O Checkout Mercado Pago e a experiência do cliente

Se o que você quer oferecer uma experiência de compra simples, rápida e segura, o Checkout Mercado Pago é o parceiro ideal para o seu e-commerce. Com ele, os seus clientes encontram diversas formas de pagamento, incluindo o cartão, boleto, Pix, entre outras, tudo em um só lugar, sem complicação e com muita segurança.

E além da flexibilidade para quem compra, você ainda ganha agilidade na finalização do pedido, informações claras em tempo real e segurança reforçada para proteger cada transação. Isso não só aumenta a satisfação do cliente como também reduz as desistências na hora do pagamento, impulsionando suas vendas.

 

Priorize eficiência técnica e de atendimento no seu e-commerce!

Chegou a hora de colocar em prática todas as estratégias apresentadas. Com as ferramentas certas e soluções otimizadas, como o Checkout Mercado Pago, é possível aumentar a experiência do seu cliente e espantar o fantasma da desistência de compras. 

Saiba mais sobre a possibilidade de elevar a experiência do usuário e acabar com o abandono do carrinho aí no seu negócio. Assim, é possível melhorar a imagem da sua loja, ter um fluxo de caixa em dia, maior fidelização de clientes e muitos outros benefícios. Vamos nessa?!

 


💡Leia também: 

Abandono de carrinho no e-commerce: por que 82% desistem da compra 

O que é chargeback e como proteger seu negócio? 

Venda cruzada: como aumentar o ticket médio sem ser invasivo 

Sistema de pagamento seguro: proteja seu e-commerce 

Gateway de pagamento: o que é e como ele afeta o checkout da sua loja

 

Potencilize as vendas do seu e-commerce com soluções personalizadas de checkout de pagamento


Escrito por:

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