Com a troca de estação, a mudança nas temperaturas e o clima mudando constantemente, chega também a hora de trocar a coleção nas lojas de roupas. Se este for o seu caso, saiba que aproveitar esse momento para impulsionar vendas e aumentar o ticket médio delas pode ser uma excelente oportunidade.
É nessa hora que você desperta o interesse dos clientes por novos modelos, e também os atrai com boas estratégias envolvendo peças em promoção da coleção passada.
Apesar de parecer uma tarefa simples, fazer essa ação da maneira correta pode te trazer mais lucros. Mas, afinal, como fazer essa troca de maneira inteligente, sem que a mercadoria perca muito valor de mercado ou fique acumulada na loja? Bom, existem várias estratégias que podem ajudar a gestão de estoque da sua loja de roupas.
O ticket médio é o valor médio que as pessoas gastam em sua loja, ou seja, a soma de todas as vendas feitas em um período, dividida pela quantidade delas. Na prática, funciona assim: em um dia, 10 clientes compraram na sua loja de roupas e, no total, gastaram R$1000. Dessa maneira, você deve pegar esses R$1000 e dividir por 10 vendas/clientes e, assim, terá o valor do ticket médio, que é de R$100 (R$1000/10 = R$100).
No fim das contas, esse valor significa a média de valores que são gastos pelos seus clientes em cada compra, por isso, buscar fazer com que ele cresça é essencial.
Vamos a mais contas? Imagine que para estes 10 clientes que gastaram R$100, você ofereça um item a mais por R$30 reais. No fim do dia, seu ticket médio já subiu para R$130 e o valor total foi de R$1300. Ou seja, com apenas a oferta de um produto de R$30, seu ticket médio já subiu.
Se manter sempre ativo em ações que foquem na experiência do cliente é importante para aumentar vendas e lucros. Por isso, ficar ligado em gestão de estoque, comunicação, formas de pagamentos e outros é essencial.
A moda muda! Pode até parecer trocadilho, mas não é. A moda está em constante mudança e, principalmente para lojas de roupas que possuem peças direcionadas a algum segmento específico ou relacionadas a alguma estação do ano, a troca de coleção pode parecer um desafio.
Transformar esses desafios em oportunidades pode ser a virada de chave que a sua loja precisa, por isso, é importante observar alguns aspectos que podem impactar em suas estratégias para elevar o ticket médio da sua loja de roupas.
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É na troca de coleção que a sua loja de roupas pode aproveitar para oferecer produtos com valor agregado mais elevado e, além disso, ainda oferecer um produto da coleção passada com significativo desconto. Algumas dicas podem te ajudar nessa missão:
É interessante separar as peças para que cada uma das estratégias possam ter seu destaque, para isso, organizar a loja de forma que a coleção nova tenha destaque principal, enquanto as peças antigas tenham um destaque secundário é fundamental. Você pode fazer isso, colocando as peças novas na frente da loja e as peças antigas mais ao fundo, para que os clientes em busca de promoção caminhem por toda a loja.
Utilize todos os canais da sua loja para divulgar a troca de coleção. Divulgue o evento da troca e depois destrinche isso em comunicações mais individuais, ou seja, falando somente das peças novas em uma comunicação, das peças antigas em outra comunicação e também das promoções, combos, brindes e outras ações que possa criar.
O atendimento é fundamental para a experiência do cliente, desde o momento que ele entra na sua loja, até o pós-venda, o atendimento faz parte desta experiência. Tirar dúvidas, oferecer soluções, proporcionar métodos de pagamento variados e segurança, são partes essenciais de um bom atendimento. Muitas vezes é justamente o atendimento que age de forma determinante para que o cliente consuma mais em sua loja. Igualmente, ele pode ser um critério que fará o cliente não retornar.
Além de vender peças separadas, você pode montar kits que mesclam peças da coleção passada, com a coleção atual, fazendo com que o cliente possa aumentar o ticket médio da compra. Imagine, por exemplo, a mudança entre uma estação quente para a fria: você pode mesclar tecidos e cores para criar combinações que inspirem os clientes e usem peças de todas as coleções.
Por ser uma composição com peças de uma estação anterior, você pode oferecer ao cliente uma vantagem de composição completa com economia e, ao mesmo tempo, vender mais de uma peça e aumentar seu ticket médio, já que não estará vendendo mais de uma peça.
Quanto mais meios de pagamentos, maiores suas possibilidades de conversão de venda. A Point Mercado Pago, por exemplo, é uma maquininha que aceita diversos tipos de pagamento, como cartão de crédito, débito, pagamento NFC, (ou por aproximação), código QR, entre outros, com muita segurança e agilidade, além disso, proporciona para a sua loja, a opção do recebimento na hora, assim, seu cliente pagou, você já recebe na sua conta.
Com isso, você evita que seus clientes fiquem por longos períodos em filas, causando desconforto e uma experiência ruim, caso a loja esteja com um movimento maior.
Coloque seus produtos de forma estratégica na loja, disponibilizando produtos em promoção ou com ofertas especiais por todo o espaço. Dessa forma, o cliente poderá circular pela loja e ter contato com mais produto, aumentando as possibilidades de compra. Além disso, destaque sempre os valores mais baixos dos produtos, mostrando que a sua loja tem preços atrativos e informações transparentes e objetivas para facilitar a vida de quem compra.
Você pode atrelar produtos da coleção passada com a nova coleção, seja através de kits ou, de compra cruzada, em que, ao levar mais de um item, o cliente ganha um desconto.
Essa estratégia pode ser adotada, por exemplo, no momento do pagamento. Imagine que o cliente está comprando uma calça da nova coleção. Você pode oferecer a ele uma camiseta ou camisa, por exemplo, da coleção anterior e informar que por fazer a compra em conjunto com a peça da nova coleção, há um desconto para essa camisa.
Por já estar no momento do pagamento, a chance de haver conversão de uma compra com ticket médio mais alto cresce bastante.
Mantenha sempre ativos os canais em que você tem comunicação com os seus clientes, disparando ofertas, promoções, oportunidades, novas coleções, facilidades de pagamento e outras informações que deixam o relacionamento e a oportunidade da compra mais fáceis. Estabelecer um bom atendimento em seus canais de comunicação é fundamental para melhorar a experiência de compra e ajudar seus clientes a acessarem informações de maneira mais rápida, facilitando o processo de compra.
Apesar de a troca de coleção parecer um desafio, aproveitar este evento para lucrar mais pode ser uma oportunidade importante para o seu negócio. Assim, sua loja impulsiona vendas, aumenta o ticket médio e a receita.
Trabalhar com planejamento, estratégias e ferramentas eficazes também pode te ajudar com isso, principalmente contando com um parceiro de soluções de pagamento, como o Mercado Pago, que garantirá segurança, credibilidade e agilidade nas transações da sua loja de roupas para proporcionar uma experiência única aos clientes, com a vantagem do recebimento do dinheiro da hora, direto em sua Conta Mercado Pago.
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