O ano de 2020 acelerou processos e marcou a vida das pessoas de diversas formas. O exemplo mais comum é a transformação digital que mudou o jeito de aprender, conversar, consumir, empreender e tantas outros hábitos.
Com tantas mudanças em curso, a previsão é que até 2030 todas as organizações do mundo - desde companhias de software e tecnologia até empresas de alimentação - tenham algum tipo de produto digital, segundo a pesquisa da Forrester. A seguir, confira tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de venda de produtos digitais.
Também conhecidos como infoprodutos, os produtos digitais são criados e comercializados no meio online, sem precisar de uma estrutura física para armazenamento ou entrega.
Provavelmente, você já comprou ou adquiriu de forma gratuita algum deles. Basta pensar nos manuais ou guias para download, o curso ou evento online ofertado na internet e o áudio disponível em forma de narração, debate ou entrevista.
Esses são alguns dos produtos digitais mais populares. O documento para leitura recebido no e-mail também é chamado de livro digital ou e-book. Já a gravação em áudio é o podcast.
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A vantagem dos produtos digitais é o potencial de venda ilimitado e possibilidade de se tornar rapidamente um negócio escalável. Veja as dicas para criar um infoproduto lucrativo agora mesmo.
A escolha do segmento do seu produto digital é necessária para avaliar se você consegue produzir sozinho o conteúdo do material ou se precisa envolver outros profissionais com competências no assunto que será explorado. Essa etapa é importante também porque vai nortear todo o trabalho para compreender onde ofertar o produto, a linguagem que será utilizada, análise da concorrência, entre outros.
Entender seu público-alvo vai ajudar a criar diversas estratégias para aquisição de clientes, indo de encontro com as necessidades e expectativas deles. Sendo assim, você fica mais apto para oferecer um formato compatível com as preferências, preço acessível, abordagem de comunicação correta e canais de venda apropriados.
Depois que você conhece seu público-alvo, estude a concorrência. Dessa forma, você ganha referências de infoprodutos como os seus e entende quais são as opções mais buscadas para se inspirar e criar diferenciais. Além disso, você avalia outros itens que podem ser melhorados, como preços e métodos de pagamento.
Depois que você tem um material de pesquisa, é mais fácil pensar nas possibilidades de formato dos seus produtos digitais - lembrando que não precisa ser limitado. Para atender a diferentes perfis de clientes e se diferenciar com oportunidades de venda, é recomendável oferecer mais de uma opção. Por exemplo, um podcast pode ser fácil de ser acessado no carro ou transporte público. Já um e-book pode ser um incentivo visual ou uma informação fácil de ser recuperada depois.
O preço dos produtos digitais depende de alguns fatores, como assunto tratado e formato fornecido. Nessa etapa, avalie os custos de produção, mão de obra utilizada, gastos com hospedagem do material e marketing digital.
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Com todas essas dicas, estratégias de venda estruturadas e descrições persuasivas, com certeza, você vai alcançar os compradores ideais, ganhar visibilidade e firmar autoridade na internet.
Os infoprodutos, quando bem divulgados, são vendidos com facilidade. Sem contar que os produtos digitais oferecem várias vantagens para quem vende e compra. Agora, você pode empreender com baixo custo de investimento ou, em alguns casos, nenhum. Comece suas vendas agora e conquiste uma infinidade de clientes!