Experiência do cliente: como vender mais no Dia dos Pais
Uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio varejista de forma geral é o Dia dos Pais, sendo uma oportunidade única para alavancar as vendas e atrair uma gama de novos clientes. Mas será que somente o fato de ser uma data comemorativa é uma garantia?
Para quem possui uma loja física e utiliza maquininhas de cartão, é muito importante ter uma estratégia eficiente que permita aproveitar ao máximo este período, afinal, um volume maior de vendas pode se mostrar um desafio. Explorar diversas abordagens pode ser o caminho para melhorar suas vendas e criar uma experiência do cliente que o mantenha ativo não somente nesta, mas em outras datas do ano.
Por que a experiência do cliente é tão importante no Dia dos Pais?
O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil, não é uma data comemorativa qualquer. Sendo uma ocasião especial em que filhos e famílias estão envolvidos, ela simboliza uma oportunidade de ouro para expandir os horizontes do seu negócio no sentido de vendas, principalmente em um cenário no qual há tantas formas de pagamento como cartões de débito, crédito, Pix e pagamento por aproximação em crescimento.
No ano passado, por exemplo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou um volume de vendas de R$ 7,67 bilhões durante a data. Além disso, foi visto um crescimento de 116% de aumento no uso do Pix de acordo com a VarejOnline e, apesar de ser uma forma de pagamento digital, por envolver a compra de um presente, é comum vermos a preferência pela visita a uma loja física.
Afinal, é uma forma do cliente avaliar o produto ou serviço de perto e garantir a sua qualidade, consequentemente, melhorando sua experiência do cliente.
Apesar de ser um ótimo sinal para o seu negócio, existe uma preocupação: você já deixou de comprar algo ou presenciou algum cliente desistindo da compra pela falta de uma forma de pagamento?
Com a modernização destes meios de pagamento e a especialização que a grande concorrência possui, é comum que muitas vendas e oportunidades sejam perdidas caso seu negócio não ofereça meios de pagamento diferenciados. Além disso, pode causar o descontentamento dos clientes, prejudicar a marca da sua loja e impactar o crescimento no mercado.
Por isso, ter produtos de qualidade, criar um ambiente acolhedor e atraente, ter um marketing direcionado, eficaz e contar principalmente com maquininhas operacionais no dia a dia, com funcionalidades diferenciadas disponíveis são estratégias essenciais para aproveitar o potencial completo que essa data pode trazer ao seu negócio.
Produtos que podem destacar sua loja física no Dia dos Pais
Ter uma diversidade de produtos na sua loja é algo necessário, afinal, as muitas opções já podem colocá-lo um passo à frente da concorrência, ao atender a necessidade de vários consumidores. Mas, saber promover esses produtos é outro ponto importante, de nada adianta possuir os melhores produtos se ninguém souber disso, não é mesmo?
Descontos, combos especiais, serviço de delivery e embalagens temáticas são algumas das formas de aumentar suas vendas e chamar a atenção sobre produtos que você deseja ter um destaque maior para o Dia dos Pais. Além disso, um atendimento personalizado, que entenda o processo de escolha do seu cliente e o apoie, é fundamental, mantendo sempre em mente que você lidará, às vezes, com os filhos do seu cliente final.
Tudo isso faz parte da experiência do cliente, que você deve construir bloquinho por bloquinho e fazê-lo se sentir bem atendido.
Existem diversas ideias de presentes que você pode explorar em sua loja, de acordo com o nicho que você trabalha. Lembre-se, quanto maior a variedade, somada a uma boa experiência de compra, melhores são as chances de vendas e sucesso nessa data comemorativa.
Confira:
- Roupas e acessórios: apesar de envolver bastante o gosto pessoal do seu cliente, roupas são ótimos presentes e uma forma de melhorar a autoestima. Oferecer descontos em combinações de peças é uma ótima forma de auxiliar na montagem de conjuntos para uma renovação no visual, como camisas sociais, camisetas, jaquetas e suéteres.
Além disso, acessórios como gravatas, cintos, carteiras, relógios e óculos de sol são ótimas lembranças e complementam o presente. Uma opção é oferecer, junto ao conjunto de roupas, produtos personalizados com a possibilidade de gravar uma mensagem ou nome, por exemplo.
- Produtos de tecnologia: nesse setor, a chave é oferecer facilidades e inovações. Produtos que já possuam configurações básicas para facilitar a introdução ao uso, como computadores com pacotes de produtos prontos para trabalho ou lazer ou acessórios para complementar o escritório e sala de jogos como mouses, teclados ergonômicos, webcams e headphones são ideais.
