Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

O que vender no Dia das Mães? Produtos diferenciados e criativos

7 min de leitura Atualizado em 23/04/2025
Mercado Pago: Imagem de mãe e filha sorrindo e se abraçando, representando amor e conexão familiar. Perfeita para conteúdos sobre o que vender no Dia das Mães.
O que vender no Dia das Mães? Produtos diferenciados e criativos
11:00

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Neste período, os consumidores buscam sempre por algo diferenciado e acabam movimentando o mercado na busca por presentes. No Dia das Mães fica sempre a expectativa pelo que vender e, a resposta para isso é procurar sempre o diferente, ou seja, o que chama atenção, principalmente quando consegue surpreender os clientes.

Mas o que é esse diferente? O diferente é tudo aquilo que traz uma experiência única ao cliente, seja através do atendimento, das soluções para uma venda, dos produtos oferecidos, dos serviços que vende ou de qualquer outro tipo de relacionamento que cause surpresa no cliente. Explorar as suas ofertas também é importante, oferecendo possibilidade de personalização, flexibilidade e promoções, a tendência é vender mais neste Dia das Mães.

 

O que vender e como inovar no Dia das Mães?

Uma das ideias de produtos para vender no Dia das Mães são aqueles itens inovadores e diferentes de todos os outros que uma mãe costuma ganhar. Esqueça a ideia de vender produtos obsoletos ou itens de decoração da casa, por exemplo. O presente precisa ser para ela, personalizável e com uma maneira flexível de ser vendido.

Segundo estudo do e-Commerce Brasil, em 2024, o Brasil teve aumento de 6,8% em vendas no varejo em comparação ao ano anterior. Já outra pesquisa, realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC, revelou que o ticket médio que o consumidor pretendia gastar no último ano era de mais de R$300.

Ao escolher o que vender e ter novas ideias de produtos para vender, é sempre importante colocar na lista alguns itens que se diferenciam da concorrência e ofereçam uma simbologia para o relacionamento entre mães e filhos, mas possa atrair também o consumidor em relação ao custo-benefício. 

Nesta data não há presente certo, mas existem os mais comuns do mercado, sendo itens de beleza, roupas, joias, chocolates, calçados e perfumes. Porém, para sair dessa camada padrão do mercado e inovar, sua loja pode oferecer outras opções de presentes, que vão fugir do óbvio e com certeza chamar muito mais atenção. Isso pode ser a chave para descobrir o que vender e também como ficar acima da concorrência em competitividade.

 

Como escolher o melhor produto para vender no Dia das Mães?

A diferenciação no mercado acontece quando você se planeja para criar estratégias e ações de venda. Para isso, é fundamental considerar fatores que envolvam uma venda no seu negócio, pensando no relacionamento com o cliente, em como a venda acontece, o perfil do público, dentre outros pontos que são fundamentais na hora de fazer uma oferta mais efetiva e ter ela convertida em vendas. Alguns destes fatores, são:

  • Público-alvo: é importante entender qual o público-alvo do seu negócio, ou seja, são filhos que buscam algo diferenciado? Ou então preferem algo inovador, mas nem tanto assim? Entender essa necessidade do cliente é fundamental para entregar um produto que vende muito mais. Para descobrir isso, você pode fazer algumas pesquisas, diretamente com os clientes atuais ou utilizando as redes sociais, por exemplo.

  • Custo-benefício: o custo-benefício em um produto ou serviço é fundamental para que ele chame atenção. Isso quer dizer que o item ideal possui simbologia, valor agregado e também um preço convidativo. Além disso, possui uma experiência de compra melhor, tendo facilidade e flexibilidade para ser comprado, como parcelamento, desconto à vista, dentre outras opções.

  • Facilidade de produção ou revenda: o produto ideal é aquele que conta também com uma maior facilidade em ser produzido, ou seja, se a demanda for alta, ele precisará de uma rápida produção para não ficar em falta. Além disso, precisa também ter fácil revenda, para isso, utilizar as opções acima na hora da escolha é fundamental, analisando o público-alvo e o custo-benefício.

  • Personalização: produtos que permitem personalização são bem aceitos também, nessa lista entram itens como cestas, kits, combos, serviços como passeios, viagens, momentos de lazer, dentre outras opções. A possibilidade de personalização permite que os filhos ofereçam uma experiência única para as mães, assim, é possível atrair mais clientes.

  • Divulgação e diferenciação: é importante utilizar das redes sociais, WhatsApp, notificações no site e até mesmo comunicações na loja física sobre as possibilidades de presentes e os diferenciais, para mostrar aos clientes o valor agregado e o porquê deles optarem em comprar na sua loja ao invés de um produto padrão do mercado.


7 ideias de produtos para vender no Dia das Mães

Algumas das principais ideias de produtos para vender nesta época são aquelas mais criativas, que fogem do óbvio e do padrão que o mercado costuma oferecer. Ou seja, imagine seu cliente entrando em 10 lojas que vendem as mesmas coisas, como roupas, calçados e acessórios, mas, ao entrar na sua loja, viu produtos que não encontrou em nenhuma outra, provavelmente sua atenção será despertada. 

Ao explorar opções diferentes, sua loja pode tomar estratégias que agreguem valor ao produto ou serviço, tornando a experiência do cliente única e o faturamento do seu negócio ainda melhor. 

