Um dos fatores mais importantes e desafiadores para quem empreende é conseguir estabelecer um controle financeiro focado no crescimento do negócio. Muitos empreendimentos começam com o pé direito, mas acabam sucumbindo por falta de gestão.
Para garantir melhores resultados e a evolução do negócio, é importante reconhecer o controle financeiro, investir nessa estratégia e estar preparado para inovar e resolver os desafios que possam surgir ao longo do caminho.
Esse tipo de controle monitora e gerencia todas as entradas e saídas de dinheiro de um negócio, incluindo receitas, despesas, investimentos e empréstimos. É uma atividade fundamental, independentemente do tamanho ou segmento.
Ter dados como o histórico de transações, pagamentos, compras e taxas, serve para que você tenha uma visão clara do funcionamento do seu negócio, assim como resolver e antecipar problemas, além de identificar oportunidades. Você terá uma visão clara da sua situação financeira e poderá tomar decisões estratégicas.
Essa organização em relação às finanças é indispensável para ver seu empreendimento crescendo cada vez mais. E não é só isso: a falta de um bom controle pode levar a prejuízos. Quando você não sabe exatamente quanto dinheiro entra e sai em seu negócio, fica difícil tomar decisões precisas, podendo levar a problemas como a falta de capital de giro, inadimplência, atraso no pagamento de fornecedores e perda de crédito
📈Baixe nosso infográfico exclusivo e saiba como abrir sua conta no Mercado Pago!
A partir do momento que você controla seu fluxo financeiro, as outras etapas ficam mais fáceis e fluem melhor. Uma boa administração conta com organização para dar seus próximos passos e analisar seus dados de forma precisa e coerente com o futuro do negócio.
Montar planilhas, por exemplo, é uma excelente forma de se organizar, resultando em muitas vantagens como:
Conseguir estabelecer um controle financeiro inovador pode ser um verdadeiro desafio, mas existem alguns processos que podem facilitar esta jornada.
Confira algumas dicas de como incrementar e personalizar esse controle:
Ter um controle do que entra e do que sai, ou seja, do que é faturado e do que é gasto, o ajuda a identificar possíveis desvios e evitar problemas futuros.
Com o fluxo de caixa otimizado, você garante a empresa saudável financeiramente, planeja melhor seus investimentos futuros e ainda reduz os riscos financeiros do negócio. Tudo caminha para o sucesso do negócio.
Esses documentos são importantíssimos para que você tenha uma visão ampla das vendas do seu negócio. Existem inclusive bancos digitais, como o Mercado Pago, que oferecem relatórios de controle financeiro, que podem te ajudar a identificar possíveis problemas e tomar decisões estratégicas.
Ter um foco te coloca na direção certa, seja aumentar o faturamento ou reduzir custos. Isso ajuda a manter o foco e a identificar as melhores estratégias para alcançar esses objetivos.
Depois de ter tudo documentado, é importante ficar de olho nos gastos, além de lembrar sempre de separar as finanças pessoais e do negócio. Isso evita problemas financeiros e ajuda a manter um controle mais eficiente do seu dinheiro.
A tecnologia pode ser de grande ajuda para o empreendedor na hora de fazer o controle financeiro do seu negócio de forma mais simples e rápida. Existem bancos digitais, como o Mercado Pago, que possuem diversas soluções através da conta digital, como a emissão de boletos, a gestão de cartões de crédito e débito e até mesmo a possibilidade de integrar a conta digital com softwares de gestão. Isso tudo contribui para centralizar os dados, evitar erros e ter acesso às informações em um só lugar.
Com projetos de grande duração, você não perde de vista aquilo que vai além dos resultados diários, como as metas de faturamento ou investimentos em novos produtos ou serviços. Isso ajuda a manter o foco e a identificar as melhores estratégias para o crescimento do negócio.
👉Leia mais: Gestão financeira: guia completo para organizar as finanças do negócio
O controle financeiro é fundamental para qualquer empreendimento, permitindo uma melhor gestão dos recursos e tomada de decisões mais assertivas.
O resultado é ainda melhor se você conseguir reunir tecnologia e organização. Por isso, não deixe de cuidar da saúde financeira do seu negócio.