Além do grande número de desempregados gerado pela pandemia da COVID-19, outro fator de impacto no mercado de trabalho foi a participação das mulheres: é a menor registrada nos últimos 30 anos. De acordo com um levantamento realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o número de mulheres trabalhando no Brasil no terceiro trimestre de 2020 ficou em 45,8%, o mais baixo desde 1990.
Com essa realidade e chegando perto do Dia Internacional da Mulher, fica evidente a importância de apoiar o empreendedorismo feminino, possibilitando às mulheres mais oportunidades de começar um novo negócio. Principalmente pelo fato de que, segundo o Sebrae, mais mulheres têm se tornado "chefes de domicílio" a cada ano.
A pesquisa do Sebrae ainda revelou outros dados interessantes sobre a participação feminina à frente de empresas brasileiras. As mulheres, atualmente, representam cerca de 34% dos donos de negócios no Brasil, com um número que passa dos 9 milhões. Entre os MEIs (microempreendedores individuais), elas já são quase metade (48%).
Na comparação com o público masculino, o perfil dessas empreendedoras é mais jovem e com um nível de escolaridade 16% superior. Ou seja, são mais capacitadas. No entanto, elas ainda ganham 22% menos do que eles.
Outro ponto que traz à tona a desigualdade do mercado de trabalho e na liderança empresarial feminina é o acesso a crédito. A média a que as empresárias têm acesso é de R$13 mil a menos que os homens. Mas as taxas chegam a ser ainda mais altas, mesmo que a inadimplência entre elas seja menor.
Ciente dessa triste realidade, o Mercado Pago tem soluções para que as mulheres possam ter as mesmas oportunidades na hora de empreender, e para que possam criar seus negócios, gerir suas rendas e, é claro, realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos algumas ferramentas para impulsionar o empreendedorismo feminino no Brasil, como:
Para ter acesso mais rápido ao dinheiro de suas vendas e serviços prestados, e poderem investir de volta no negócio, as mulheres também podem escolher recebimentos instantâneos através da antecipação de dinheiro (Dia Zero) ou contando com o Pix como meio de pagamento. As duas opções oferecem taxas que cabem no orçamento de qualquer empresa e ajudam a ter um retorno mais rápido dos valores, facilitando a gestão financeira.
Para poder escolher qual o melhor canal de vendas para o seu negócio, com Mercado Pago também é possível usar um e-commerce e criar um processo de pagamento seguro e intuitivo com o Checkout Pro, por exemplo. Mas se a ideia é usar as redes sociais para vender online, o link de pagamento permite fazer cobranças a distância por Instagram, Facebook e WhatsApp com uma ótima experiência para a empreendedora e para seus clientes.
Além de tudo isso, as mulheres também contam com mais segurança na hora de oferecer seus produtos e serviços. Isso porque o Mercado Pago oferece um sistema antifraude completo, garantindo que somente transações realmente suspeitas sejam recusadas, e também o Programa de Proteção ao Vendedor, que tem uma cobertura completa contra chargebacks e contestações de pagamento. Isso quer dizer que você não perde vendas e evita dores de cabeça.
Para que as mulheres possam investir em seus negócios sem dores de cabeça, o Mercado Pago também dá aquele empurrãozinho através do Empréstimo Mercado Pago¹. Com um processo completamente on-line, ele oferece financiamentos para que empreendedoras de todos os tipos tenham acesso aos valores que precisam sem burocracia e com taxas justas - que podem ser pagas, inclusive, através das vendas realizadas com Mercado Pago.
Quem está começando no mundo dos negócios precisa de toda a ajuda possível, principalmente na hora de organizar suas finanças. Por isso, o Mercado Pago também oferece uma conta digital cheia de vantagens, como: gratuidade na adesão e sem mensalidades, cartão físico de débito, saques via código QR, cartão virtual para compras on-line, transferências gratuitas entre contas Mercado Pago, TEDs e Pix sem custos, gestão financeira via app, entre muitas outras.
Graças ao Conexão Mercado Pago, as empreendedoras têm acesso a diversas informações importantes para começarem seu negócio com o pé direito. Lá, além de conteúdos sobre o mundo do e-commerce - que traz milhares de novas oportunidades para quem quer vender com mais facilidade -, também é possível encontrar uma seção específica para MEI, outra com dicas para vender e uma apenas sobre contas e finanças.
Outro benefício da conta Mercado Pago é que todo o dinheiro que fica disponível lá rende mais que a poupança. E você nem precisa investir valores. É só deixar saldo em conta e acompanhar os números aumentando a cada dia. Uma ótima oportunidade para que as empresárias vejam seus ganhos multiplicados.
A Michelle Fernandes já experimenta todas essas vantagens em seu negócio, a Boutique de Krioula. Ela acabou ficando desempregada em 2012 e viu na situação uma oportunidade de investir em uma empresa própria. Com um e-commerce estabelecido, passou a vender turbantes produzidos com material especial. Hoje, conseguiu aumentar ainda mais suas vendas contando com o checkout do Mercado Pago e com o link de pagamento para vendas por WhatsApp.
O Mercado Pago tem como missão democratizar o comércio eletrônico e trabalha para oferecer as melhores condições para seus clientes, possibilitando assim que as empreendedoras tenham mais sucesso em seus negócios.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.