A digitalização no comércio está revolucionando a maneira como os empreendedores gerenciam suas vendas e interagem com os clientes. A prova disso são as maquininhas de cartão, que serviam no passado apenas para processar pagamentos. Agora, elas se tornaram ferramentas essenciais para o sucesso das vendas e garantir uma experiência de compra mais fluída ao consumidor.
Atualmente, as máquinas de cartão oferecem uma variedade de funcionalidades que, se utilizadas de forma estratégica, podem aprimorar significativamente a gestão do seu negócio como um todo. Uma dessas funcionalidades, e que pode tornar o processo de venda muito mais fácil, é a possibilidade da criação de um catálogo de produtos direto na máquina de cartão — um recurso que está disponível em apenas alguns dispositivos do mercado.
Além de tornar o processo de compra muito mais fluido e eficiente para os clientes, o catálogo na maquininha ajuda na decisão de compra, principalmente em situações de grande movimento ou quando seu negócio precisa de um suporte para o caixa.
O consumidor está cada dia mais exigente, buscando por jornadas de compra que proporcionem experiências realmente interessantes. Não é uma surpresa que essa movimentação tenha feito com que os pagamentos digitais e as compras online tenham ganhado espaço nos últimos anos.
Mas como as lojas físicas podem se destacar e atrair a atenção dos clientes? O segredo também está na experiência. As lojas físicas podem sempre proporcionar uma imersão diferente e um contato maior com os clientes a cada visita — inclusive, essa proximidade e a possibilidade de ter contato com os produtos, sem dúvidas, ainda é algo que faz a diferença para muitos consumidores.
No entanto, uma experiência de compra sem um processo de venda eficiente não é completa, viu?! Então, imagine o quão eficientes seriam suas vendas se fosse possível apresentar aos clientes, direto na maquininha de cartão, os produtos que estão à venda. Isso poderia acelerar as vendas e permitir que o cliente já finalizasse sua compra com mais tranquilidade.
Pense, por exemplo, em um quiosque que vende lanches em um shopping e que está com um volume de vendas acima da média em decorrência da Black Friday ou das festas de fim de ano. Com uma maquininha que já possui um catálogo de produtos integrado, é possível agilizar as vendas já na fila, permitindo que os clientes apenas retirem seus itens no balcão, evitando o acúmulo de pessoas e até mesmo a confusão de pedidos.
Além disso, com o catálogo na maquininha, o cliente pode ver na hora quais produtos estão disponíveis e os valores, facilitando muito suas escolhas e decisão de compra.
Em outras palavras, ter em seu negócio uma ferramenta como uma maquininha com catálogo de produtos é uma forma estratégica de se diferenciar em relação à concorrência, principalmente em períodos de grande volume de vendas, podendo até mesmo expandir esse recurso para eventos em que você queira participar.
Integrar um catálogo de produtos diretamente na maquininha de cartão traz uma série de benefícios tanto para o empreendedor quanto para o cliente. Conheça algumas delas e entenda como podem melhorar suas vendas:
Após criar o catálogo na maquininha de cartão, é essencial explorar as melhores estratégias para utilizá-lo como uma ferramenta poderosa de vendas. Essas estratégias farão com que seja possível realmente transformar a forma como você usa sua maquininha no dia a dia, fazendo com que ela seja muito mais do que um auxiliar e assuma de vez o papel de ferramenta de gestão e vendas em seu negócio, representando um agente de crescimento.
Ainda em dúvidas de como essa ferramenta pode ser eficiente? Confira algumas ideias que podem ajudar a aumentar seus resultados com o catálogo de produtos na maquininha:
Mantenha uma estrutura clara no catálogo, separando cada item por categoria de produtos. Isso facilita a busca e melhora a experiência do cliente. Uma lanchonete, por exemplo, pode tranquilamente criar categorias para seus produtos, como "doces", "salgados" e "bebidas". Aliás, sem essa categorização, encontrar produtos, mesmo com o catálogo, pode ser mais demorado.
É importante que o catálogo esteja sempre atualizado e com fotos que permitam ao cliente ter uma prévia do produto a ser adquirido, refletindo as novidades e mudanças no estoque. Se um produto esgotar, é fundamental removê-lo do catálogo para evitar confusões. Imagine como seria ruim perder a oportunidade de vender produtos novos por não colocá-los no catálogo.
Adicionar informações detalhadas sobre os produtos, como ingredientes, tamanhos ou cores disponíveis, ajuda o cliente a tomar decisões de compra. É comum, por exemplo, que alguns produtos tenham variedade de tamanho. Um chocolate pode ter uma versão de 200g e uma de 400g, ter essas especificações bem registradas, evita erros e ajuda a realizar vendas com eficiência.
A apresentação visual dos produtos é fundamental para atrair clientes. Fotos que mostrem os produtos são importantes para que os clientes tenham uma boa visão do que estão comprando. Há máquinas com câmeras integradas, o que permite a produção de imagens in loco. Há também algumas opções em que é possível selecionar imagens de um banco para ilustrar o produto. Essa segunda opção pode ser interessante para produtos industrializados e sem personalização.
Utilize o catálogo para dar destaque a produtos que estão em alta ou em promoção. Isso não apenas chama a atenção do cliente, mas também pode impulsionar as vendas desses itens específicos. Você pode criar uma categoria de promoções, por exemplo, e colocar nela os produtos de maior destaque para oferecer em prioridade para os clientes.
Oferecer combos de produtos pode incentivar os clientes a comprar mais. Da mesma forma que você pode criar uma categoria de promoções, além de combos e kits para oferecer produtos que combinam ou que se complementam para realizar vendas cruzadas e aumentar o ticket médio de sua loja. Imagine, por exemplo, oferecer um combo de salgado com bebida e uma sobremesa já nos destaques do seu catálogo com um valor especial para facilitar a compra dos clientes.
A integração de um catálogo de produtos nas maquininhas de cartão não é apenas uma inovação; é uma oportunidade para transformar a experiência de compra dos clientes. Maquininhas como a Point Smart 2, do Mercado Pago, por exemplo, além de oferecer recursos avançados para a criação de um catálogo de produtos completo, ainda possuem outras funcionalidades que facilitam muito a vida de quem vende com um parceiro como o Mercado Pago.
E quer mais? Você pode criar seu catálogo de produtos direto na sua maquininha Point Smart 2 e também no aplicativo Mercado Pago, caso utilize outros meios de pagamento. Assim, fica ainda mais fácil e prático oferecer uma experiência fluida de compra para os clientes.
Mas não são só seus clientes que ganham com inovação, viu?! Ao escolher as soluções do Mercado Pago, você pode receber o dinheiro das vendas na hora, direto na Conta Mercado Pago.
Se você ainda não conhecia essa funcionalidade das maquininhas de cartão, agora é o momento ideal para explorar todas as suas vantagens. Transforme seu negócio e melhore a experiência de compra de seus clientes com um catálogo de produtos bem estruturado e aproveite para impulsionar seu crescimento de forma eficiente e sustentável.
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