Você sabia que ter uma conta PJ pode te ajudar a gerenciar melhor seu negócio? Apesar de não ser obrigatória, ela é fundamental para auxiliar na organização das finanças, como na separação das contas pessoais e empresariais, contratação de empréstimo com mais facilidade ou um cartão de crédito com benefícios exclusivos.
A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre uma conta PJ.
Uma conta PJ é uma conta bancária onde o titular não é você - pessoa física e sim sua empresa - pessoa jurídica. Ela é voltada para empresas de diversos tamanhos. Os serviços oferecidos podem facilitar a sua organização financeira, reduzir taxas, ajudar a receber pagamentos pela internet, entre outros. A melhor conta é aquela que consegue atender às necessidades do negócio.
Um dos principais benefícios de uma conta PJ é manter a saúde financeira da sua empresa, permitindo que você separe as finanças do negócio das finanças pessoais. O ideal é que você evite pagar gastos pessoais através da sua conta PJ, que deve ser utilizada apenas para quitação de débitos da sua empresa.
Você pode transferir o dinheiro da sua conta PJ para uma conta pessoal e fazer o pagamento das suas contas através dela. Isso vai ajudar a saber, em detalhes, o que pertence à sua empresa ou não, facilitando seu controle financeiro, além de possibilitar o cálculo correto das entradas e saídas do negócio ou pagamento de fornecedores.
Veja um resumo dos benefícios práticos da conta PJ:
Antes de escolher uma conta PJ, é importante entender as necessidades do seu negócio, considerando os pagamentos que precisa receber, as transferências que precisa fazer e tantos outros requisitos.
Selecionamos os principais pontos de atenção na hora de escolher a melhor opção:
Um dos pontos essenciais quando se fala em contas digitais é a diminuição da burocracia, começando pela abertura da conta. Nesse sentido, a modalidade digital PJ deve oferecer cadastro rápido e pela internet – que pode ser feito em poucos minutos.
Muitas contas digitais oferecem também cartões de crédito e débito sem as famosas anuidades. Além disso, essa vantagem pode se aplicar às transferências, como Pix, TED e DOC, que contam com gratuidade ou taxas mais competitivas.
É fundamental saber quais são as taxas cobradas pela instituição. Como as contas digitais PJ não precisam da mesma estrutura do modelo tradicional, muitas delas não cobram taxas de operação, por exemplo: tarifas de manutenção de conta e taxas de cheque especial. Procure por uma opção que reduza ao mínimo as taxas dos serviços que você mais utiliza.
A conta digital pode proporcionar benefícios também quando você precisa de crédito para investir no crescimento do seu negócio. Afinal, é possível fazer as simulações e contratar direto da sua casa, de forma rápida, sem processos demorados.
Não tem com o que se preocupar. Geralmente, as instituições financeiras vêm utilizando protocolos rígidos de segurança para sua proteção, ou seja, você pode ficar tranquilo que o dinheiro está seguro.
👉Leia mais: Saiba como funciona o microcrédito para pequenos negócios
Apesar de não ser obrigatória, a conta PJ pode ser a solução que você precisa para melhorar a gestão financeira de maneira simples e sem burocracia, além de ter acesso às melhores condições de empréstimos e muitas outras vantagens.