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5 ideias de mensagem do Dia do Cliente para atrair atenção

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 13, 2025 11:00:00 AM

Independente de você ter um negócio e ser empreendedor, em algum lugar você é “cliente”, certo?! Então, você sabe que ser bem atendido, receber um mimo inesperado ou até uma simples mensagem de agradecimento pode marcar positivamente a experiência de compra — e inclusive influenciar a sua decisão de voltar ou não.

É exatamente por isso que o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma oportunidade valiosa para quem empreende. Mais do que uma data comemorativa, é uma chance de se destacar no meio da concorrência, reforçar vínculos com quem apoia o seu negócio todos os dias e ainda estimular novas vendas com ações simples, criativas e estratégicas.

Quer aproveitar esse momento para criar conexões reais e fortalecer sua marca na memória dos seus clientes? A seguir, veja ideias para transformar o Dia do Cliente em uma campanha de peso, do jeitinho que seu público merece.

 

A importância do Dia do Cliente

Sem cliente não tem venda, e sem venda não tem crescimento. Por isso, o Dia do Cliente foi criado para celebrar e valorizar quem escolhe, confia e indica o seu negócio. E ao criar campanhas pensadas para a data, o seu negócio mostra o quanto valoriza quem está ali, apoiando o empreendedorismo e caminhando ao lado do seu crescimento.  

E, para começar, você pode criar uma mensagem bem pensada, que além de reforçar a identidade da sua marca, ainda vai tocar de maneira positiva quem a lê. Mas não só isso. Ela também deve ter um propósito claro e ser o centro de uma campanha completa, com ações criativas e bem alinhadas com o perfil do seu público. Afinal de contas, ninguém deseja se sentir apenas como “um número”. É sobre fazer o seu cliente se sentir especial e valorizado.

 

5 ideias de mensagem do Dia do Cliente

O segredo para uma boa mensagem está na forma como ela conversa com o seu consumidor. Seja com humor, gratidão ou emoção, a intenção é criar identificação e mostrar que eles são parte fundamental da história do seu negócio. O resultado? Fidelização de clientes!

Veja algumas ideias e como elas podem inspirar campanhas especiais:

1. "Hoje é seu dia, mas quem comemora somos nós — por ter você com a gente!”

Uma mensagem com tom de gratidão sempre aquece o coração e mostra que você reconhece a confiança e o apoio de quem escolhe comprar com você e sua marca. Dica de ação: distribua pequenos mimos, brindes personalizados ou até mensagens escritas à mão.

2. “Cliente bom a gente não deixa escapar”

Aqui, você pode explorar o bom humor, se essa já for uma característica da sua marca, trazendo um tom mais amigável para a comunicação que, com certeza, captará a atenção do público. Dica de ação: crie descontos exclusivos, produtos surpresa ou combos com nomes criativos.

3. “Empresas nascem de ideias. Mas são os clientes que as mantêm vivas”

Essa tem um tom mais inspirador e é perfeita para mostrar que você valoriza cada escolha feita pelos seus clientes, além de reconhecer o papel deles na construção do seu negócio. Dica de ação: faça colaborações com outros empreendedores ou lance produtos e serviços novos nessa época.

4. “A gente cria, você opina. A gente melhora, você volta”

Tom colaborativo que mostra que a opinião do cliente é levada a sério e que você está sempre buscando melhorar. Dica de ação: convide clientes a responder uma pesquisa rápida, dar notas aos produtos ou enviar sugestões, e ofereça algo em troca, como um cupom de desconto e frete grátis.

5. “Hoje é o seu dia, e o presente é nosso. Vem buscar!” 

Essa é a mensagem mais clássica e cria um clima ideal para uma ação promocional. Dica da ação: crie uma oferta válida só para o Dia do Cliente, ativando os gatilhos mentais de urgência. Pode ser um desconto, um presente em compras acima de determinado valor ou um sorteio.

 

Além da mensagem do Dia do Cliente, aplique estratégias

Usar uma mensagem especial já é um ótimo passo, mas você pode aproveitar a data para entender mais sobre o seu negócio e o comportamento dos seus clientes para, assim, aprimorar sua gestão empresarial a partir das respostas da campanha. 

Veja algumas estratégias simples que você pode aplicar:

  • Verifique os produtos/serviços mais vendidos: os indicadores de vendas ajudam a entender o que o público gosta e a planejar novas ofertas com mais chance de sucesso.

  • Entenda o horário de maior movimentação: saber quando os seus clientes costumam comprar ou interagem mais permite que você direcione melhor suas ações e postagens.

  • Busque entender as dores dos consumidores: use essa data para se aproximar e ouvir realmente o cliente. Quais são seus desafios? Como seu produto ou serviço pode ajudar?
  • Crie metas e avalie os indicadores de vendas: aproveite para definir as metas de vendas e acompanhar alguns indicadores de venda como ticket médio e taxa de conversão. 

  • Atraia e fidelize clientes: além de atrair novos consumidores, pense em formas de manter os antigos por perto. Pode ser com programas de fidelidade, descontos para clientes frequentes ou convites para grupos exclusivos, além de mimos especiais.

  • Colete os feedbacks e veja onde melhorar: use formulários ou abrir uma caixinha de perguntas nas redes sociais. O importante é ouvir e agir com base no que foi dito.

 

Use uma mensagem do Dia do Cliente como estratégia central!

Criar uma mensagem do Dia do Cliente é só o começo; o verdadeiro impacto está em como você transforma esse gesto em conexão, vendas e crescimento. 

Com criatividade e estratégia, dá pra ir muito além de uma simples homenagem. Então, que tal surpreender seus clientes este ano e mostrar que eles são parte essencial do seu sucesso? Inspire-se, planeje e comece agora a construir uma ação memorável!

 

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