Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Máquina de cartão: saiba como escolher uma perfeita para o seu negócio

Confira as dicas para encontrar a opção que realmente atenda às suas necessidades operacionais
Três modelos diferentes de maquininhas de cartão do Mercado Pago.

Não dá para fugir, quem é lojista ou comerciante sabe que a maioria dos clientes prefere fazer os pagamentos usando um cartão de débito ou crédito. E os números não deixam mentir, de acordo com as últimas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgados pelo Banco Central, o Brasil conta com 134 milhões de cartões de crédito ativos e outros 167 milhões de cartões de débito.

Seguindo essa tendência, em 2021, 56% dos microempreendedores e pequenas empresas possuíam uma maquininha de cartão. Esse percentual cresceu 43% em cinco anos, sendo que em 2016, apenas 39% dos empresários contavam com o aparelho. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Sebrae

Tanta procura por maquininhas de cartão também significa que existem diversas credenciadoras oferecendo o produto. Ou seja, se você está precisando de uma e tem dúvidas sobre a melhor opção, fica tranquilo, separamos dicas essenciais para você tomar a melhor decisão para o seu negócio.


4 dicas para escolher a melhor maquininha de cartão


Antes de escolher uma maquininha de cartão, é importante verificar as possibilidades oferecidas quanto ao pacote de serviços e custos, por exemplo. A seguir, reunimos os principais pontos de atenção.

1. Identifique se cobram mensalidade


Com a variedade de modelos de maquininhas disponíveis no mercado, um dos primeiros cuidados    é sobre as mensalidades e suas regras de cobrança. Hoje, existem opções que cobram valores fixos ou o valor varia de acordo com o faturamento mensal. Também é possível encontrar máquinas sem custos, desde que você compre  o aparelho.  

Mas, afinal, comprar ou alugar uma maquininha de cartão? A resposta depende da realidade do seu negócio e do investimento financeiro que deseja fazer no momento. A vantagem da compra é não precisar mais ficar se preocupando com os pagamentos das mensalidades. 

2. Analise as bandeiras aceitas e serviços extras


A maioria das maquininhas aceitam as principais bandeiras de cartão, mas, além dessas, é importante considerar se atende a sua clientela. Essa é uma estratégia válida, principalmente, para algumas regiões específicas do país. 

Outra observação é quanto aos serviços extras oferecidos, por exemplo recarga de celular e Pix. Vale considerar também alguns atrativos adicionais de tecnologia, como gestão com armazenamento em nuvem. 

3. Faça os cálculos das taxas sobre as operações


A cada venda realizada na maquininha, é cobrada uma taxa que cobre os custos com a operação. Esses valores descontados acontecem de forma automática pelas credenciadoras, sendo que o valor restante é depositado na conta do lojista. 

Para aproveitar as melhores condições e contar com bons benefícios, é recomendável verificar e comparar as taxas cobradas

4. Entenda os prazos e condições de recebimento


Como o recebimento das vendas no cartão de crédito e débito não é imediato, outra dica é se atentar aos prazos e condições oferecidas para as antecipação dos recebíveis. Esse cuidado é para ajudar no planejamento financeiro da empresa, evitando ficar sem dinheiro na conta. 


Entenda os modelos e avalie a sua necessidade


Por último, não se esqueça de analisar o impacto de uma maquininha de cartão para o seu negócio, considerando os custos financeiros no presente e no futuro. Se o momento for apropriado para comprar ou alugar uma, procure entender as opções ideais para o seu operacional. Entre os modelos disponíveis no mercado:

 

seta2 POS (Point of Sale): fixa, normalmente, instalada em balcões e caixas e ligada à linha telefônica. Com ela, é possível pedir autorização da transação, registrar operações feitas com cartão de crédito ou débito e imprimir comprovante de venda.

seta2 mPOS: móvel (sem fio) e conectada no celular (chip). Muito usada em negócios que não contam com uma estrutura física.

seta2 PDV (Ponto de Venda): faz a integração com o sistema de automação comercial.

seta2 Captura pelo celular: faz a transação de pagamento no celular mediante a autorização do cliente. Geralmente, usada por MEIs.



Conte com uma maquininha de cartão e amplie suas opções de pagamentos 


Uma maquininha de cartão pode tornar seus pagamentos mais práticos e atrativos, melhorando a experiência dos seus clientes e, até mesmo, seus sistemas de gerenciamento, por exemplo. Mas para não ter dores de cabeça depois da escolha, vale considerar os pontos de atenção citados acima.

 

melhores formas de pagamento com mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados