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Quer se diferenciar no mercado de revenda? Saiba como criar uma marca

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jul 12, 2023 12:00:00 PM

Ter um negócio de sucesso no mercado de revenda começa muito antes do processo de venda dos produtos, mais precisamente na formatação ou criação da sua marca. Mas a pergunta que fica é: como criar uma marca que facilite no crescimento e sucesso do seu negócio? 

Esse processo começa principalmente pela junção de uma proposta de valor clara e autêntica com a oferta de produtos que a representam. Ou seja, seu comportamento como marca e os produtos que comercializa precisam estar relacionados — como se fossem uma extensão.

Por exemplo, vamos supor que você revenda produtos esportivos. Neste caso, faz sentido ter uma marca com aparência desleixada e que não se importa com a saúde? Claro que não. Tudo precisa estar conectado, comunicando exatamente o que seu negócio tem a oferecer. 

 

Como criar uma marca: por que é importante?

Se coloque por um instante no papel de consumidor. Agora imagine que você tem o desejo de comprar um tênis e entre as opções você tem uma marca reconhecida no mercado por unir conforto, performance e beleza em um par de tênis, enquanto outra marca oferece apenas beleza e um preço mais em conta. Qual delas você escolheria?

De acordo com dados divulgados pela Zebra Technologies, 59% dos consumidores escolheriam justamente o tênis da marca mais popular no mercado devido todo o valor que a marca adquiriu ao longo dos anos, tornando-se referência no mercado que atua. 

Ou seja, o consumo nem sempre é estimulado pela opção mais bonita e barata do mercado, e sim pelo valor que a marca conquistou ao priorizar as necessidades do seu cliente, permitindo que ele viva uma experiência gratificante no momento da sua compra. 

E como isso pode ser alcançado? Tem uma percepção clara de quem é seu público, alinhando suas necessidades aos seus objetivos de negócio. Assim, o processo de criação de uma marca se torna orgânico, podendo focar na excelência do atendimento, na constância das suas ações e na oferta de produtos adequados ao que seus consumidores procuram e desejam. 

 

As principais etapas da construção de uma marca

Construir uma marca forte e impactante é um processo essencial para qualquer empreendedor que deseja se destacar no mercado de revenda e conquistar a preferência dos clientes. 

No entanto, esse processo vai além de apenas criar um logotipo chamativo ou um slogan memorável. É preciso seguir etapas fundamentais para definir como a marca será apresentada aos clientes e quais pontos devem ser levados em consideração nessa jornada de criação.

Confira abaixo alguns pontos-chave a serem considerados nesse processo:

 

  • Atente-se ao visual: a identidade visual é crucial para transmitir a essência da marca. Invista em um logotipo e design que sejam visualmente atraentes e representem adequadamente sua proposta.

  • Invista em um bom relacionamento com o cliente: construa uma relação de confiança e fidelidade com seu público-alvo. Ofereça um atendimento personalizado e acolhedor, além de estar sempre disposto para tirar dúvidas e ouvir feedbacks.

  • Defina sua proposta de valor: identifique os benefícios únicos que sua marca oferece e comunique isso de forma clara e convincente. É importante descrever de forma assertiva o valor que ela pode agregar à vida das pessoas.

  • Fique por dentro das novidades e tendências do mercado: mantenha-se atualizado com as mudanças e inovações em seu setor. Adapte-se às novas demandas dos clientes e esteja à frente da concorrência.

  • Invista em conteúdo rico: crie conteúdo relevante que agregue valor aos clientes, aproximando-se cada vez mais da sua marca. Compartilhe informações úteis, dicas, histórias inspiradoras, entre outros. 

  • A divulgação é a chave: use a frase "quem não é visto, não é lembrado" como inspiração na hora de desenvolver estratégias de marketing e publicidade. Foque em ações que ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar seu público-alvo.

  • Use a potência das redes sociais: aproveite o poder das redes sociais para promover sua marca, interagir com os clientes e construir uma comunidade engajada. Esteja presente nas plataformas relevantes para seu público e produza conteúdo adaptado a cada canal. 

 

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6 estratégias para ter uma marca de sucesso

Além das etapas mencionadas anteriormente, saber se diferenciar no mercado é o fator principal que você deve considerar para obter melhores oportunidades de vendas, conquistar mais clientes e alcançar um crescimento significativo no curto e longo prazo. 

E para isso existem diferentes estratégias a serem aplicados no dia a dia do seu negócio:

 

1. Saiba o que seus concorrentes estão fazendo

É fundamental conhecer e acompanhar de perto as ações dos seus concorrentes. Analise suas estratégias de marketing, como funciona o processo de precificação, a oferta de produtos e serviços. Isso permitirá identificar oportunidades de inovação e se destacar no mercado.

 

2. Defina seu nicho

Concentrar-se em um nicho específico é uma estratégia eficaz para se diferenciar. Ao entender as necessidades e preferências desse público-alvo específico, você poderá adaptar seus produtos, serviços e mensagens de marketing, criando uma proposta única e atraente.

 

3. Defina seu público-alvo

Ter um conhecimento profundo sobre quem são seus clientes ideais é essencial. Identifique as características demográficas, comportamentais e psicográficas do seu público-alvo. Isso permitirá direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais precisa, garantindo que sua mensagem ressoe com o público certo.

 

4. Esteja presente em todos os lugares

Para se diferenciar, é importante estar presente de forma abrangente. Isso significa ter uma presença física marcante, seja por meio de uma loja física ou participando de eventos relevantes. Além disso, é essencial estar presente online, com um website atraente e funcional, além de aproveitar as oportunidades das redes sociais para se conectar com seu público-alvo.

 

5. Invista na sua credibilidade

Construir uma reputação sólida e confiável é essencial para se diferenciar no mercado. Busque obter avaliações positivas dos clientes, ofereça garantias de qualidade e forneça um excelente atendimento ao cliente. Quanto mais confiável sua marca for, maior será a probabilidade de atrair e reter clientes.

 

6. Seja autêntico

Mostre a personalidade e os valores únicos da sua marca. A autenticidade é um fator importante para conquistar a confiança dos clientes. Mostre quem você é como marca, compartilhe sua história e destaque os aspectos que fazem seu negócio ser especial.

 

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Construa uma marca de sucesso para sua revenda

O sucesso de uma marca vai além dos produtos que ela comercializa, especialmente no mercado de revenda. Por isso, é essencial que você invista em estratégias que fortaleçam seu relacionamento com o cliente, oferecendo não apenas produtos de qualidade, mas uma experiência de compra diferenciada, pautada em um atendimento personalizado e atencioso.

Lembre-se que o sucesso da sua marca está relacionada com sua proposta de valor combinada a oferta assertiva de produtos de qualidade e que atendem as necessidades do seu cliente.