Cyber Monday 2022: o que é e como vender na data
Nos últimos anos, o comércio eletrônico está ficando em alerta para o evento que vem depois da Black Friday, a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética, em tradução livre).
Em 2021, segundo dados do relatório da Neotrust/Compre&Confie, o faturamento da data foi de R$ 827,4 milhões, alcançando um aumento de 17,7% em relação ao ano anterior. A edição também teve um volume de 1,62 milhão de pedidos e um ticket médio de R$ 509,53.
Desde 2012, a Cyber Monday ganha visibilidade no Brasil e é usada pelos maiores lojistas do país. Inicialmente, a data ficou muito atrelada aos descontos em eletrônicos e games. Hoje, as estratégias ampliaram, podendo ser mais uma facilidade para liquidar produtos de todos os segmentos que não tiveram saída na Black Friday.
💙Acesso rápido: Cyber Monday: o que é e como vender na data
🤔 O que é e como surgiu a Cyber Monday?
7 dicas para vender na Cyber Monday
👉 1. Faça um planejamento antecipado
👉 2. Use a Black Friday como inspiração
👉 3. Crie uma identidade visual
👉 4. Explore mais de um canal de vendas
👉 5. Promova ofertas atrativas e descontos de verdade
👉 7. Deixe preparada uma operação eficiente
Como o Mercado Pago te ajuda a se destacar na Cyber Monday?
💙 Invista na Cyber Monday e conquiste clientes para outras datas
O que é e como surgiu a Cyber Monday?
Nascida nos Estados Unidos em 2005, a Cyber Monday acontece na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças. Desde o início, a data ganhou notoriedade por causa dos descontos de até 80%. Diferente da Black Friday, a Segunda Cibernética acontece exclusivamente on-line.
Nos últimos 10 anos, segundo dados da pesquisa da CyberMonday.Global, o interesse nas vendas nesse período manteve-se estável no Brasil. Por aqui, o comportamento dos consumidores é uma busca, principalmente, por itens para presentear parentes e amigos, graças às celebrações de fim de ano.
7 dicas para vender na Cyber Monday
As vantagens de investir na Cyber Monday é aproveitar mais uma fonte de lucro, queimar estoques e coletar dados úteis para outras liquidações, como o Natal. O bom é que os consumidores já estão preparados e engajados nas compras on-line que começaram com o interesse na Black Friday.
Conheça as estratégias para explorar a data da melhor forma:
1. Faça um planejamento antecipado
O planejamento antecipado da Cyber Monday começa pelo estudo do mercado. Procure entender sua concorrência e seu público-alvo, assim consegue definir os preços dos seus produtos, sua margem de lucro e o valor de desconto que realmente pode oferecer.
Um jeito prático para fazer isso é preparando seu caixa e, também, sua plataforma para vender on-line, que pode receber um grande número de acessos. Comece suas ações escolhendo quais produtos entrarão em promoção, criando estratégias de comunicação.
2. Use a Black Friday como inspiração
As estratégias de venda para qualquer data comemorativa do calendário do e-commerce podem ser adaptáveis. Na Cyber Monday, a vantagem é ainda melhor, afinal, você pode colocar em promoção os produtos que sobraram da Black Friday.
Uma dica é ter um relatório detalhado dos itens que fizeram mais sucesso, assim facilita a criação de novas ofertas atrativas para o consumidor. Você também pode investir no remarketing, que nada mais é do que anúncios para consumidores que já tiveram alguma interação no seu e-commerce sem ter efetuado nenhuma compra.
3. Crie uma identidade visual
Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday são eventos importantes para lojistas de todos os segmentos e o consumidor tem uma grande expectativa para as compras na data. Por isso, vale criar uma identidade visual diferenciada no seu site, chamando a atenção para as condições especiais oferecidas.
Você pode apostar em cores atrativas, frases de destaque em banners, como “mais procurado” e “última chance”, entre outras artes que possam despertar o interesse maior para sua loja.
4. Explore mais de um canal de vendas
A escolha de diferentes canais de venda ajuda a aumentar a visibilidade e o tráfego da loja. Como a Cyber Monday acontece só no varejo digital, procure entender o comportamento do seu público-alvo para dar as melhores opções de acordo com o tempo disponível que você tem para gerenciamento dos pontos de contato e custos envolvidos.
São diversas alternativas à disposição, como redes sociais, marketplaces, e-mail marketing, links patrocinados e programas de afiliados. Além disso, considere parcerias com influenciadores digitais e lives de venda para potencializar ainda mais suas promoções.
5. Promova ofertas atrativas e descontos de verdade
Exemplos de práticas de descontos não faltam. Você pode oferecer cupons de descontos nas redes sociais, em um e-mail marketing ou na embalagem de um produto enviado. Outra prática comum é a oferta de combos de produtos, os famosos “leve 2 pague 1”.
Independentemente da promoção aplicada, é fundamental que ela seja transparente. Detalhe qual desconto está oferecendo e também dê boas informações sobre cada produto. De jeito nenhum, tente enganar seus compradores, porque a chance deles descobrirem a fraude é alta.
6. Use a estratégia BNPL
O “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês) é uma solução para parcelamentos sem cartão. Na Cyber Monday, você pode oferecer essa opção como um diferencial. Assim, é possível atrair compradores que não têm cartão de crédito, não querem comprometer o limite ou simplesmente preferem mais alternativas a livre escolha.
Segundo uma pesquisa da Afterpay - empresa australiana especializada nesse meio de pagamento -, 42% dos consumidores da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e 69% dos da geração Y (1980 a 1995) são mais propensos a finalizar a compra quando o BNPL é oferecido.
7. Deixe preparada uma operação eficiente
Em épocas de descontos ou datas comemorativas, é normal que as lojas fiquem sobrecarregadas com alto volume de visitantes e compradores. Para conseguir atender a todos de forma rápida e eficiente, é importante atentar-se a todos os detalhes que influenciam a experiência de compra.
Alguns itens que merecem atenção: boa navegação no site, descrições completas sobre cada produto, imagens de qualidade, checkout seguro e intuitivo, opções de pagamento variadas, prazos de entrega curtos, fretes gratuitos e uma equipe treinada para atendimento.
Veja também: Tudo sobre vender on-line pelo WhatsApp e redes sociais
Como o Mercado Pago te ajuda a se destacar na Cyber Monday?
Para se certificar de que tudo vai sair como planejado e que sua loja vai vender muito online, é indispensável uma solução de pagamentos que unifica tudo o que você precisa para fazer a gestão completa da sua loja virtual sem dores de cabeça.
Maior banco digital da América Latina, o Mercado Pago tem as melhores condições de serviços financeiros e pagamentos para lojistas e empreendedores de todos os portes e áreas.
Algumas das soluções que podem te beneficiar são:
Diversos métodos de pagamento, como Pix e parcelamento sem acréscimo e sem cartão de crédito
Checkout Pro e Checkout Transparente
Proteção contra chargebacks ou contestações de pagamento
Link de pagamento para vendas pelas redes sociais ou retentativas
Venda parcelada e boleto bancário
Um aplicativo que funciona como carteira digital
Plataforma única de recebimentos on-line
Recorrência via API
Split de pagamento
Invista na Cyber Monday e conquiste clientes para outras datas
A Cyber Monday é mais uma oportunidade que você não pode perder para aumentar suas vendas e aproveitar a intenção de compra aquecida para o Natal. Todas as dicas acima não só garantem boas vendas durante o período, mas clientes satisfeitos que tendem a voltar para compras futuras.
Conte com o Mercado Pago como seu parceiro para bombar o seu negócio!
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