Aumente suas vendas com ajuda de uma estratégia de marketing digital
Você sabia que mais de 90% dos consumidores consultam informações de maneira online antes de adquirir algo em uma loja física? Pois é, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou esse fator que influencia muito nas vendas do seu negócio.
Com esse dado em mãos, é possível entender que a presença de um negócio na internet é fundamental, mesmo que a sua loja seja física. Uma estratégia de marketing digital é um passo importante para quem precisa vender mais, e pode ser feita através de campanhas de marketing, tanto em redes sociais, quanto em outros canais de comunicação.
Essa busca do consumidor acontece por diversos motivos, mas principalmente pela praticidade em já saber informações do produto que você vende antes mesmo de sair de casa. Com a escassez de tempo e a facilidade que a internet promove na compra de produtos, ir até uma loja física já na certeza da compra, ao invés de sair de casa ainda com a intenção de buscar por informações sobre determinado produto, faz com que a presença online seja imprescindível.
Muito mais que uma boa localização e uma vitrine bonita, sua loja física precisa de uma boa estratégia de marketing digital para atingir o cliente antes mesmo de ele sair do portão de casa para fora. E explorando recursos digitais, como as redes sociais e os anúncios locais, é possível marcar presença e deixar sua loja mais efetiva.
Inclusive, um estudo feito pela Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, revelou que de 1028 usuários entrevistados, 44% deles utilizam a rede social para acompanhar e curtir fotos de marcas que gostam. Isso mostra a necessidade deste tipo de investimento para impactar o consumidor e principalmente, garantir a sua fidelização.
Por que ter estratégia de marketing digital pode aumentar as vendas do seu negócio?
O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias realizadas de maneira online com o objetivo de promover produtos, serviços ou marcas, independentemente deles serem oferecidos de forma online ou física. Atualmente, com a utilização de novas tecnologias, as estratégias de marketing digital ficam cada vez mais assertivas e fáceis de atingir o público proposto.
Já ouviu aquela frase: “se você não está na internet, você não existe”? Bom, ela traduz muito bem o porquê da existência do marketing digital: garantir que produtos e serviços estejam visíveis, sejam descobertos e comprados pelos consumidores e, que isso aconteça tanto por grandes empresas, como também negócios em crescimento.
Como aumentar vendas é o objetivo do seu negócio e encontrar produtos de qualidade é o que muitos clientes procuram, o casamento destas duas buscas se encontram de maneira online. Em um primeiro momento, é o Google o grande conciliador destes objetivos e, por lá, clientes procuram por seus itens, marcas que viram e informações. Aparecer para o cliente no buscador, fará com que ele note sua presença e queira descobrir mais sobre o seu negócio.
Para isso acontecer, é importante estar bem ranqueado. Ou seja, ter uma boa posição na página de buscas, garantindo que o cliente não precise navegar por diversas páginas para encontrar o que você vende. Esse bom posicionamento pode ser alcançado com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização para motores de busca, além da entrega de bons conteúdos e também de campanhas de marketing focadas nisso.
O bom de tudo isso é que, diferentemente de investimentos em mídias físicas na cidade, os valores cobrados na internet são bem menores, o que facilita para negócios que começaram recentemente ou têm pouca verba para estratégias de marketing digital. A criação de perfis em redes sociais e a presença no Google Empresas, por exemplo, é grátis e o investimento em anúncios pagos pode ser iniciado com valores acessíveis.
Quais as vantagens de investir em campanhas de marketing para o seu negócio?
Com a constante busca por informações e o famoso “namoro” dos clientes por um produto antes de comprá-lo, oferecer ao consumidor informações de maneira online sobre o que vende é fundamental. Aliás, cai cada vez mais o número de clientes que saem de casa à procura de um produto que não sabem se há estoque, compatibilidade, maneiras de uso ou valor.
Já a quantidade de pessoas que fazem uma pesquisa, mesmo que breve, sobre o que vão comprar, tende apenas a crescer, visto a economia de tempo, combustível e outros custos. Quando sua loja física investe em campanhas de marketing, além de atingir aquele consumidor que busca produtos pela internet, ela ainda proporciona a praticidade de o cliente testar e ver o produto em mãos, sem a necessidade da espera. Além disso, há ainda outros benefícios em contar com uma estratégia de marketing digital para vender mais. Confira alguns abaixo:
- Aumento da visibilidade: a famosa frase da publicidade “quem não é visto, não é lembrado” é, de fato, uma verdade, afinal, se a sua loja não investe em campanhas de marketing, a visibilidade dela se limitará apenas para quem passa em frente à vitrine. Mas, se houver investimento em marketing, é possível tornar o seu negócio mais aparente nas redes sociais, buscadores e outras plataformas.
- Posicionamento digital: um posicionamento digital é capaz de fidelizar clientes. Provavelmente você já tenha visto uma loja com posicionamento marcante, que oferece sempre novidades, promoções, e que antes de pesquisar em algum outro local, muitos consumidores vão direto em suas páginas para saber o que há de novo.
- Engajamento e relacionamento com clientes: sua loja tem relacionamento e proximidade com os clientes? Com campanhas de marketing e ativação no meio digital, é possível aumentar o relacionamento com clientes e não limitar esse contato através apenas de uma visita dele na loja. Além disso, é possível ter maior engajamento com os conteúdos gerados, o que atrai mais pessoas para seu negócio.
