Conexão Mercado Pago

Venda mais gastando menos: a força da compra recorrente

Escrito por Equipe Mercado Pago | Aug 20, 2025 11:00:00 AM

Se o cliente já compra com frequência, será que ainda vale investir tempo e esforço para fortalecer esse relacionamento? A resposta é: com certeza! Até porque, focar em quem já confia na sua marca não é só inteligente, mas essencial.

Fidelizar um cliente custa muito menos do que conquistar um novo, e os resultados vão além da recompra: clientes fiéis viram verdadeiros promotores do seu negócio, indicam sua marca e ajudam a consolidar sua reputação.

Ou seja: manter quem já está com você é uma das estratégias mais poderosas para crescer gastando menos. Quer saber como transformar um cliente que faz compra recorrente em um parceiro de longo prazo? Vamos às ações práticas!

 

Por que dar atenção a quem faz compra recorrente?

O custo de aquisição de um novo cliente (CAC), é muito maior do que o de retenção. Isso porque um consumidor que ainda não foi conquistado necessita de investimento com anúncios, promoções, diferentes abordagens, além de esforço e dinheiro para que tudo isso aconteça. 

Já os clientes que conhecem e gostam da sua marca tendem a voltar sem precisar de grandes ações. Mas isso não significa que você deve deixá-los de lado, viu?! Ainda há investimento para o programa de fidelidade, mas ele é muito mais em conta do que para a aquisição. 

Além disso, existem muitos outros benefícios em focar em clientes recorrentes, como o aumento do valor do ticket médio de compra, a melhora na previsibilidade de faturamento, a estabilidade financeira e fluxo de caixa, os feedbacks mais sinceros e até mesmo uma maior resiliência do negócio em momentos de crise.

 

Como melhorar o relacionamento com quem compra recorrente?

O cliente que compra com frequência é quase um melhor amigo do seu negócio. Aquele que está sempre por perto, confia em você e escolhe sua marca mesmo diante de tantas opções no mercado. E como todo bom amigo, ele merece atenção, cuidado e um retorno pela parceria. 

Valorizar esses clientes faz toda a diferença na construção de um relacionamento duradouro e existem estratégias certeiras para reforçar esse vínculo. Veja como fortalecer ainda mais essa conexão com quem já está do seu lado:

1. Personalize com base nos itens mais recorrentes

É fundamental mostrar ao cliente que você conhece as suas preferências. Faça um controle de vendas e verifique se ele compra um produto específico com recorrência. Assim, numa próxima visita, você pode apresentar uma solução relacionada ou uma oferta especial.

2. Invista em uma comunicação proativa

Se você conhece as preferências do seu cliente fidelizado, é possível enviar ao cliente uma sugestão de compra antes que ele faça o pedido. Além disso, é possível fazer comunicados de reposição de estoque ou de produtos relacionados que chegaram na loja.

3. Crie um programa de fidelidade

Premiar quem compra com frequência é uma das formas mais eficazes de manter o cliente por perto. Você pode oferecer vantagens como: “a cada 5 pedidos, o 6º tem frete grátis” ou até enviar um brinde surpresa em compras recorrentes. Essas ações reforçam o sentimento de valorização, aumentam o engajamento com a marca e ainda ajudam a manter o fluxo de caixa constante.

4. Monte um grupo VIP só para clientes fiéis

Que tal montar um grupo exclusivo só para quem já é “da casa”? Os clientes recorrentes podem receber novidades em primeira mão, ter acesso antecipado a promoções e até contar com atendimento diferenciado. Essa sensação de exclusividade gera engajamento, fideliza ainda mais e transforma o cliente em um defensor da sua marca.

5. Faça a coleta de feedback

Quem compra sempre conhece bem sua loja e por isso, é a melhor fonte de insights. Envie uma pesquisa simples após a compra, pergunte se deu tudo certo e o que poderia melhorar. Além de mostrar que você se importa, essa escuta ativa ajuda o seu negócio a evoluir com base em quem realmente importa: o cliente.

 

O pagamento ideal para quem faz compra recorrente  

Facilitar a compra frequente é uma das formas mais eficazes de manter o cliente por perto e a cobrança recorrente é uma excelente aliada nessa missão.

Ideal para produtos e serviços oferecidos de forma contínua, como assinaturas mensais, kits de produtos, aulas, academias, plataformas de streaming e muito mais, esse modelo de pagamento automatiza a cobrança e elimina a necessidade de repetir o processo de venda a cada ciclo.

Com o Pagamento Recorrente do Mercado Pago, por exemplo, você automatiza as transações de forma simples e segura. Isso melhora a experiência do cliente, reduz a inadimplência e ainda fortalece o seu fluxo de caixa com mais previsibilidade e estabilidade financeira.

 

Fidelize com estratégia! 

A fidelização de clientes é um conjunto de planejamento, estratégias, ações e ferramentas que possibilitam uma comodidade maior do cliente. Investindo em evolução contínua, seu negócio pode conquistar ainda mais os clientes que compram de forma recorrente.

Agora que você já sabe que investir na retenção de clientes custa menos do que conquistar novos, que tal dar o próximo passo e implementar a cobrança recorrente no seu negócio?

Com as soluções do Mercado Pago, você automatiza os pagamentos, evita inadimplência e oferece praticidade para quem já confia na sua marca. É a combinação perfeita entre fidelização, organização financeira e crescimento sustentável. 

Essa é a hora de usar a tecnologia a seu favor e conquistar mais estabilidade no seu fluxo de caixa com ferramentas que realmente trazem resultados.

 

💡 Leia também: 

Como aumentar a fidelização de clientes com vendas recorrentes 

Satisfação do cliente: evite cancelamentos e impulsione renovações 

Como investir em clubes de assinatura 

Receita previsível: o que é e como o pagamento recorrente ajuda 

Assinaturas: conheça a solução de pagamento recorrente do Mercado Pago