Você já pensou em uma maneira mais fácil e vantajosa para atrair mais clientes para seu negócio? Um programa de fidelidade pode te ajudar nisso.
Antes de tudo, é necessário entender como desenvolver um programa que seja ideal para seu cliente e seu tipo de negócio. Com iniciativas simples, é possível oferecer diversos benefícios exclusivos aos seus clientes que fazem compras recorrentes com você.
Descontos, brindes e produtos ou serviços extras podem garantir mais atração e maior lucratividade para seu negócio.
Um programa de fidelidade cria diversos estímulos e benefícios àqueles clientes que realizam compras constantemente em seu negócio, como recompensas. Isso cria uma relação mais próxima com seu consumidor, fazendo com que seja fiel e compre sempre seu produto, além de estimular mais clientes.
É importante você ter em mente que clientes que compram regularmente seus produtos são os que mais auxiliam na expansão constante do seu empreendimento. Isso porque sendo uma receita constante, o fluxo de caixa fica abastecido e permite que o empreendedor organize melhor seu negócio.
De acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), de 152 milhões de brasileiros que possuem acesso à internet, 68 milhões participam de algum programa de fidelidade. Além disso, o cashback (na tradução literal, dinheiro de volta) é uma das recompensas mais valorizadas, representando uma estatística de 39%.
Confira algumas ideias para adotar em um programa de fidelidade:
Um dos mais vistos em negócios, o programa de pontos poderá recompensar o cliente conforme ele vai comprando e ganhando pontos. Um banho e tosa, por exemplo, pode oferecer um cartão fidelidade ao seu cliente e a cada 10 banhos em seu pet, o 11º será grátis.
Dependendo do cliente que você deseja atrair, você pode oferecer descontos específicos para determinados grupos e faixa etária, como isenção de frete e estacionamento grátis.
Além de aumentar sua rede de contatos profissionais, você também atrai mais clientes. É um trabalho em conjunto, seu negócio e outro estabelecimento. Se você possui uma clínica de estética, por exemplo, pode fornecer descontos em produtos de uma loja de cosméticos e vice-versa.
Neste caso, você pode oferecer brindes especiais aos seus clientes conforme eles vão comprando mais em seu negócio. Por exemplo, um salão de beleza pode oferecer um pacote de serviços mensais (corte, pintura, escova) aos seus clientes e recompensá-los com uma massagem ou manicure grátis.
Sendo uma das recompensas mais resgatadas em programas de fidelidades, o cashback permite que o cliente receba de volta uma porcentagem do valor da sua compra para usar como preferir, de acordo com as regras de cada programa.
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Os programas de fidelidade trazem diversos benefícios ao empreendedor que implementa em seu negócio. Mas, é importante deixar as regras do programa bem claras e objetivas, sem burocracias e formulários cansativos para seus clientes preencherem. Além disso, o regulamento precisa estar disponível para todos e com data de validade.
Confira algumas vantagens de oferecer um programa de fidelidade:
Para divulgar melhor seu programa de fidelidade e atrair mais clientes, é ideal contar com postagens em redes sociais, no próprio site do e-commerce, em grupos de transmissão no WhatsApp ou em um banner ou folheto.
Quanto mais pessoas souberem sobre sua campanha, maior será seu engajamento, influenciando de forma positiva sua taxa de conversão.