Oferecer uma garantia estendida que preveja também a manutenção do produto é outra ótima forma de se destacar e criar um vínculo para fidelizar o cliente.
- Artigos de esporte e lazer: para aqueles que vibram pelo esporte, quem não adora receber presentes do time do coração? Presentes que estampam as cores e escudos favoritos são não apenas um ótimo presente, mas uma forma de incentivar a prática de atividades físicas.
Além disso, oferecer produtos como tênis, mochilas, garrafas térmicas, kits de pesca, material de jardinagem e equipamentos para camping também são ótimos presentes. Embalagens personalizadas que acompanham os produtos são a chave nesta modalidade.
- Produtos de cuidado pessoal: aqui, a ideia de oferecer uma variedade considerável de produtos é a chave para o sucesso. Desde protetores solares até produtos como perfumes, kits de cuidados com a barba, loções pós-barba, cremes faciais e produtos para cuidados com a pele, todos são válidos.
Quando oferecidos em um pacote ou com descontos progressivos para a adição de produtos, podem totalizar uma grande oportunidade de venda.
- Barbearias: uma tendência crescente, que é muito válida é oferecer um plano de assinatura para sua barbearia. Manter o seu cliente retornando e sempre aproveitando o melhor do seu serviço é uma ótima forma de aumentar os seus prospectos no mercado. Além disso, você também pode oferecer vouchers para serviços como cortes de cabelo, tratamentos de barba e pacotes de cuidados pessoais.
- Livros e cultura musical: músicas e livros podem oferecer um escapismo que é cada vez mais necessário com a quantidade de exposição a telas e estresse do dia a dia. Seja ao se perder com lazer em uma música ou com um livro mais informativo, presentes desse tipo são interessantes de serem apresentados com mensagens personalizadas, no qual o presente seja uma parte de um significado maior.
- Gastronomia e bebidas: bebidas como cervejas artesanais e kits de degustação, além de presentes como cestas gourmet com queijos, embutidos, chocolates, azeites e outros produtos alimentícios finos são uma ótima pedida para sair da rotina. Além disso, se você tem um pequeno food-truck, por exemplo, oferecer um cardápio onde a harmonização dos produtos já esteja indicada é uma forma de oferecer uma experiência única e marcante.
- Ferramentas e equipamentos: muitos pais assumem serviços em casa que requerem o uso de ferramentas e equipamentos, e nada melhor do que oferecer produtos como kits de ferramentas, caixas de ferramentas, acessórios para automóveis e produtos de bricolagem para ajudá-los nisso.
Além disso, oferecer um serviço que personalize esse kit, seja na parte externa de uma embalagem ou até mesmo nas próprias ferramentas, é uma forma de torná-lo único e ganhar alguns pontos com os consumidores.
- Itens personalizados: em geral, quando falamos de presentes, é notável que muitos consumidores buscam um item que seja a fonte de uma lembrança. Seja qual for o seu nicho de mercado, oferecer algo que possibilite que seu cliente marque o dia do seu pai com um produto que leve ele a uma lembrança feliz, fará com que você faça parte de um momento inesquecível.
Pense em canecas, camisetas, almofadas, chaveiros, capas de celular, quadros decorativos e produtos de escritório personalizados com mensagens especiais ou fotos.
5 estratégias eficientes para vender mais no Dia dos Pais
Oferecer os produtos certos alinhados a boas estratégias feitas especialmente para sua loja física e que atendam às expectativas dos seus clientes podem te ajudar nas vendas durante o Dia dos Pais e a, principalmente, oferecer uma boa experiência do cliente.
Aqui vão algumas dessas estratégias:
1. Crie experiências de compra temáticas
É muito importante em datas comemorativas entender o processo de pensamento de quem está te visitando como cliente. Pensando nisso, oferecer um ambiente que seja acolhedor já é um importante passo para facilitar essa jornada. Para começar, decore a loja com elementos que remetam ao Dia dos Pais, como banners, cartazes e displays de produtos com mensagens específicas para a data. Use cores e símbolos que evoquem a ocasião, como gravatas, bigodes, ferramentas, a depender do seu nicho.
Além disso, escolha uma playlist que seja agradável e tenha músicas que possam lembrar os clientes de momentos especiais com seus pais. Pense também em criar um espaço na loja onde os clientes possam interagir com os produtos. Por exemplo, se você vende itens de churrasco, monte uma área com demonstrações de uso dos produtos.
