Não dá para fugir, quem é lojista ou comerciante sabe que a maioria dos clientes prefere fazer os pagamentos usando um cartão de débito ou crédito. E os números não deixam mentir, de acordo com as últimas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgados pelo Banco Central, o Brasil conta com 134 milhões de cartões de crédito ativos e outros 167 milhões de cartões de débito.
Seguindo essa tendência, em 2021, 56% dos microempreendedores e pequenas empresas possuíam uma maquininha de cartão. Esse percentual cresceu 43% em cinco anos, sendo que em 2016, apenas 39% dos empresários contavam com o aparelho. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Sebrae.
Tanta procura por maquininhas de cartão também significa que existem diversas credenciadoras oferecendo o produto. Ou seja, se você está precisando de uma e tem dúvidas sobre a melhor opção, fica tranquilo, separamos dicas essenciais para você tomar a melhor decisão para o seu negócio.
📖No topo do mercado: como escolher a melhor maquininha de cartão
Antes de escolher uma maquininha de cartão, é importante verificar as possibilidades oferecidas quanto ao pacote de serviços e custos, por exemplo. A seguir, reunimos os principais pontos de atenção.
Com a variedade de modelos de maquininhas disponíveis no mercado, um dos primeiros cuidados é sobre as mensalidades e suas regras de cobrança. Hoje, existem opções que cobram valores fixos ou o valor varia de acordo com o faturamento mensal. Também é possível encontrar máquinas sem custos, desde que você compre o aparelho.
Mas, afinal, comprar ou alugar uma maquininha de cartão? A resposta depende da realidade do seu negócio e do investimento financeiro que deseja fazer no momento. A vantagem da compra é não precisar mais ficar se preocupando com os pagamentos das mensalidades.
A maioria das maquininhas aceitam as principais bandeiras de cartão, mas, além dessas, é importante considerar se atende a sua clientela. Essa é uma estratégia válida, principalmente, para algumas regiões específicas do país.
Outra observação é quanto aos serviços extras oferecidos, por exemplo recarga de celular e Pix. Vale considerar também alguns atrativos adicionais de tecnologia, como gestão com armazenamento em nuvem.
A cada venda realizada na maquininha, é cobrada uma taxa que cobre os custos com a operação. Esses valores descontados acontecem de forma automática pelas credenciadoras, sendo que o valor restante é depositado na conta do lojista.
Para aproveitar as melhores condições e contar com bons benefícios, é recomendável verificar e comparar as taxas cobradas.
Como o recebimento das vendas no cartão de crédito e débito não é imediato, outra dica é se atentar aos prazos e condições oferecidas para as antecipação dos recebíveis. Esse cuidado é para ajudar no planejamento financeiro da empresa, evitando ficar sem dinheiro na conta.
Por último, não se esqueça de analisar o impacto de uma maquininha de cartão para o seu negócio, considerando os custos financeiros no presente e no futuro. Se o momento for apropriado para comprar ou alugar uma, procure entender as opções ideais para o seu operacional. Entre os modelos disponíveis no mercado:
Uma maquininha de cartão pode tornar seus pagamentos mais práticos e atrativos, melhorando a experiência dos seus clientes e, até mesmo, seus sistemas de gerenciamento, por exemplo. Mas para não ter dores de cabeça depois da escolha, vale considerar os pontos de atenção citados acima.
💡 Leia também:
Volta às aulas: como preparar seu negócio e vender mais
7 passos para implantar um delivery de sucesso em seu negócio
Transforme a experiência de compra do seu negócio com pagamentos NFC
Maquininha no celular: transforme seu celular em uma maquininha
Point Tap: a nova solução Tap to phone do Mercado Pago