- Baixo custo de divulgação: criar uma rede social e estar presente no Google é grátis, além disso, criar campanhas iniciais de marketing digital também não exige alto investimento. Tudo isso pode ser feito facilmente através de um celular ou um computador simples, o que torna a facilidade ainda maior.
- Diferenciação da concorrência: estar um passo à frente da concorrência é importante para chegar antes ao cliente e, com o marketing digital, sua loja conseguirá atingir mais pessoas. Além disso, mesmo que seu concorrente também invista neste meio, o pioneirismo da sua loja falará mais alto e já terá conseguido conquistar consumidores.
9 estratégias online para aumentar as vendas de uma loja física
Agora que você já sabe algumas vantagens em investir em campanhas e estratégias de marketing digital para venda de produtos, é importante descobrir algumas estratégias para aumentar a visibilidade da sua loja no meio digital, seja através de redes sociais ou outras plataformas.
Com o mercado cada vez mais competitivo, adotar boas estratégias é fundamental para vender mais e alcançar o sucesso. E como aumentar as vendas depende de cada nicho de negócio, é importante entender alguns fatores para saber como gerar maior conexão entre a marca, a estratégia e o consumidor. Para isso, é necessário se atentar a alguns pontos como:
1. Conheça o seu público-alvo
É importante saber quem é a persona que consumirá seus conteúdos e produtos. Entender qual é sua idade, profissão, perfil, ocupação, interesses e demais informações é importante para montar uma campanha mais efetiva. Para conseguir essas informações é possível fazer um levantamento dos clientes atuais e também através de enquetes nas redes sociais.
2. Faça uma análise da sua concorrência
Analise o que sua concorrência tem feito no marketing digital para que possa se diferenciar e entregar um conteúdo melhor. Além disso, entenda quais são os questionamentos dos clientes, os comentários, as publicações com maior engajamento, entre outros.
3. Defina quais são os seus objetivos
É importante definir objetivos claros antes de começar a colocar em prática as estratégias online. Pense, por exemplo, em como vender determinado produto, conquistar mais clientes, divulgar uma promoção, entre outras possibilidades para sua loja online. Essa definição é importante para que possa gerar conteúdos e ações mais efetivas.
4. Tenha um bom site institucional
Mesmo que você não venda através de um site, é importante ter um. Por meio dele, é possível alcançar um bom posicionamento no Google, principalmente com boas estratégias de SEO e o principal, pode alcançar esse resultado de forma orgânica. Um blog bem construído, com informações relevantes sobre seus produtos e serviços também é fundamental.
5. Crie conteúdo de qualidade em todos os canais
Seja no site, redes sociais, marketplaces ou outras plataformas, é importante criar conteúdo de qualidade, como dicas sobre seus produtos, facilidade, oportunidades e demais informações que ajudem o consumidor com algo que precisa, isso através de fotos, vídeos ou texto.
6. Invista em estratégias de SEO
O tráfego orgânico através de SEO pode melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisas nas plataformas de busca, como o Google, através de estratégias. Para isso, utilize palavras-chave em títulos, meta descrições, URLs, implemento de links externos, boa experiência ao usuário, descrição de produtos, dentre outras possibilidades.
7. Faça anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados, principalmente nas redes sociais, não exigem alto investimento e podem ter um grande alcance. Para isso, tenha um objetivo, estude sobre a plataforma e crie os conjuntos de anúncios sobre produtos, promoções, serviços, oportunidades e outros — sempre tendo em mente qual público você quer impactar.
8. Mantenha as redes sociais ativas
Sua rede social está abandonada? Então, é hora de colocar ela em ação. Redes sociais ativas permitem que os clientes depositem maior credibilidade na sua loja. Além disso, faz com que as plataformas entreguem conteúdo com maior frequência, já que ficar muito tempo sem postar pode afetar o desempenho orgânico das suas redes sociais.
9. Invista na integração entre loja física e canais online
Essa é uma boa estratégia para vender com mais efetividade, imagine que seu cliente possa tirar dúvidas e reservar produtos de maneira online e posteriormente comprar na loja, ou, então, que ele possa ter o mesmo atendimento, tanto de maneira online, quanto no presencial. Isso faz com que o engajamento dele com o seu negócio seja muito maior.
Marketing digital: uma maneira de aumentar as vendas e lucrar mais!
Se você pensa que loja física não se mistura com uma boa estratégia de marketing digital, chegou a hora de abolir esta ideia. A conexão entre a venda física e as estratégias de marketing digital está cada vez mais firme e essencial para aproximar clientes, vender mais e aumentar o lucro.
Mas, além disso, é importante focar também em uma mescla de qualidade, afinal, de nada valerá uma campanha de marketing bem trabalhada se o cliente chegar e se deparar com uma loja bagunçada e com equipe despreparada, não é mesmo?! Para isso, focar em treinamento de equipe, organização, coerência, bom atendimento e conectividade de canais é super importante.
Por fim, e não menos importante, focar em ferramentas de cobrança tecnológicas, seguras e práticas também é essencial. Para isso, a Point Tap do Mercado Pago, por exemplo, pode facilitar operações, proporcionando mais agilidade e praticidade no processo de pagamento ao transformar seu celular em uma máquina de cartão de crédito.
Em outras palavras, focar na organização, tanto do ambiente online, quanto do ambiente físico do seu negócio, é a chave para aumentar vendas, lucro e o sucesso a longo prazo da sua loja, conquistando mais clientes e vendendo cada vez mais.
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