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11 dicas de como montar um salão de beleza de sucesso

Mulher no salão de beleza arrumando o cabelo com uma cabeleireira

Abrir um salão de beleza pode ser uma ótima opção para quem faz já parte do ramo ou pretende começar a empreender. Aliás, as oportunidades do segmento de beleza e estética estão entre os modelos de negócio mais procurados e indicados para investimentos nos últimos anos.  

Descubra, abaixo, como está esse mercado no país e como começar a investir com segurança. 

 

Mercado de salões de beleza no Brasil


O povo brasileiro é um dos mais vaidosos do mundo e a prova disso é a quantidade de salões de beleza distribuídos pelo país. Atualmente, existem cerca de 500 mil salões de beleza formais no Brasil, sendo que 83% desses estabelecimentos são focados no público feminino

Na última década, o setor cresceu em média 8,2% ao ano, movimentando em torno de R$ 100 bilhões por ano e ainda existem nichos em ascensão, como o mercado de beleza para homens, totalizando quase 600 mil negócios em todo o país

Já em relação a faturamento, os produtos de beleza masculinos atingiram a marca de US$ 6,2 bilhões, representando 13% das vendas mundiais, tendo a perspectiva de alcançar 20% até 2022

 

Vantagens de abrir um salão de beleza


Existem diversos motivos para abrir um salão de beleza. Confira algumas dos principais: 

  • É um setor em expansão no país;
  • Oferece a possibilidade de atuar com serviços e produtos;
  • Tem diferentes opções de segmentos;
  • Possui alta demanda e público variado;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Flexibilidade dos modelos de negócio; 

 

Dicas de como montar um salão de beleza de sucesso


Agora que você já conhece um pouco mais sobre o setor, chegou a hora de saber como é possível montar um salão de beleza de sucesso de forma prática e eficiente. Confira as dicas a seguir: 

 

  1. Adquirir conhecimento na área da beleza

Estudar o setor de beleza é o primeiro passo para entender mais sobre o investimento, além de adquirir habilidades para oferecer ao seu cliente o que ele procura, o que garante mais experiência, facilitando a atração de novos clientes e a fidelização dos antigos. 

 

  1. Conhecer bem o mercado

Outro fator essencial é compreender como funciona o segmento, quais são os melhores fornecedores, quem são os concorrentes diretos e indiretos e quais são seus pontos fortes. Fique atento a esses detalhes e descubra como se destacar, além de criar um verdadeiro diferencial. 

 

  1. Montar um bom plano de negócios

O plano de negócios é o documento que serve como bússola na criação do salão. Nele, é preciso listar todas as informações que poderão ajudar na prática, como os fornecedores, equipamentos necessários, investimento, melhores pontos, entre outros. 

 

  1. Definir o nicho de seu salão de beleza

O seu salão será voltado ao público em geral ou em um perfil de cliente específico, como mulheres, homens e crianças? Antes de colocar a mão na massa, é importante delimitar qual será seu cliente ideal e, a partir dessa informação, definir o estilo do salão e serviços oferecidos. 

 

  1. Conhecer o perfil de seu público

Com o nicho definido, é hora de pesquisar sobre seu público. É importante você entender quais são as suas necessidades e desejos, garantindo a oferta de serviços ou produtos que atendam às suas expectativas, além de auxiliar na definição de outros detalhes, como valores. 

 

  1. Escolher uma boa localização

Esse pode ser um dos fatores determinantes para o sucesso do seu salão de beleza. O local do seu salão precisa estar de acordo com o perfil do público e levar em conta a concorrência. 

 

  1. Investir em estrutura e equipamentos

Todo salão precisa de aparelhos, móveis, produtos e outros equipamentos necessários para estruturá-lo de forma adequada. Nesse caso, faça uma planilha e liste quais são as prioridades conforme os serviços oferecidos, pois isso influencia diretamente na experiência do cliente. 

 

  1. Montar uma equipe com bons profissionais

Para obter sucesso e satisfazer os clientes, um salão de beleza precisa de uma equipe especializada e bem treinada. Por isso, verifique a possibilidade de contar com a ajuda de profissionais bem qualificados aos serviços que irá oferecer ao seu público. 

 

  1. Estar atento às tendências de beleza e oferecer novos produtos e serviços ligados à elas

Todos os dias surgem inovações e tendências na área da beleza. Por isso, para estar sempre à frente da concorrência e surpreender seus clientes, é preciso ficar atento e considerar o desenvolvimento de serviços e produtos relacionados a esses lançamentos, aumentando a atração de clientes. 

 

  1. Legalizar e regularizar o salão de beleza

O seu salão também precisa estar em conformidade com as normas que a ANVISA decretou para o funcionamento. Além dos trâmites burocráticos, o estabelecimento deve passar por inspeções e fiscalizações para garantir que tudo esteja  funcionando de forma adequada e conforme a lei. Além disso, é importante também regularizar seu salão, que dependendo do faturamento, poderá se enquadrar como um MEI. 

 

  1. Estruturar promoções e ofertas para atrair novos clientes

Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, trabalhe a captação de novos clientes e a fidelização. Use diferentes ferramentas que possam ajudar a atrair clientes e movimentar o seu salão, como um bom plano de marketing que considere a divulgação do seu negócio. 

💡Leia também: Guia completo de como começar um negócio do zero

 

Invista no seu próprio negócio!


Com o crescimento do mercado de beleza, abrir um salão pode ser uma ótima alternativa para quem já faz parte do ramo ou deseja começar a empreender. Assim, com capacitação e investimento é possível oferecer uma ótima experiência aos clientes e consequentemente, atrair bons resultados para o seu negócio.

 

Sem burocracias, taxas e soluções que facilitam a organização financeiro do seu negócio.


Escrito por:

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