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Cyber Monday 2022: o que é e como vender na data

Notebook aberto para vendas no e-commerce na Cyber Monday

Nos últimos anos, o comércio eletrônico está ficando em alerta para o evento que vem depois da Black Friday, a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética, em tradução livre).

Em 2021, segundo dados do relatório da Neotrust/Compre&Confie, o faturamento da data foi de R$ 827,4 milhões, alcançando um aumento de 17,7% em relação ao ano anterior. A edição também teve um volume de 1,62 milhão de pedidos e um ticket médio de R$ 509,53.

Desde 2012, a Cyber Monday ganha visibilidade no Brasil e é usada pelos maiores lojistas do país. Inicialmente, a data ficou muito atrelada aos descontos em eletrônicos e games. Hoje, as estratégias ampliaram, podendo ser mais uma facilidade para liquidar produtos de todos os segmentos que não tiveram saída na Black Friday. 

 

O que é e como surgiu a Cyber Monday? 

Nascida nos Estados Unidos em 2005, a Cyber Monday acontece na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças. Desde o início, a data ganhou notoriedade por causa dos descontos de até 80%. Diferente da Black Friday, a Segunda Cibernética acontece exclusivamente on-line. 

Nos últimos 10 anos, segundo dados da pesquisa da CyberMonday.Global, o interesse nas vendas nesse período manteve-se estável no Brasil. Por aqui, o comportamento dos consumidores é uma busca, principalmente, por itens para presentear parentes e amigos, graças às celebrações de fim de ano.  

 

7 dicas para vender na Cyber Monday 

As vantagens de investir na Cyber Monday é aproveitar mais uma fonte de lucro, queimar estoques  e coletar dados úteis para outras liquidações, como o Natal. O bom é que os consumidores já estão preparados e engajados nas compras on-line que começaram com o interesse na Black Friday. 

Conheça as estratégias para explorar a data da melhor forma:

 

1. Faça um planejamento antecipado

 

O planejamento antecipado da Cyber Monday começa pelo estudo do mercado. Procure entender sua concorrência e seu público-alvo, assim consegue definir os preços dos seus produtos, sua margem de lucro e o valor de desconto que realmente pode oferecer.

Um jeito prático para fazer isso é preparando seu caixa e, também, sua plataforma para vender on-line, que pode receber um grande número de acessos. Comece suas ações escolhendo quais produtos entrarão em promoção, criando estratégias de comunicação.

 

2. Use a Black Friday como inspiração

 

As estratégias de venda para qualquer data comemorativa do calendário do e-commerce podem ser adaptáveis. Na Cyber Monday, a vantagem é ainda melhor, afinal, você pode colocar em promoção os produtos que sobraram da Black Friday. 

Uma dica é ter um relatório detalhado dos itens que fizeram mais sucesso, assim facilita a criação de novas ofertas atrativas para o consumidor. Você também pode investir no remarketing, que nada mais é do que anúncios para consumidores que já tiveram alguma interação no seu e-commerce sem ter efetuado nenhuma compra. 

 

3. Crie uma identidade visual

 

Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday são eventos importantes para lojistas de todos os segmentos e o consumidor tem uma grande expectativa para as compras na data. Por isso, vale criar uma identidade visual diferenciada no seu site, chamando a atenção para as condições especiais oferecidas. 

Você pode apostar em cores atrativas, frases de destaque em banners, como  “mais procurado” e “última chance”, entre outras artes que possam despertar o interesse maior para sua loja.

 

4. Explore mais de um canal de vendas 

 

A escolha de diferentes canais de venda ajuda a aumentar a visibilidade e o tráfego da loja. Como a Cyber Monday acontece só no varejo digital, procure entender o comportamento do seu público-alvo para dar as melhores opções de acordo com o tempo disponível que você tem para gerenciamento dos pontos de contato e custos envolvidos.

São diversas alternativas à disposição, como redes sociais, marketplaces, e-mail marketing, links patrocinados e programas de afiliados. Além disso, considere parcerias com influenciadores digitais e lives de venda para potencializar ainda mais suas promoções.  

 

5. Promova ofertas atrativas e descontos de verdade 

 

Exemplos de práticas de descontos não faltam. Você pode oferecer cupons de descontos nas redes sociais, em um e-mail marketing ou na embalagem de um produto enviado. Outra prática comum é a oferta de combos de produtos, os famosos “leve 2 pague 1”. 

Independentemente da promoção aplicada, é fundamental que ela seja transparente. Detalhe qual desconto está oferecendo e também dê boas informações sobre cada produto. De jeito nenhum, tente enganar seus compradores, porque a chance deles descobrirem a fraude é alta. 

 

6. Use a estratégia BNPL 

 

O “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês) é uma solução para parcelamentos sem cartão. Na Cyber Monday, você pode oferecer essa opção como um diferencial. Assim, é possível atrair compradores que não têm cartão de crédito, não querem comprometer o limite ou simplesmente preferem mais alternativas a livre escolha. 

Segundo uma pesquisa da Afterpay - empresa australiana especializada nesse meio de pagamento -, 42% dos consumidores da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e 69% dos da geração Y (1980 a 1995) são mais propensos a finalizar a compra quando o BNPL é oferecido.  

 

7. Deixe preparada uma operação eficiente 

 

Em épocas de descontos ou datas comemorativas, é normal que as lojas fiquem sobrecarregadas com alto volume de visitantes e compradores. Para conseguir atender a todos de forma rápida e eficiente, é importante atentar-se a todos os detalhes que influenciam a experiência de compra. 

Alguns itens que merecem atenção: boa navegação no site, descrições completas sobre cada produto, imagens de qualidade, checkout seguro e intuitivo, opções de pagamento variadas, prazos de entrega curtos, fretes gratuitos e uma equipe treinada para atendimento. 

 

Veja também: Tudo sobre vender on-line pelo WhatsApp e redes sociais



Como o Mercado Pago te ajuda a se destacar na Cyber Monday? 

Para se certificar de que tudo vai sair como planejado e que sua loja vai vender muito online, é indispensável uma solução de pagamentos que unifica tudo o que você precisa para fazer a gestão completa da sua loja virtual sem dores de cabeça. 

Maior banco digital da América Latina, o Mercado Pago tem as melhores condições de serviços financeiros e pagamentos para lojistas e empreendedores de todos os portes e áreas.

Algumas das soluções que podem te beneficiar são: 

bullet2 Diversos métodos de pagamento, como Pix e parcelamento sem acréscimo e sem cartão de crédito
bullet2 Checkout Pro e Checkout Transparente
bullet2 Proteção contra chargebacks ou contestações de pagamento
bullet2 Link de pagamento para vendas pelas redes sociais ou retentativas 
bullet2 Venda parcelada e boleto bancário
bullet2 Um aplicativo que funciona como carteira digital
bullet2 Plataforma única de recebimentos on-line
bullet2 Recorrência via API
bullet2 Split de pagamento

 

Invista na Cyber Monday e conquiste clientes para outras datas 

A Cyber Monday é mais uma oportunidade que você não pode perder para aumentar suas vendas e aproveitar a intenção de compra aquecida para o Natal. Todas as dicas acima não só garantem boas vendas durante o período, mas clientes satisfeitos que tendem a voltar para compras futuras.

Conte com o Mercado Pago como seu parceiro para bombar o seu negócio!

 

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