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O que considerar ao escolher o sistema de pagamento do seu negócio?

Mercado Pago: imagem das maquininhas Point Mercado Pago, representando um bom sistema de pagamento. Na imagem, há a Point Air, Point Smart, Point Pro 2 e Point Mini NFC. Além disso, há um descritivo de taxa 0% no Pix.

Escolher um sistema de pagamento otimizado é a chave para o sucesso de qualquer negócio, seja ele físico ou online. Em lojas físicas essa decisão é ainda mais importante, já que afeta diretamente a experiência do cliente, influenciando na decisão da compra e na fidelização. 

Mas por que devo me preocupar tanto assim com o sistema de pagamento? Bom, essa pergunta tem uma resposta simples: 78% dos consumidores preferem utilizar o cartão como meio de pagamento, segundo pesquisa da BRC Payments Survey.

Olhando para essa preferência do público, não é difícil chegar a conclusão de que o melhor caminho a tomar no seu negócio é a escolha de meios de pagamento que aceitem o cartão como sistema de pagamento. Utilizar maquininhas de cartão que garantem essa facilidade, aliadas a segurança e agilidade é fundamental para oferecer um atendimento mais personalizado ao cliente.

Afinal de contas, nenhum consumidor quer enfrentar filas por um meio de pagamento antiquado ou ter inseguranças a depender do sistema de pagamento escolhido pela loja, não é mesmo?!

 

Afinal de contas, o que é um sistema de pagamento?

Um sistema de pagamento é uma plataforma ou estrutura que permite a realização de transações financeiras entre o seu negócio e o cliente. Ou seja, quando você recebe por dinheiro em espécie e devolve o troco também em espécie, é caracterizado um tipo de sistema de pagamento. Já quando usa uma maquininha de cartão para cobrar, você tem outro sistema de pagamento na sua loja. 

No caso, esse sistema é caracterizado pelos meios de pagamentos presentes no seu negócio, divididos entre opções voltadas a operações digitais e físicas. Porém, apesar de existir essa divisão, existem opções de meios de pagamento que proporcionam uma integração perfeita em ambos os ambientes, e isso é fundamental para um negócio que quer operar em uma estratégia de multicanalidade mais eficiente, que, aliás, é a nova tendência do mercado. 

Adotar um sistema de pagamento abrangente e otimizado ajudará seu negócio a ter diversos fatores positivos para fechar mais vendas. Isso porque ao aceitar vários meios de pagamento, por exemplo, aquelas vendas perdidas por falta de aceitação acabam. E tem mais: mais opções e facilidades de pagamento podem significar maior atração de clientes e possibilidade de fidelizá-los.

Optar por meios de pagamento inovadores traz mais segurança e proteção antifraude, já que muitas dessas soluções incluem essa otimização, prevenindo prejuízos tanto para sua loja quanto para o cliente. Além disso, um sistema de pagamento eficiente oferece muitas outras vantagens, como a antecipação dos recebíveis das vendas, isto é, receber o seu dinheiro na hora, que é um recurso capaz de impulsionar o crescimento do seu negócio.

 

O que considerar ao escolher o sistema de pagamento?

Imagine que um cliente entra na sua loja, encontra facilmente o produto que esperava, mas, na hora de pagar, vê que o cartão ou o meio de pagamento que ele utiliza não é aceito, gerando uma grande frustração. Já pelo lado do seu negócio, isso significa perder uma venda, pois sua maquininha não aceita aproximação. Isso é um erro grave, que abala o fluxo de caixa. 

Além disso, outros problemas com métodos antiquados podem fazer com que a segurança seja abalada, assim como a rapidez na hora de cobrar. Contar com uma maquininha que possa mudar isso é fácil e você não precisa de muito para investir e já ter frutos com isso. 

Atualmente, existem no mercado diversos modelos que podem se encaixar na necessidade do seu negócio e fazer com que momentos como estes não aconteçam. E como eu posso fazer isso? Quais são os passos? De início, é interessante avaliar alguns pontos antes de determinar qual é a melhor maquininha de cartão para o seu negócio, são eles:

 

  • Tipos de segurança: é fundamental que a maquininha de cartão conte com criptografia para as transações, tokenização e certificações. Isso tudo garantirá mais segurança, tanto para a sua loja, quanto para o cliente, diminuindo prejuízos, tentativas de fraudes e golpes, melhorando ainda mais a credibilidade e imagem da sua marca.

  • Tipos de integração possíveis: provavelmente seu negócio já possua ou tenha como objetivo praticar a multicanalidade e, ao escolher uma maquininha de cartão, é essencial que ela possua integração com outras ferramentas de vendas, como sistemas de gestão, e-commerce e também serviço de delivery. Um exemplo disso é a possibilidade de integrar a maquininha no sistema de gestão de caixa que você já tem hoje, fazendo com que o controle financeiro seja mais fácil.

  • Acesso a suporte técnico: como não há hora pra vender, uma maquininha também precisa oferecer suporte técnico o tempo todo, por isso, escolha uma empresa que ofereça essa possibilidade. Imagine no meio de uma venda feita fora do expediente, ter algum problema ou dúvida e ficar na mão? Sem suporte da empresa? Isso pode inviabilizar a venda e ainda frustrar o cliente.