Alguns produtos ou serviços que podem ser muito bem aceitos e bem mais criativos que os vendidos pelo mercado como um todo, são:

1. Caixas temáticas de autocuidado

Kits de beleza e bem-estar, como hidratantes, máscaras faciais, produtos para o corpo, velas aromáticas, óleos e kits de spa em casa são boas opções de caixas temáticas e personalizadas que, além de super essenciais para o cuidado com a saúde, ainda são diferenciais e até mesmo difíceis de encontrar em formatos de combo.

2. Serviços personalizados

Serviços de assinatura, tanto de livros, quanto de streaming, podem ser boas opções. Além disso, vale-presentes em spas, restaurantes, sessões de fotos e cafés da manhã também vão muito bem. Vender esses serviços que se transformam em presentes pode ser uma boa estratégia para filhos que querem surpreender, mas tem dúvidas em um produto específico.

3. Cursos rápidos e workshops

Cursos de línguas, culinária, terapia, artesanato, yoga e demais estudos nessa linha podem ser boas opções de vendas de presentes para o Dia das Mães. Assim como os serviços personalizados, este tipo de presente se encaixa muito bem para filhos indecisos sobre o tipo de item que devem presentear.

4. Cartas ou vídeos personalizados

Este tipo de produto é mais intimista e pode ter um ótimo custo-benefício, aliado a simbologia. Vender cartas que podem ser personalizáveis ou vídeos, não trará muito custo para o cliente e, ao mesmo tempo, pode ser uma das melhores formas de impactar as mães, isso faz com que o produto seja perfeito para filhos que querem surpreender sem gastar muito.

5. Experiências de assinatura 

As assinaturas de streaming, livros, cursos, produtos especiais, dentre outras opções, são excelentes oportunidades de venda, já que, o filho poderá oferecer um presente muito mais duradouro, enquanto o seu negócio poderá gerar fidelização. Nessa onda, seu negócio pode oferecer, por exemplo, uma assinatura de vinhos ou então de produtos de beleza, com frequência mensal e entregue diretamente na casa do cliente.

6. Joias ou acessórios com significado

Joias e acessórios personalizáveis são excelentes propostas. Nelas, é possível oferecer opções com o nome, com uma pedra especial, religiosas, com a primeira letra do nome, dentre outras opções que fazem alusão a alguma coisa especial na vida da mãe e que a fará feliz em ganhar.

7. Kit para fazer artesanato em família

Apesar de pouco comuns, estes kits são perfeitos para mães que gostam de curtir o tempo em família, dessa forma, este pode ser um bom argumento de venda, mostrando aos filhos que um kit como esse pode dar a mãe a oportunidade de reunir a família para criar algo novo e compartilhar de momentos únicos. Ou seja, muito mais diferenciado que um simples calçado, por exemplo, não é mesmo?

 

Como vender mais no Dia das Mães com a Point Mercado Pago

Que vender produtos criativos e diferentes para sair na frente da concorrência você já sabe que é fundamental, certo?! Mas, além disso, é importante contar também com ferramentas que facilitem e deixem a experiência da venda mais otimizada. Com a maquininha de cartão Point Mercado Pago, seu negócio consegue vender com muito mais eficiência, segurança e personalização, atendendo todos os tipos de clientes e deixando a venda muito mais completa.

Com a Point Mercado Pago as vendas podem ser muito mais rápidas e fluidas, afinal, elas contam com conectividade, facilidade de uso, taxas super atrativas, aceitação a vários meios de pagamento, bateria com longa duração, diversos modelos para escolher e, uma das principais vantagens: receber o dinheiro das suas vendas na hora! Item fundamental para um fluxo de caixa mais ativo e otimizado.

Conquistar sua Point do banco digital Mercado Pago também é simples, basta acessar o site do Mercado Pago, criar sua conta ou fazer login, escolher a opção que mais combina com o seu negócio, colocar a maquininha no carrinho de compra, analisar o seu pedido com informações de endereço e pagamento e finalizar sua compra. Tudo isso sem precisar pagar aluguel, a maquininha já é do seu negócio.

 

Aproveite o Dia das Mães para crescer ainda mais!

Essa é a hora do seu negócio explorar diferentes ideias de produtos para vender no Dia das Mães, que sejam, principalmente, inovadoras, criativas e que fujam do convencional. Ao atrelar essa diferenciação, junto de uma boa solução de pagamento, como a do banco digital Mercado Pago, suas vendas podem ser muito melhores, já que sua loja proporcionará uma experiência diferente de compra ao cliente.

Com a Point Mercado Pago seu negócio tem uma parceira fiel para explorar essa data comemorativa tão importante. Ela é fundamental para implementar as ideias de vendas e torná-las eficientes. Além disso, deixam a experiência de compra mais fluida, dinâmica, segura e ágil para o consumidor, itens fundamentais de um negócio que quer vender muito mais. 

 


💡Leia também: 

Tecnologia NFC: 3 vantagens de oferecer pagamento por aproximação

Simule gastos do seu negócio: como isso ajuda na gestão de custos

10 estratégias de vendas para faturar mais no primeiro trimestre

Saiba como ter uma renda extra com o Indique e Ganhe do Mercado Pago

Maquininha de cartão do Mercado Pago: conheça os modelos e taxas

 

O seu negócio já tem uma maquininha de cartão? Descubra as melhores opções para seu negócio

Transforme seu negócio com a Point Mercado Pago

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados