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Gestão de vendas: organize sua loja para o fim de ano em 7 passos

8 min de leitura Atualizado em 18/12/2024
Mercado Pago: imagem de uma empreendedora vestindo uma blusa de manga longa branca e gorro de Natal sentada à mesa de trabalho enquanto digita em seu notebook para fazer a gestão de vendas de sua loja. Ao fundo, é possível ver uma pessoa que também está no escritório da loja, que está enfeitada para as festas de fim de ano.
Gestão de vendas: organize sua loja para o fim de ano em 7 passos
12:23

O período das festas de fim de ano é, sem dúvida, uma das épocas mais aguardadas tanto pelos consumidores, como principalmente pelos donos de negócios — até porque, esse período carrega uma das datas mais lucrativas do ano, permitindo que as vendas aumentem de forma significativa, proporcionando grandes oportunidades de crescimento.

“Ah, mas será que esse período realmente é lucrativo?”. Sim! De acordo com uma pesquisa da Meta, 89% dos consumidores têm a intenção de fazer compras durante esse período, o que destaca a importância do Natal para o comércio e o potencial de vendas elevado que ele representa, sendo um grande motivador desses altos números, já que ele é responsável pelas compras voltadas a presentes, itens natalinos, decoração, comidas típicas, entre outros. 

É claro que há outras datas ao longo do ano, como o Dia das Mães, por exemplo, que também movimentam muito o comércio. Mas não se esqueça que o Natal acontece depois de outra data que impulsiona as vendas: a Black Friday, e muitas pessoas já começam as suas compras nesse período para aproveitar as ofertas e vantagens.

Além disso, o brasileiro ainda tem um empurrãozinho a mais nesse período graças ao 13º salário, que chega na conta entre novembro e dezembro. Esse fator é importante e faz com que as pessoas injetem mais dinheiro no mercado e, como se trata de uma das únicas épocas do ano em que os consumidores têm esse “extra” no bolso, ter atenção à época se torna ainda mais importante para uma boa gestão de vendas.

Em outras palavras, se organizar e preparar o comércio para as festas de final de ano e datas comemorativas é fundamental para o crescimento, e isso pode ser alcançado através de uma gestão de vendas eficiente, que visa aumento de vendas, lucro e planos para o próximo ano.

Gestão de vendas: o que é e como pode ajudar nos períodos de alta demanda?

A gestão de vendas é um processo de planejamento, organização e controle de demandas relacionadas ao comércio de produtos ou de serviços; e o seu objetivo principal é potencializar os resultados e aumentar as vendas da equipe, envolvendo assim o cumprimento de metas, crescimento e a fidelização dos clientes.

Aliás, investir em gestão de vendas é tarefa necessária para todos os negócios que visam aumento de vendas constante e crescimento sustentável. Focar nessa estratégia, principalmente em datas comemorativas como as festas de final de ano, pode facilitar as ações e trazer mais otimização, tanto no atendimento ao cliente, quanto na eficiência operacional e, claro, no alcance de resultados.

Diferentemente do que muitos donos de negócio pensam, datas comemorativas como esta não funcionam apenas para vender mais, mas, também, vender de maneira inteligente, com gerenciamento e controle total. Essa gestão faz com que seja necessário um planejamento de estoque, preparação da equipe, ações de marketing direcionadas aos clientes e maneiras de atender melhor e fidelizar o consumidor.

E a gestão de vendas não para por aí, viu?! Afinal de contas, ela também tem como função apresentar uma panorama geral do negócio, facilitando o seu controle — é neste momento que os gargalos começam a ser expostos, tudo isso para que os ajustes de estratégias possam ser feitos, além também da possibilidade de coletar dados estratégicos. 

Por que fazer gestão de vendas é importante?

Os períodos de alta demanda, como as festas de final de ano, exigem um esforço maior das lojas, isso porque a procura faz com que as equipes fiquem sobrecarregadas, o estoque esteja sempre em extremos e até mesmo exista possibilidade de erros. Com isso tudo no limite, a pergunta que fica é: como aproveitar esse bolo de oportunidades tendo uma correria diária na busca por vendas? 

A resposta é uma só: através de uma boa gestão de vendas é possível garantir que todos os processos sejam realizados com excelência e o seu negócio ainda possa usufruir de vantagens para fidelizar clientes para o próximo ano. 

Além destes pontos, outros que se destacam são:

  • Facilidade na compreensão e a adaptação aos desafios do mercado: seu negócio já passou por dúvidas de como se adaptar aos gostos e tendências do consumidor? Se sim, saiba que a gestão de vendas possibilita uma melhor adaptação, já que através dela será possível analisar produtos mais vendidos, comportamentos do consumidor e o desempenho da equipe. Com isso, é possível ajustar rotas e estratégias para encarar as mudanças.

  • Aumento da produtividade: uma equipe com metas alinhadas é importante para o seu negócio? Então, saiba que a gestão de vendas pode fazer com que haja um melhor alinhamento nessas metas. Com isso, é possível explorar o máximo das oportunidades de mercado, como surfar a onda de uma nova tendência, por exemplo. 

  • Criação de um ambiente colaborativo de informação compartilhada: se o seu negócio tem dificuldade em reunir informações e tem elas muito dispersas, saiba que isso é prejudicial na hora de entregar uma boa experiência do cliente. Utilizando de uma plataforma que faça a gestão de vendas, por exemplo, é possível reunir informações, mantê-las em um único ambiente e de maneira compartilhada entre toda a equipe.

  • Aumento da assertividade em todos os processos: sem uma boa gestão, é possível que alguns processos se saiam melhores que outros, isso se deve ao fato de uma maior dedicação com algum processo específico, ou maior facilidade no controle, deixando com que outros processos que também são importantes fiquem para trás. Ter uma gestão de vendas eficiente fará com que a assertividade se iguale, proporcionando equilíbrio no todo.

