Conexão Mercado Pago

O que é programa de fidelidade e como adotá-lo no seu negócio

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 25, 2022 1:09:35 PM

Você já pensou em uma maneira mais fácil e vantajosa para atrair mais clientes para seu negócio? Um programa de fidelidade pode te ajudar nisso. 

Antes de tudo, é necessário entender como desenvolver um programa que seja ideal para seu cliente e seu tipo de negócio. Com iniciativas simples, é possível oferecer diversos benefícios exclusivos aos seus clientes que fazem compras recorrentes com você.

Descontos, brindes e produtos ou serviços extras podem garantir mais atração e maior lucratividade para seu negócio.
 

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade cria diversos estímulos e benefícios àqueles clientes que realizam compras constantemente em seu negócio, como recompensas. Isso cria uma relação mais próxima com seu consumidor, fazendo com que seja fiel e compre sempre seu produto, além de estimular mais clientes.

É importante você ter em mente que clientes que compram regularmente seus produtos são os que mais auxiliam na expansão constante do seu empreendimento. Isso porque sendo uma receita constante, o fluxo de caixa fica abastecido e permite que o empreendedor organize melhor seu negócio. 

Que tipo de programa de fidelidade adotar? 

De acordo com um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), de 152 milhões de brasileiros que possuem acesso à internet, 68 milhões participam de algum programa de fidelidade. Além disso, o cashback (na tradução literal, dinheiro de volta) é uma das recompensas mais valorizadas, representando uma estatística de 39%. 

Confira algumas ideias para adotar em um programa de fidelidade:   

  • Programa de pontos simples 

Um dos mais vistos em negócios, o programa de pontos poderá recompensar o cliente conforme ele vai comprando e ganhando pontos. Um banho e tosa, por exemplo, pode oferecer um cartão fidelidade ao seu cliente e a cada 10 banhos em seu pet, o 11º será grátis. 

Dependendo do cliente que você deseja atrair, você pode oferecer descontos específicos para determinados grupos e faixa etária, como isenção de frete e estacionamento grátis.  

  • Parceria com outras empresas 

Além de aumentar sua rede de contatos profissionais, você também atrai mais clientes. É um trabalho em conjunto, seu negócio e outro estabelecimento. Se você possui uma clínica de estética, por exemplo, pode fornecer descontos em produtos de uma loja de cosméticos e vice-versa. 

  • Brindes e presentes especiais 

Neste caso, você pode oferecer brindes especiais aos seus clientes conforme eles vão comprando mais em seu negócio. Por exemplo, um salão de beleza pode oferecer um pacote de serviços mensais (corte, pintura, escova) aos seus clientes e recompensá-los com uma massagem ou manicure grátis.  

  • Cashback (“dinheiro de volta”) 

Sendo uma das recompensas mais resgatadas em programas de fidelidades, o cashback permite que o cliente receba de volta uma porcentagem do valor da sua compra para usar como preferir, de acordo com as regras de cada programa. 

👉 Confira ferramentas para vender mais em seu negócio

4 vantagens de implementar um programa de fidelidade 

Os programas de fidelidade trazem diversos benefícios ao empreendedor que implementa em seu negócio. Mas, é importante deixar as regras do programa bem claras e objetivas, sem burocracias e formulários cansativos para seus clientes preencherem. Além disso, o regulamento precisa estar disponível para todos e com data de validade. 

Confira algumas vantagens de oferecer um programa de fidelidade: 

1. As compras são mais regulares

Os clientes se sentem motivados a comprar quando se deparam com um programa de fidelidade e ainda espalham a notícia para seu círculo mais próximo, aumentando a taxa de compra de seu negócio.

2. Auxilia em um melhor relacionamento com seus clientes

O programa de fidelidade permite que se construa uma relação melhor com seus clientes, conhecendo-o melhor e oferecendo uma experiência de compra mais dinâmica. 

3. Colabora com aumento das vendas

Com mais clientes fidelizados e novos clientes dispostos a aproveitar mais benefícios com o programa de fidelidade, você poderá observar o aumento das vendas do seu negócio. Para garantir este aumento, também é interessante investir em ações de marketing bem pensadas, divulgando seu empreendimento e programa. 

4. Seja destaque entre os concorrentes

Seu negócio se destaca entre os concorrentes com um programa de fidelidade que oferece diversos benefícios aos seus clientes, fidelizando-os a comprar sempre com você. 


Invista na divulgação e abuse da criatividade! 

Para divulgar melhor seu programa de fidelidade e atrair mais clientes, é ideal contar com postagens em redes sociais, no próprio site do e-commerce, em grupos de transmissão no WhatsApp ou em um banner ou folheto. 

Quanto mais pessoas souberem sobre sua campanha, maior será seu engajamento, influenciando de forma positiva sua taxa de conversão.