Nos últimos anos, o comércio eletrônico está ficando em alerta para o evento que vem depois da Black Friday, a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética, em tradução livre).
Em 2021, segundo dados do relatório da Neotrust/Compre&Confie, o faturamento da data foi de R$ 827,4 milhões, alcançando um aumento de 17,7% em relação ao ano anterior. A edição também teve um volume de 1,62 milhão de pedidos e um ticket médio de R$ 509,53.
Desde 2012, a Cyber Monday ganha visibilidade no Brasil e é usada pelos maiores lojistas do país. Inicialmente, a data ficou muito atrelada aos descontos em eletrônicos e games. Hoje, as estratégias ampliaram, podendo ser mais uma facilidade para liquidar produtos de todos os segmentos que não tiveram saída na Black Friday.
Nascida nos Estados Unidos em 2005, a Cyber Monday acontece na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças. Desde o início, a data ganhou notoriedade por causa dos descontos de até 80%. Diferente da Black Friday, a Segunda Cibernética acontece exclusivamente on-line.
Nos últimos 10 anos, segundo dados da pesquisa da CyberMonday.Global, o interesse nas vendas nesse período manteve-se estável no Brasil. Por aqui, o comportamento dos consumidores é uma busca, principalmente, por itens para presentear parentes e amigos, graças às celebrações de fim de ano.
As vantagens de investir na Cyber Monday é aproveitar mais uma fonte de lucro, queimar estoques e coletar dados úteis para outras liquidações, como o Natal. O bom é que os consumidores já estão preparados e engajados nas compras on-line que começaram com o interesse na Black Friday.
Conheça as estratégias para explorar a data da melhor forma:
O planejamento antecipado da Cyber Monday começa pelo estudo do mercado. Procure entender sua concorrência e seu público-alvo, assim consegue definir os preços dos seus produtos, sua margem de lucro e o valor de desconto que realmente pode oferecer.
Um jeito prático para fazer isso é preparando seu caixa e, também, sua plataforma para vender on-line, que pode receber um grande número de acessos. Comece suas ações escolhendo quais produtos entrarão em promoção, criando estratégias de comunicação.
As estratégias de venda para qualquer data comemorativa do calendário do e-commerce podem ser adaptáveis. Na Cyber Monday, a vantagem é ainda melhor, afinal, você pode colocar em promoção os produtos que sobraram da Black Friday.
Uma dica é ter um relatório detalhado dos itens que fizeram mais sucesso, assim facilita a criação de novas ofertas atrativas para o consumidor. Você também pode investir no remarketing, que nada mais é do que anúncios para consumidores que já tiveram alguma interação no seu e-commerce sem ter efetuado nenhuma compra.
Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday são eventos importantes para lojistas de todos os segmentos e o consumidor tem uma grande expectativa para as compras na data. Por isso, vale criar uma identidade visual diferenciada no seu site, chamando a atenção para as condições especiais oferecidas.
Você pode apostar em cores atrativas, frases de destaque em banners, como “mais procurado” e “última chance”, entre outras artes que possam despertar o interesse maior para sua loja.
A escolha de diferentes canais de venda ajuda a aumentar a visibilidade e o tráfego da loja. Como a Cyber Monday acontece só no varejo digital, procure entender o comportamento do seu público-alvo para dar as melhores opções de acordo com o tempo disponível que você tem para gerenciamento dos pontos de contato e custos envolvidos.
São diversas alternativas à disposição, como redes sociais, marketplaces, e-mail marketing, links patrocinados e programas de afiliados. Além disso, considere parcerias com influenciadores digitais e lives de venda para potencializar ainda mais suas promoções.
Exemplos de práticas de descontos não faltam. Você pode oferecer cupons de descontos nas redes sociais, em um e-mail marketing ou na embalagem de um produto enviado. Outra prática comum é a oferta de combos de produtos, os famosos “leve 2 pague 1”.
Independentemente da promoção aplicada, é fundamental que ela seja transparente. Detalhe qual desconto está oferecendo e também dê boas informações sobre cada produto. De jeito nenhum, tente enganar seus compradores, porque a chance deles descobrirem a fraude é alta.
O “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês) é uma solução para parcelamentos sem cartão. Na Cyber Monday, você pode oferecer essa opção como um diferencial. Assim, é possível atrair compradores que não têm cartão de crédito, não querem comprometer o limite ou simplesmente preferem mais alternativas a livre escolha.
Segundo uma pesquisa da Afterpay - empresa australiana especializada nesse meio de pagamento -, 42% dos consumidores da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e 69% dos da geração Y (1980 a 1995) são mais propensos a finalizar a compra quando o BNPL é oferecido.
Em épocas de descontos ou datas comemorativas, é normal que as lojas fiquem sobrecarregadas com alto volume de visitantes e compradores. Para conseguir atender a todos de forma rápida e eficiente, é importante atentar-se a todos os detalhes que influenciam a experiência de compra.
Alguns itens que merecem atenção: boa navegação no site, descrições completas sobre cada produto, imagens de qualidade, checkout seguro e intuitivo, opções de pagamento variadas, prazos de entrega curtos, fretes gratuitos e uma equipe treinada para atendimento.
Para se certificar de que tudo vai sair como planejado e que sua loja vai vender muito online, é indispensável uma solução de pagamentos que unifica tudo o que você precisa para fazer a gestão completa da sua loja virtual sem dores de cabeça.
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Algumas das soluções que podem te beneficiar são:
A Cyber Monday é mais uma oportunidade que você não pode perder para aumentar suas vendas e aproveitar a intenção de compra aquecida para o Natal. Todas as dicas acima não só garantem boas vendas durante o período, mas clientes satisfeitos que tendem a voltar para compras futuras.
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