  • Taxas e custos: opte por uma maquininha de cartão que proporcione taxas mais atrativas, dessa forma é possível investir e ter maior retorno sobre esse investimento. Além disso, com taxas melhores, é possível oferecer aos clientes condições mais chamativas de vendas, como descontos, parcelamentos e outros.

  • Funcionalidades adicionais: ao escolher uma nova máquina, opte também por contratar aquela que otimize suas operações e dê mais facilidade no controle e organização do financeiro do seu negócio. Existem opções que oferecem emissão de notas fiscais eletrônicas, gestão de custos, estoque e relatório de vendas, itens essenciais para gestão facilitada. 

 

Receba na hora e aproveite as melhores taxas com a Point

A maquininha Point Mercado Pago é uma das melhores soluções em meios de pagamento para o seu negócio. Ela conta com recebimento do dinheiro das suas vendas na hora, segurança antifraude, possibilidade de integração, parcelamento das vendas e taxas atrativa.

O melhor de tudo é que com a Point Mercado Pago, você pode escolher o melhor plano para o seu negócio, encontrando a maquininha que mais se adequa às necessidades da sua loja — inclusive com a sua capacidade de investimento, já que você escolhe o valor que deseja pagar e principalmente, as condições de taxas que melhor se aplicam ao seu negócio. 

E não é só isso. Com a Point você também pode ter desconto na compra do modelo ideal para seu negócio e a possibilidade de começar a vender por diversos meios de pagamento de forma imediata, além, é claro, de poder contar com o dinheiro na hora pelas suas vendas. 



6 estratégias para impulsionar seu negócio com um bom sistema de pagamento

Agora que você já sabe como escolher o melhor parceiro para o sistema de pagamento do seu negócio, é hora de tomar as melhores estratégias para começar a vender mais. 

Através de um meio de pagamento bem integrado e otimizado, é possível criar as melhores ações para impulsionar ainda mais as vendas e fazer seu negócio deslanchar. 

Algumas destas estratégias são:

 

1. Ofereça parcelamento

O parcelamento pode ser a chave para uma decisão de compra. Além de diluir a compra do cliente em alguns meses, ainda possibilita que ele aumente o ticket médio e leve mais itens. Você pode oferecer também o parcelamento progressivo. Ou seja, quanto maior for o valor gasto, maior a possibilidade de parcelar.

 

2. Divulgue a aceitação de vários cartões e Pix

Apesar da utilização de cartões e Pix já estar bem disseminada no mercado, é importante divulgar para os clientes. Faça isso através de comunicações na loja, no site, nas redes sociais e até mesmo através de anúncios. Você pode, também, oferecer essa possibilidade diretamente no caixa, no momento da compra, surpreendendo o cliente. 

 

3. Crie promoções para pagamento com cartão

Promoções específicas estimulam o uso e as compras. Por isso, você pode criar, por exemplo, uma promoção de parcelamento de determinado item sem juros. Além de dar fluidez para aquele produto, ainda atrai mais clientes para dentro da sua loja.

 

4. Crie estratégias de upsell

Imagine que sua loja seja de departamentos e vende panelas avulsas. Com um sistema de pagamento otimizado, é possível oferecer ao cliente um jogo completo de panelas com a chance de parcelamento. Dessa forma, o valor de cada parcela custará o mesmo preço de apenas uma panela e, assim, dar a oportunidade dele comprar mais, sair satisfeito e ainda aumentar o ticket médio da sua venda. 

 

5. Crie caixas para pagamento rápido e sem fila

Os caixas de autoatendimento ou caixas de itens reduzidos funcionam melhor quando possuem um meio de pagamento integrado. Além disso, dão mais fluidez nas vendas e possibilitam uma maior rotatividade de clientes, o que o satisfaz, já que não terá de enfrentar filas. Tudo isso, ainda possibilitando mais giro dentro do seu negócio.

 

6. Ofereça um atendimento excelente

O atendimento é fundamental, mas deve ir além de um tratamento prestativo, oferecer meios de pagamento seguros, rápidos, funcionais e com possibilidades fará com que a sua loja seja mais bem-vista pelos consumidores. Para isso, foque na pré-venda, no momento da venda e no pós-venda, oferecendo possibilidades, promoções e credibilidade ao cliente em fazer sua compra. 

 

Fortaleça seu negócio com um sistema de pagamento confiável

A escolha do melhor sistema de pagamento para o seu negócio é fundamental para aumentar as vendas. Utilizando um meio de pagamento, como a Point Mercado Pago, é possível ter diversas vantagens, além de vender muito mais. 

A Point Mercado Pago proporciona benefícios como o recebimento na hora por suas vendas, algo fundamental para aumentar o fluxo de caixa e dar mais perspectiva de recebimento. Além disso, conta com a infraestrutura do Mercado Pago, que garante segurança nas transações feitas com a Point, gestão facilitada de todas as movimentações e visibilidade das finanças por meio do app. 

Escolhendo a ferramenta certa, é possível ter soluções que impulsionam seu negócio e façam com que o futuro de sucesso seja mais próximo, assim como o crescimento constante e saudável. 

 


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