A indústria da moda já registrava crescimento no mundo digital nos últimos anos. Com a pandemia, houve uma explosão nas compras on-line que impactou positivamente a maioria dos segmentos de e-commerce, incluindo o comércio de roupas, sapatos e acessórios. De acordo com dados da Conversion, o setor cresceu 52% no primeiro ano de pandemia. E a previsão é que continue em expansão. Afinal, estima-se que até 2025, os e-commerces de moda alcancem um faturamento de US$ 684 bilhões.
Se por um lado há procura, por outro, existem os desafios que envolvem a venda de roupas on-line. Certamente, a experiência de compra é um desses pontos, já que, diferente do varejo físico, os consumidores não conseguem provar as peças e ter percepção de material, caimento e detalhes. Outras questões como o processo de troca, logística e bom atendimento devem estar no radar de quem quer crescer nesse mercado.
Veja, a seguir, ações para incluir nas suas estratégia e potencializar os resultado da sua loja virtual de moda:
Se os clientes estão em diferentes plataformas, sua loja também deve estar. O comportamento dos consumidores hoje é bastante dinâmico, e envolve diversos pontos de contato – da vitrine da loja física, passando pelas redes sociais e pesquisa on-line. Portanto, certificar-se de não apenas estar presente em vários canais, mas também oferecer uma experiência consistente pode ajudá-lo a se destacar.
Como a moda é uma indústria gigantesca, é preciso definir claramente o seu nicho para traçar estratégias mais assertivas. Não adianta fazer plano de marketing para atingir todo mundo, se a sua loja só vende roupas esportivas masculinas, por exemplo. Mapeando bem o seu público-alvo, você consegue desenvolver melhor sua comunicação visual, pontos de contato, canais para fazer publicidade, promoções e etc.
Esse é um cuidado essencial para se diferenciar da concorrência. Um relatório da Lucidpress aponta que a apresentação consistente de uma marca pode aumentar a receita em 33%. E isso deve estar refletido em elementos de comunicação (como usar o mesmo logotipo, apresentar a mesma paleta de cores), mas também ao adotar a mesma linguagem e entregar mensagens de marca consistentes em diferentes plataformas. Com o passar do tempo, esses elementos se tornam mais familiares aos clientes, criando assim uma percepção distinta para sua marca.
A grande maioria dos e-commerces de moda investe em presença ativa nas redes sociais, e isso não é à toa. Esses canais podem funcionar como verdadeiras vitrines virtuais e fazer parte de uma estratégia de social selling, além de reforçar sua presença de marca.
Os consumidores estão mais informados sobre a responsabilidade social das marcas de moda. Um relatório da Union + Webster revelou que 87% dos brasileiros afirmaram preferir comprar de marcas com responsabilidade social e ambiental. Na indústria da moda, essas responsabilidades geralmente incluem sustentabilidade, ética e inclusão social.
86% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um dos fatores mais importantes na escolha de suas marcas favoritas. Esses valores devem ser o centro das atividades de negócios e não apenas um discurso. Ser autêntico no que você diz, de forma coerente com as práticas da sua loja, é um ótimo caminho para construir confiança e manter clientes fiéis.
Não adianta ser ótimo nas redes sociais, identidade visual e valores de marca se os produtos não têm qualidade e não correspondem às expectativas do cliente. Certifique-se de ter a melhor qualidade possível dentro da faixa de preço que você oferece. Afinal de contas, um ponto chave para a fidelização é a satisfação com os produtos.
Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, e conferir as mercadorias detalhadamente em mãos, numa loja virtual, isso não é possível. Por isso, o e-commerce, principalmente no caso da moda, precisa de boas fotos para vender. Você sabia que 67% dos compradores levam em consideração a qualidade das imagens dos produtos ao fazer uma compra? Além disso, boas imagens aumentam em 9% a conversão de vendas.
Estabelecer uma política de trocas clara e descomplicada no e-commerce é fundamental para garantir menos objeções de compra e também conquistar a satisfação e a confiança dos clientes. Aliás, desenvolver um processo transparente em relação às trocas e às devoluções é fundamental para ter uma boa conversão.
Pela natureza do negócio, e-commerces de moda possuem demandas logísticas bastante complexas. Isso, pela variedade de cores, estampas e tamanhos, mas também por conta de fatores como troca e devolução. Assim, é super importante escolher bons parceiros de envios.
Mesmo com os melhores produtos, se o seu site tiver poucas opções de pagamento suas vendas podem ser comprometidas. Não bastam os tradicionais métodos de pagar com cartão de crédito e boleto bancário. Os clientes buscam opções diferenciadas, como, por exemplo, usar carteiras digitais, Pix, débito on-line ou parcelar com boleto bancário. Quanto mais opções sua loja on-line oferecer, mais clientes poderá atender.
Bom atendimento pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Investir em um time qualificado ajuda a garantir que oportunidades de vendas não serão desperdiçadas e que sua loja estará bem representada. Portanto, mantenha seu time motivado e alinhado para que trate os clientes da maneira adequada, potencializando suas vendas.
As promoções ajudam a impulsionar as compras, fazem girar o estoque, aquecer o relacionamento com os clientes, além de atrair novos compradores. Na hora de divulgar essas ofertas, utilize todos os canais de comunicação, para maximizar seus resultados.
Além de todos os pontos listados, o empreendedor deve estar atento também às possibilidades que a tecnologia oferece. Com ferramentas como vitrines e provadores virtuais e até mesmo a realidade aumentada, é possível fazer com que os compradores interajam com seu produto de maneira muito mais próxima, oferecendo uma excelente experiência.
Gerenciar uma marca de moda de sucesso é um desafio que requer muito esforço e dedicação. Mas com tecnologia, criatividade, as plataformas e parceiros corretos, é possível se destacar e obter resultados incríveis.