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Restaurante delivery: como ter sucesso nesse modelo de negócio?

5 min de leitura Atualizado em 23/05/2025
Mercado Pago: mulher de cabelo preto longo sorrindo e vestindo blusa branca e calça jeans segurando o celular com uma mão e na outra pegando a comida que pediu no restaurante delivery das mãos do entregador.
Restaurante delivery: como ter sucesso nesse modelo de negócio?
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Quando a correria do salão já exige bastante, pensar em implementar o delivery pode parecer coisa de outro planeta: onde encontrar entregadores confiáveis? Como embalar os pratos sem perder o capricho? Será que os custos compensam? E o pagamento?

Essas dúvidas são legítimas. Mas o que você talvez não tenha notado é que o mercado não espera. O cliente, no seu dia a dia, quer a refeição onde ele estiver, principalmente se for do estabelecimento que ele já frequenta esporadicamente. Seu restaurante pode estar servindo pratos incríveis, mas será que não está limitando o próprio crescimento por medo de se arriscar nas entregas?

Para te ajudar, vamos te mostrar como começar no modelo de restaurante delivery de forma inteligente para agregar ainda mais valor - e sabor - ao seu estabelecimento!

 

Afinal, o modelo de restaurante delivery compensa?

Não há dúvidas: compensa - e muito! Dito isso, não estamos falando de abandonar o atendimento presencial — muito pelo contrário. O delivery pode ser um fluxo paralelo de faturamento e até mesmo uma nova ferramenta de vendas para aumentar o lucro.

Quando as entregas são implementadas em um restaurante que já possui atendimento presencial, as vantagens podem te surpreender. Veja só a quantidade de benefícios que podem ser aproveitados:

  • Aumento da clientela: você deixa de depender apenas do fluxo físico. O delivery permite que mais pessoas conheçam seu cardápio, mesmo sem nunca pisar no salão. 

  • Mais recorrência entre clientes já conquistados: quem já ama sua comida vai poder repetir a dose em casa, no trabalho, na correria.

  • Diversificação de serviços: além do almoço ou jantar, você pode oferecer marmitas para empresas, menus semanais e até combos especiais para datas comemorativas.

  • Expansão do negócio: com a demanda crescendo, você pode contratar novos cozinheiros, embaladores, motoboys. É geração de renda e empreendedorismo que movimenta o mercado.

Como implementar o modelo de restaurante delivery?

Para colher bons frutos, você precisa de um delivery que funcione bem. Algumas boas práticas fazem toda a diferença:

1. Comece com marmitas dos pratos mais pedidos no restaurante

Nada de reinventar o cardápio do zero. Pegue o que já é sucesso e leve direto à casa do cliente. Isso garante que seu sistema de delivery já comece com demandas, afinal, é mais fácil reter um cliente do que conquistar um novo do zero.

2. Atente-se às embalagens e higiene

Embalagens frágeis ou comida revirada são o fim da linha. Invista em recipientes seguros, apresentação impecável e, claro, armazenamento higiênico.

3. Divulgue o modelo principalmente na internet

Faça barulho nas redes! Se seu cliente está pedindo comida à distância, ele provavelmente está pesquisando na internet. Portanto, dê bastante foco em sua estratégia de marketing digital.

4. Crie um catálogo e canal para pedidos acessível

Cardápio online, link direto no WhatsApp, página no Instagram… por aí vai. Você precisa simplificar o caminho até o pedido.

5. Estude o modelo de entrega que compensa mais

Equipe própria? Parceria com apps? Cada opção tem prós e contras. Analise com calma e escolha conforme seu modelo de negócio, orçamento e região.

6. Precifique a taxa de entrega com coerência

A taxa de entrega não pode ser um impeditivo. Equilibre entre cobrir custos e manter o cliente satisfeito.

7. Delimite a zona de entrega conforme sua capacidade

Não prometa o que não dá pra cumprir. Avalie o raio de entrega e estabeleça um limite para que a qualidade do serviço se mantenha impecável.


E na hora do pagamento, qual o melhor para delivery?

Aqui entra um ponto que faz toda a diferença: a agilidade. O pagamento não pode travar o fluxo de entrega. Você pode cobrar antes, via Pix, link de pagamento ou cartão no site. Mas muitos clientes ainda preferem pagar na hora — e é aí que a inovação entra de verdade com a Point Tap do banco digital Mercado Pago.

Com a Point Tap, o entregador tem em mãos, literalmente, uma maquininha no celular. Sem precisar de aparelhos extras, cabos, nem malabarismos. O cliente aproxima o cartão ou celular e pronto: pagou.

A tecnologia tap to phone do Mercado Pago garante que você, empreendedor, receba o dinheiro na hora, sem burocracias ou custos com aluguel e mensalidades — só as taxas por transação, com total transparência. Já o cliente não se estressa em contar dinheiro ou lidar com uma maquininha demorada. Isso muda o jogo. É a ponte entre o prato quente e o pagamento resolvido, sem falhas no meio do caminho.

 

Com planejamento inteligente, seu restaurante delivery decola!

O delivery pode ser uma nova forma de consumir para seu negócio. E seu restaurante tem tudo pra entrar nessa, sem abrir mão da essência que conquistou seus clientes. Com um cardápio bem pensado, uma operação organizada e meios de pagamento eficientes, seu negócio pode ir além.

E quando o assunto é pagamento, o banco digital Mercado Pago está com você: da organização financeira à entrega perfeita com a Point Tap, sua nova parceira para transformar pedidos em lucro.

Quer ver como essa tecnologia pode funcionar no seu restaurante delivery? A hora é agora. Descubra mais e dê o próximo passo com quem entende de solução.

 


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Escrito por:

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