A criatividade é uma das habilidades mais importantes quando o assunto é empreender. Afinal de contas, ela diferencia seu negócio diante da concorrência e favorece a atração de consumidores.
Essa mesma lógica se aplica ao mercado dos food trucks (traduzido como caminhão de comida), em que o objetivo é criar um diferencial que desperte o interesse do cliente na oferta de produtos e serviços que ele está acostumado a ver e consumir no mercado, mas não no mesmo modelo de negócio.
Descubra, abaixo, como investir nesse modelo de negócio e aumentar suas vendas.
O food truck pode ser definido como uma cozinha móvel ou restaurante sobre rodas que normalmente possui uma dimensão média ou pequena para fazer e vender alimentos.
Esse modelo de negócio conquistou o público nos últimos anos, mas ele não é necessariamente uma novidade no mercado, tendo em vista que o primeiro food truck surgiu em 1872 pelas mãos de Walter Scott, que vendia sanduíches e tortas na cidade de Providence, nos Estados Unidos.
Desde então esse modelo tem transformado o mercado de oferta e consumo de alimentos. Aliás, hoje em dia essas ofertas não se limitam apenas as clássicas comidas de rua, como hambúrguer e cachorro quente, mas também pratos mais elaborados e refinados.
Apesar de ser um modelo bem rentável e atrativo para quem deseja começar a empreender ou abrir um novo negócio, é importante ficar atento ao planejamento, pois assim como qualquer outro empreendimento, o food truck demanda um bom plano de negócio e atenção às legislações.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, para você abrir um food truck é preciso seguir as determinações da legislação específica a esse modelo de negócio, como seguir e respeitar o termo de condição de uso, além de cumprir com todas as obrigações sanitárias, garantido a qualidade dos alimentos.
Conheça alguns dos principais pontos que podem te ajudar a construir um food truck lucrativo:
Antes de investir, é preciso estudar o mercado, elaborar um diferencial e montar a estratégia de gestão e marketing do negócio que possibilitam o alcance de uma boa saúde financeira, por isso detalhe cada processo e estratégia para garantir a viabilidade e sustentabilidade do seu food truck.
O cardápio é um dos principais responsáveis pelo sucesso da operação. No geral, esse modelo de trabalho exige menus bastante funcionais que alinham um número limitado de ingredientes com preparos mais práticos, tudo isso sem deixar de lado a entrega de qualidade e inovação.
O primeiro equipamento que deve ser considerado é o veículo. Existem diversas opções, como vans, furgões, trailers ou mini caminhões que podem ser consideradas. Aliás, essa escolha deve atender às demandas específicas do seu negócio. Por exemplo, um food truck de churrasco terá necessidades bem diferentes de uma gelateria. Por isso, é necessário fazer um checklist com os equipamentos que ele deve comportar, como fogão, geladeira industrial, entre outros, a fim de garantir a armazenagem correta dos produtos.
Como qualquer empresa do ramo alimentício, os food trucks precisam estar em acordo com a legislação e a fiscalização desse setor. Além das burocracias tradicionais, como a criação de um CNPJ, imposto de renda e o registro junto às entidades representativas do ramo, é necessário também ter um alvará de funcionamento e atender os regulamentos vigentes em cada estado ou cidade.
A localização do ponto de vendas é essencial em qualquer negócio, mas no food truck existe a vantagem do deslocamento, podendo optar por ambientes promissores, como parques de alimentação, áreas de negócio, entre outros. Nesse caso, ao definir o local em que posicionará seu negócio não deixe de considerar o público que deseja atingir, os seus hábitos de consumo e se há eventos naquela região que possa contribuir com as suas vendas.
Além do veículo em si, existem diversos equipamentos necessários para transformá-lo em uma cozinha e restaurante sobre rodas. Essa lista varia conforme os produtos que serão oferecidos, mas geralmente a estrutura envolve itens como fogão e forno industrial, balcão de trabalho e atendimento, pia e coifa, gerador, instalação de gás, coletor de detritos, entre outros.
Além disso, é importante pensar na equipe de profissionais que irá trabalhar no seu food truck, afinal é preciso garantir o número ideal de pessoas que possa atender a demanda, considerando o espaço reduzido.
Com tudo pronto para receber seus clientes, é importante fazer a divulgação do seu food truck. Identifique os canais mais apropriados para anunciar seu negócio com base no seu público-alvo, como as redes sociais e até mesmo as mídias offlines, como a tradicional panfletagem.
O baixo investimento inicial e a praticidade são ótimas vantagens que esse modelo de negócio oferece, mas o sucesso de qualquer operação depende de diversos fatores, como uma boa pesquisa de mercado, planejamento e cuidado com o fluxo de caixa e a experiência aos clientes.
Com isso, a partir de uma estratégia inteligente que leve em conta todos esses processos, é possível atingir resultados surpreendentes.
💡Leia também: Guia completo de como começar um negócio do zero
O food truck continua sendo um dos modelos mais lucrativos no segmento de alimentação e com uma oferta eficiente que promova a satisfação do cliente é possível ser bem-sucedido.
Estruture a sua estratégia para se destacar no mercado e conquistar mais clientes.