Ou se você possui uma loja de esportes, pode montar uma mini quadra de basquete ou um simulador de golfe, permitindo e incentivando que os clientes experimentem os produtos antes de comprar.
2. Desenvolva promoções e combos especiais
Encontrar produtos que poderão ter maior destaque durante o Dia dos Pais e montar um combo especial com uma oferta exclusiva para essa data é uma das melhores formas de desenvolver promoções. Você pode começar selecionando produtos populares ou novos lançamentos que possam ser presentes atrativos e montar kits com produtos complementares, como um conjunto de ferramentas com uma caixa de ferramentas.
Além disso, você também pode oferecer descontos progressivos como compre 1, ganhe 10% de desconto; compre 2, ganhe 20%, e promoções especiais. Se você tem uma loja de moda, por exemplo, pode oferecer um desconto de 20% em qualquer segundo item comprado ou criar kits de presente com camisa + carteira + cinto.
3. Promova workshops e demonstrações
Caso seu negócio lide principalmente com serviços, workshops e demonstrações são uma ótima ferramenta para melhorar a sua interação com seus clientes, desde que o evento seja feito de uma forma bem planejada e tenha a divulgação correta para garantir que haverá um número satisfatório de pessoas presentes.
Você pode convidar especialistas ou influenciadores para realizar as demonstrações e promover os eventos nas redes sociais, no site da sua loja e por meio de e-mails para clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de eletrônicos, você pode organizar uma sessão onde um especialista demonstra as funcionalidades de um novo modelo de smartphone, oferecendo um desconto exclusivo para os participantes do evento.
4. Personalize os produtos
A forma mais eficiente de realizar a personalização dos produtos, em um primeiro momento, é escolher produtos que podem ser facilmente personalizados, como canecas, camisetas e carteiras. Além disso, estabelecer uma parceria com fornecedores pode contribuir para que a personalização seja feita rapidamente.
E não se esqueça da campanha de marketing. Crie uma campanha destacando a exclusividade e o valor emocional dos presentes personalizados. Se você possui uma loja de presentes, por exemplo, pode oferecer a personalização gratuita de itens como canecas e camisetas para os primeiros 100 clientes que fizerem uma compra acima de um determinado valor.
5. Faça marketing relacionado com a experiência física
Para aproveitar ao máximo a experiência do cliente personalizada, ter uma presença nas redes sociais que consiga demonstrar as ofertas exclusivas que sua loja tem preparadas para essa época com posts planejados é ideal para o seu sucesso. Faça posts com fotos dos produtos, vídeos de demonstração e depoimentos de clientes e crie cupons digitais que os seus clientes possam resgatar na loja física. Isso incentiva visitas à loja e aumenta o tráfego.
Além disso, após a compra, incentive os clientes a compartilharem suas experiências nas redes sociais usando uma hashtag específica da loja. Se você tem uma livraria, por exemplo, você pode promover um concurso no Instagram onde os participantes devem postar uma foto do presente comprado para seus pais com uma hashtag específica, oferecendo um prêmio para a melhor foto.
🎁Estratégia bônus - invista em um bom parceiro de vendas! Além de todas essas estratégias, contar com um parceiro de vendas é essencial para garantir o sucesso de seu negócio, além do Dia dos Pais. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, é o parceiro ideal para os seus negócios e ainda conta com as melhores ferramentas e soluções financeiras do mercado. As maquininhas Point Mercado Pago são dinâmicas, seguras e oferecem diversos meios de pagamento e opções de parcelamento para seu negócio. Além disso, você vende sem pagar aluguel ou mensalidade, com as melhores maquininhas e mais baratas do Brasil. Por exemplo, com a Point Mini NFC, você pode realizar vendas por aproximação e ainda enviar comprovantes para seus clientes. Além de outras vantagens, você conta com o recebimento do dinheiro de suas vendas na hora, diretamente em sua conta do Mercado Pago. |
Não deixe a experiência do cliente de lado no Dia dos Pais!
Oferecer produtos especiais e focar na experiência do cliente personalizada que tragam lembranças duradouras e inovar em estratégias para apresentá-los durante o Dia dos Pais encurtará o seu caminho para alcançar o sucesso.
Além disso, para aproveitar ao máximo esta data, ter um parceiro confiável ao seu lado pode fazer toda a diferença. Contar com a maquininha do Mercado Pago pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado, além de atender todas as necessidades dos clientes, conquistar novos e crescer no seu nicho de atuação.
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