Com a evolução constante das tecnologias, integrá-las ao seu negócio não é apenas uma escolha inteligente, mas um passo essencial para expandir suas operações, conquistar o seu lugar no mercado e otimizar a gestão de vendas.
Com isso, soluções inovadoras, como a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou "Comunicação por Campo de Proximidade" em português), é o exemplo perfeito de como a inovação pode transformar tanto a sua experiência como empreendedor como também do cliente — e justamente pela sua praticidade e eficiência.
Afinal de contas, depois que essa tecnologia caiu no gosto dos empreendedores, o processo de venda se tornou muito mais intuitivo, garantindo que o cliente tenha uma experiência de compra rápida, segura e sem complicações. Ou seja, incorporar a tecnologia NFC ao seu negócio é investir em praticidade, inovação e, claro, na satisfação do consumidor — um diferencial essencial para se destacar no mercado.
Você provavelmente já deve ter sido questionado por algum cliente, se o seu negócio aceita pagamentos por aproximação, não é mesmo?! Esse tipo de pagamento é feito através da tecnologia NFC, que utiliza comunicação por campo de proximidade para permitir transações rápidas e seguras, sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha de cartão ou digitar senhas em compras de menor valor.
Essa máquina, no caso, também precisa estar habilitada à tecnologia, identificando rapidamente a forma de pagamento escolhida pelo seu cliente e, se aprovada, finalizar a compra. Vale ressaltar que cobrar por aproximação se tornou uma nova tendência entre os negócios e, mesmo depois do auge da pandemia, o pagamento NFC continua sendo utilizado como uma das opções preferidas entre os consumidores.
Prova disso são os dados compartilhados recentemente pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), onde o pagamento por aproximação cresceu mais de 50% no Brasil entre o primeiro semestre de 2023 e o segundo semestre de 2024 — e tem mais: estima-se que foram movimentados pouco mais de R$ 644 bilhões na modalidade de pagamento por aproximação.
Ou seja, se o seu negócio ainda não utiliza essa tecnologia, está na hora de dar esse passo. Habilitar pagamentos por aproximação é uma forma de acompanhar as tendências do mercado, oferecer mais comodidade aos seus clientes e, claro, aumentar as chances de fechar vendas e ter mais lucros. Não fique para trás — modernize sua operação e aproveite os benefícios que o NFC pode trazer.
👉 Preciso de Soluções para meu negócio
O pagamento via tecnologia NFC não é apenas uma tendência passageira; ele veio para ficar e está revolucionando a forma como transações comerciais são realizadas.
Incorporar essa tecnologia ao seu negócio traz uma série de benefícios que impactam diretamente na experiência do cliente e na eficiência das suas operações. A começar pelo fato do NFC ser uma forma de pagamento muito simples de usar.
No caso, não é necessário mais inserir o cartão e esperar algum tempo para digitar a senha e receber o comprovante, basta o seu cliente aproximar o cartão ou celular da maquininha e, dependendo do valor da sua compra, digitar a senha (essa determinação varia de banco para banco). E pronto, a transação é finalizada.
Mas as vantagens não param por aí. Existem outras. Confira:
Isso é tão bom para o cliente quanto para o negócio. Cobrar por aproximação permite uma transação de pagamentos rápida, evitando filas gigantescas de clientes esperando para finalizar a compra e favorecendo seu negócio, principalmente ao realizar um alto volume de transações, pois apresenta melhor eficiência operacional.
Sempre que surge uma nova tecnologia de pagamento, o que mais preocupa os consumidores é a questão da segurança. Mas você pode tranquilizar seus clientes, tendo em vista que esse tipo de transação é criptografada. Ou seja, não pode ser acessada por terceiros. Já as maquininhas, por exemplo, só conectam um dispositivo por vez, não tendo risco do cliente pagar outra transação.
Cobrar o seu cliente permitindo que ele faça pagamento por aproximação se tornou uma tarefa fácil, basta ele utilizar um cartão que tenha essa funcionalidade liberada ou, se preferir, optar por um aplicativo no celular para efetuar o pagamento. Por não solicitar a senha do cartão em algumas compras, o processo é muito mais rápido, melhorando a experiência do cliente.
Antes de tudo, é essencial que você saiba que o processo de implantação precisa ser feito estrategicamente, contando com dispositivos de qualidade, que garantem a segurança de ambas as partes e tornam a experiência de seu cliente mais agradável.
Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas:
Investir no uso de tecnologias pode potencializar as vendas do seu negócio, por isso é muito importante se manter atualizado. Além disso, é preciso optar por soluções seguras, eficientes e que ofereçam um bom custo x benefício para seu negócio e seus clientes. Procure por maquininhas de cartão com esse tipo de tecnologia NFC e potencialize suas vendas.
💡 Leia também:
Point Mini NFC: 5 funcionalidades que favorecem as vendas
Transforme a experiência de compra do seu negócio com pagamentos NFC
Aproximou, cobrou: 5 vantagens do pagamento por aproximação
Maquininha no celular: transforme seu celular em uma maquininha
Pagamento por aproximação: tudo o que você precisa saber