Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Soluções financeiras: 7 opções para quem quer abrir um negócio

Saiba como abrir um negócio da melhor forma possível

Homem atendendo o celular e usando o tablet

Ao pensar no processo de abertura de um negócio, é preciso considerar que para sua evolução é necessário fazer alguns investimentos, pois eles influenciam diretamente no seu sucesso, mas infelizmente algumas pessoas não possuem determinada quantia de dinheiro disponível.

Se esse for seu caso, você não deve deixar a ideia de abrir um negócio de lado. 

Pelo contrário, existem diversas soluções financeiras disponíveis no mercado que podem te ajudar a seguir com seus planos, além dos outros recursos tão eficientes quanto o dinheiro, como ter um planejamento estratégico, desenvolver senso de oportunidade, fazer uma pesquisa de mercado, aprender a controlar os custos do seu negócio, entre outros. 

 

É possível abrir um negócio com pouco dinheiro?
 

Atualmente, o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, ocupando a sétima posição no ranking desenvolvido pelo estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Ao todo, são 14 milhões de empreendedores estabelecidos com mais de 3,5 anos de operação. 

Mas nem tudo são flores, principalmente aos novos negócios que enfrentam dificuldades para continuarem funcionando e parte disso é pela falta de planejamento, incluindo o financeiro. 

Em 2021, por exemplo, o Ministério da Economia afirma que dos 4.026 milhões de negócios abertos durante esse período no Brasil, cerca de 1.410 milhão fecharam.

Isso significa que você precisa ter uma grande quantia de dinheiro para abrir um negócio

Não, pois você pode abrir um negócio com pouco dinheiro, mas isso exigirá muita atenção ao mercado e controle de recursos para evitar gastos excessivos que prejudicam seu negócio antes mesmo de ele ser criado. Uma alternativa para isso é optar por negócios que não exigem tanto investimento, como é o caso das franquias, revenda de produtos, entre outros. 

De qualquer forma, o ideal é cuidar do seu orçamento, tendo noção do quanto você pode gastar para abrir seu negócio e investir no seu crescimento. 

 

7 soluções financeiras para abrir seu negócio

Para te ajudar a abrir um negócio, separamos algumas das soluções financeiras mais comuns do mercado, mas caso opte por um dos itens apresentados abaixo, é essencial ter um planejamento que auxilie na gestão do seu negócio, principalmente a financeira, para que consiga pagar o empréstimo sem complicações e dívidas. Confira: 

 

  • Empréstimos bancários tradicionais

Os empréstimos bancários continuam sendo a maneira mais popular de pedir dinheiro emprestado, sendo muito utilizada por quem deseja começar um negócio. As taxas de juros desses empréstimos podem ser mais acessíveis, mas para alguns negócios pode ser difícil se qualificarem a essa opção, especialmente para as que não possuem crédito comercial estabelecido.

 

As linhas de crédito comerciais oferecem maneiras flexíveis de emprestar dinheiro conforme a necessidade. Essa solução está disponível por meio de instituições financeiras tradicionais e credores online. Ou seja, os critérios de aprovação, juntamente com as taxas de juros e de empréstimo, podem variar muito. 

 

Essa é outra forma flexível de aderir ao financiamento e estabelecer crédito empresarial. Pode ser mais fácil de se qualificar, especialmente se você tiver boas pontuações de crédito pessoal. As taxas de juros dos cartões de crédito empresariais podem ser altas, mesmo para candidatos bem qualificados, mas dependerá da sua classificação de crédito pessoal e de outros fatores.

 

  • Investimento pessoal

Você deve ser o primeiro investidor de seu negócio. Você pode investir com o seu próprio dinheiro ou utilizar garantias sobre seus ativos. Isso irá provar aos outros investidores que você tem um compromisso de longo prazo com seu projeto e que está pronto para assumir quaisquer riscos.

 

  • Investidores anjos

Os investidores anjos são indivíduos com alto poder financeiro que investem diretamente em pequenos negócios de outras pessoas. Eles contribuem com a sua experiência e rede de contatos, além de seus conhecimentos técnicos e de gestão. 

 

  • Financiamento coletivo

O financiamento coletivo ou crowdfunding é outra maneira inovadora de arrecadar dinheiro para seus objetivos de negócios. Esse tipo de solução inclui diversas opções, como o crowdfunding de dívida que você paga, o crowdfunding baseado em doações, entre outros.

Cada um deles possui suas particularidades. Por exemplo, com o crowdfunding de doação, você não precisa reembolsar os fundos que seu negócio recebe em troca de investimentos. O desafio é divulgar e deixar os outros empolgados em doar para suas metas de negócios.

 

  • Subsídios do governo

As agências governamentais fornecem financiamento, como subsídios, que podem estar disponíveis para seu negócio, mas consegui-los costuma ser difícil devido à forte concorrência e muitos critérios rigorosos que se deve seguir para se adequar a este tipo de solução. 

 

Dicas para conseguir crédito para abrir seu negócio

Alguns fatores precisam ser levados em conta para te ajudar a conseguir crédito para começar um negócio do zero e investir em seus produtos ou serviços, como ter um bom histórico de pagamento, não possuir restrições de crédito e ter sua proposta comercial bem estabelecida.

Outras formas que podem te ajudar a conseguir crédito são:

  • Elaborar um plano de negócios com todas suas informações relevantes
  • Analisar os fatores de restrição (caso tenha)
  • Ter um histórico positivo de uso de crédito no Serasa Score
  • Estudar quais são suas possibilidades de crédito
  • Organizar a documentação e informações financeiras

 

Se organize financeiramente e abra um negócio de sucesso! 

Existem bancos digitais que oferecem soluções financeiras seguras e eficientes para os negócios que estão começando, além de outras vantagens como conta PJ grátis, cartão de crédito sem anuidade, Pix e transferências gratuitas e ilimitadas e acesso a ferramentas de cobrança e gestão. 

Seguindo as dicas acima, você pode começar sua jornada empreendedora com sucesso.


Quer começar seu negócio do zero?


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados