Quando o assunto é fraude financeira, os cibercriminosos não param de renovar suas estratégias para fisgar novas vítimas. Hoje, eles usam um conjunto de técnicas computacionais e psicológicas para manipular e convencer as pessoas a revelarem seus dados pessoais e financeiros.
Identificamos, recentemente, uma nova forma de fraude em que os cibercriminosos conseguem controlar o computador dos usuários e acessar todas suas contas. No Mercado Pago, priorizamos a segurança e a satisfação do cliente, por isso vamos te contar como funciona esse golpe e como se prevenir.
O golpe começa com uma mensagem de texto, e-mail ou telefonema em que o criminoso se apresenta como representante do Mercado Pago. O objetivo é chamar a atenção da vítima, relatando algum tipo de problema, pode ser com a conta, uma venda, um pagamento, entre outros.
A imagem acima é um exemplo de uma página fraudulenta.
Em seguida, o golpista compartilha por meio de mensagem (WhatsApp ou e-mail) um link para baixar um falso módulo de segurança, nota de esclarecimento do Mercado Pago ou, ainda, um falso módulo do Mercado Envios para integrar aos seus dispositivos. Depois de baixar e executar esse arquivo, acontece a infecção no dispositivo, pois trata-se de um software malicioso.
Importante: o tipo de arquivo pode variar, mas o objetivo dos cibercriminosos é o mesmo, que baixemos um "módulo" que, na verdade, é um software malicioso. Vale lembrar que a imagem acima é ilustrativa, afinal, o conteúdo pode variar, ou seja, nem sempre o mesmo software é utilizado em todos os ataques.
O software assume automaticamente o controle do computador e permite que o cibercriminoso acesse o que está sendo feito em tempo real. Dessa forma, consegue realizar ações impróprias que comprometem a segurança das informações.
Agora que você já conhece o golpe utilizado para enganar os vendedores, é só aumentar seu cuidado quanto às abordagens e técnicas utilizadas. Para operar com mais confiança e tranquilidade, confira nossas recomendações:
O Mercado Pago não solicita que você baixe falso módulo de segurança, nota de esclarecimento do Mercado Pago ou, ainda, um falso módulo do Mercado Envios para integrar aos seus dispositivos:
nunca solicitaremos que você baixe nenhum tipo de arquivo.
Qualquer pessoa está sujeita a se tornar uma vítima, por isso, mesmo com todas as medidas de segurança adotadas, se você percebeu que caiu em um golpe cibernético, é importante agir rapidamente. Antes de mais nada, formate o seu dispositivo (computador ou celular) para assegurar que não fique resquícios do mecanismo implementado pelo cibercriminoso.
Você pode entrar em contato imediatamente com a gente através dos nossos canais oficiais de atendimento. Eles têm um check verde ✔️ para você não ter dúvidas quanto à autenticidade do contato e, dessa forma, bloquear qualquer suspeita de golpe.
👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
A verdade é que através dessas recomendações você estará se prevenindo e evitando a atuação dos cibercriminosos. Por isso, lembre-se sempre de manter seus dados protegidos, é importante reforçar a segurança através da autenticação em dois fatores, utilizar diferentes senhas, entre outras opções à sua escolha.
Além disso, se por algum motivo desconfiar de algum contato, é só entrar nos nossos canais oficiais de atendimento para tirar suas dúvidas de forma rápida. Ou seja, com essas medidas de proteção e atenção às dicas de segurança, seus olhos ficarão mais treinados para desconfiar das abordagens e, dessa forma, não cair em nenhuma armadilha. Conte com as recomendações do Mercado Pago e continue protegendo seus dados financeiros.
💡 Leia também:
9 riscos para ficar atento no seu e-commerce
Controle financeiro: como inovar a gestão do seu negócio
Fortaleça seu negócio com o Compra Garantida Mercado Pago
Garantia estendida: o que é e como solicitá-la no Mercado Pago
Segurança digital: 5 dicas de segurança do Mercado Pago