  • Garantia à força de vendas de ferramentas e técnicas de trabalho ideais para alcançar seus objetivos: sabe aquela equipe fantástica de vendas que ainda não conseguiu encaixar? Pois é, é possível que ela não tenha ferramentas de vendas facilitadoras e precisem até mesmo organizar suas vendas através de um caderno e caneta. Isso diminui a produtividade e faz com que a equipe fique sobrecarregada. Implantando a gestão de vendas esse cenário pode ser facilmente mudado.

  • Melhoria da experiência do cliente (customer experience): a experiência do consumidor vem de um atendimento personalizado, de uma dedicação ao relacionamento, de ferramentas que automatizam o contato e deixam o atendimento mais ágil, entre outras. Através de uma gestão de vendas é possível entender os comportamentos do consumidor para entregar essa boa experiência.

  • Monitoramento de dados na rotina: seu negócio tem algum problema na reunião de dados de clientes no dia a dia? Estes dados são fundamentais para melhorar o relacionamentos e entregar um atendimento mais personalizado. Com a gestão de vendas é possível ter esse monitoramento automatizado e de forma simples, facilitando o controle.


7 formas de fazer uma gestão de vendas eficiente durante as festas de final de ano

Cuidado com as estratégias e ações nunca é demais, não é mesmo?! Ter atenção redobrada em aplicar boas estratégias, tanto na gestão de vendas, como em ações de marketing, por exemplo, fará com que seu negócio consiga vender muito mais, melhorar a experiência de atendimento ao cliente, lucrar e desenhar o ano de 2025 com mais facilidade e planejamento.

Ter em mente que o alto fluxo de clientes exige otimização em cada processo e por isso o planejamento através de uma gestão de vendas é fundamental, já é o primeiro passo para conquistar o sucesso em datas comemorativas como essa. 

Além deste passo, outros também são necessários:

1. Entender a fundo o produto ou serviço

Você e sua equipe conhecem de fato o que estão vendendo? Além de saber sobre o produto em si, o preço, o modo de usar e para que serve, é fundamental saber também qual o valor daquele produto na vida do cliente, o que ele significa para o consumidor e qual comportamento do cliente pode ser abordado para uma venda mais concreta.

2. Escolher e treinar a equipe de vendas

A sua equipe de vendas já passou por um treinamento específico para épocas de alta demanda? Esse preparo é fundamental para um relacionamento mais aproximado e um atendimento ao cliente personalizado. Esse treinamento também precisa estar em conjunto com a gestão de vendas, para que ela possa ser explorada ao máximo e contribua nas vendas.

3. Definir metas e objetivos claros e atingíveis

As metas e objetivos são fundamentais, porém, precisam ser alcançáveis. Ou seja, é preciso que elas estejam alinhadas com a realidade do negócio e sem exagero. Afinal de contas, de nada adiantará uma meta para dobrar a receita sem investimentos, sem treinamento e sem uma gestão eficiente. Além de não alcançar o objetivo, a equipe ainda ficará frustrada.

4. Manter os processos integrados

Sabe aqueles processos que estão separados e não deveriam, como o fluxo de caixa, o relatório de vendas, o controle de produtos, estoques e outros?! Pois é, essa separação pode prejudicar a organização e controle. Contar com uma gestão de vendas integrada fará com que tudo possa ser conciliado em apenas um ambiente compartilhado.

5. Definição de indicadores

Sabe aqueles dados que direcionam seu negócio, como o número de vendas de determinado produto, por exemplo?! Pois bem, eles são as métricas que ajudam você a entender o desempenho e eficácia dos processos. Definir esses indicadores fará com que você tenha mais facilidade na tomada de decisão, controle, gerenciamento de estoque e ações necessárias em seu negócio.

6. Gerenciamento de recursos

Através do gerenciamento de recursos, o seu negócio consegue atingir objetivos de maneira mais rápida. Com ele, é possível evitar desperdícios, balancear demandas, aumentar a produtividade da equipe e melhorar a eficiência dos processos. Esse controle é mais simples de ser realizado quando há uma boa gestão.

7. Gerar dados e acompanhá-los

Através de ferramentas especializadas é possível ter um controle maior dos dados, isso facilita o acompanhamento de cada um deles, proporcionando tomadas de decisão mais eficientes, melhor atendimento ao cliente, maior relacionamento com o consumidor, entre outros benefícios.

Como a conta do Mercado Pago pode ajudar na gestão de vendas durante o final de ano?

Você sabia que a Conta Mercado Pago pode ser a sua principal aliada na hora de colocar a gestão de vendas em prática? Bom, pode ser que depois de todas essas dicas, você esteja se perguntando: “mas quem pode me ajudar com isso, especialmente em um período de alta demanda como as festas de final do ano?”. Com a Conta Mercado Pago, é possível ter total controle de vendas em um só ambiente e gerir todos os processos de forma muito mais fácil.

Tudo isso você pode fazer com a ajuda do Dashboard de Vendas Mercado Pago, que permite um acompanhamento completo da movimentação de vendas em tempo real. Você tem acesso ainda a diversas ferramentas de organização e controle de fluxo de caixa, entre muitas outras possibilidades que só fortalecem os benefícios de ter uma Conta Mercado Pago como uma importante e indispensável parceira no controle financeiro do seu negócio.

No fim das contas, ter uma boa gestão de vendas pode fazer com que o seu negócio consiga prosperar mais, especialmente em momentos de alta demanda, melhorando a eficiência do atendimento ao cliente, das soluções que utiliza e garantindo um processo geral otimizado e pronto para vender mais, fidelizar clientes e extrair o potencial máximo do seu comércio.

 


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