Ao considerar uma lista de plataformas de mídia social com um crescimento significativo, o TikTok com certeza merece um lugar especial. Com um crescimento recente de 1157% em sua rede de usuários globais, o aplicativo já deixa para trás gigantes como X (antigo Twitter), Telegram, Reddit, Pinterest e Snapchat, com uma média esperada de 55 minutos diários de uso.
Para revendedores, essa integração no cotidiano é uma oportunidade e tanto, visto que sua fórmula de vídeos mais curtos e envolventes dá a oportunidade de apresentar produtos de uma forma autêntica e eficaz, com estratégias de marketing digital e marketing de influência que otimizem as vendas.
O aplicativo foi criado em setembro de 2016 pela empresa Bytedance, inicialmente com o nome Douyin, sendo lançado, a princípio, para o público chinês. Em seu primeiro ano ele já possuía 100 milhões de usuários. Um ano depois, em setembro de 2017, a versão internacional, chamada TikTok, foi lançada e atualmente já se encontra disponível em 158 países, traduzida em 57 línguas.
Hoje, com um alcance de mais de 1.2 bilhões de usuários acima dos dezoito anos em matéria de publicidade, ele se tornou uma ferramenta essencial para profissionais que desejam acompanhar tendências para revender de produtos, já que a plataforma dá oportunidades para criadores de todos os níveis de influência serem veiculados para uma grande quantidade de usuários, sempre os mantendo muito próximos dos clientes que desejam alcançar.
Além do imediatismo que a dinâmica da própria plataforma já possui, o aplicativo também disponibiliza recursos de edição que oferecem aos revendedores a possibilidade de enriquecerem o conteúdo com modelos de vídeo e áudios que podem auxiliar no alcance, fazendo com que o conteúdo fique ainda mais interessante, com maiores chances de viralização, medidas que certamente podem ajudar seu negócio de revenda crescer.
O TikTok, como outras redes sociais, possui um algoritmo que verifica algumas preferências do usuário para que o conteúdo enviado a ele seja sempre algo pelo qual ele se interessa. É como ver um filme de um determinado gênero em uma plataforma de streaming e, depois, receber recomendações no mesmo estilo, pois a plataforma entende que aquele é o estilo que mais agrada seu gosto.
Por isso, se você está pensando em explorar o marketing em redes sociais com essa ferramenta para impulsionar suas vendas, é necessário observar alguns passos ao criar o seu perfil para revender produtos no TikTok:
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Apesar desse fluxo de informação parecer complexo, não se preocupe! O aplicativo é muito intuitivo, fácil de usar e, com criatividade e uma estratégia bem definida, você facilmente vai conseguir atender o público que procura.
A seguir, destacamos algumas funcionalidades de como usar o TikTok que podem acelerar esse processo para que você possa revender produtos de forma mais criativa e fazer uma renda extra:
Explore os recursos da ferramenta de anúncios da plataforma, considerando sempre o comportamento do algoritmo para criar conteúdos estratégicos e com o objetivo certo. Você pode, por exemplo, selecionar alguns dos seus melhores produtos para revender para começar alguns testes com essa ferramenta. Se atente ao conteúdo dos anúncios e a segmentação do público-alvo para garantir bom resultados para esse investimento.
As chamadas “Trends” ou tendências são conteúdos que viralizam de forma natural, podendo ser utilizadas para alcançar um número ainda maior de pessoas e aumentar a visibilidade dos seus produtos. No entanto, é essencial adaptar essas tendências ao seu nicho de mercado, produto e público alvo.
O TikTok também conta com diversos recursos de edição no próprio aplicativo. Quando utilizados de forma estratégica, são ótimas alternativas para adaptar seu conteúdo, ajustando cores, fazendo cortes em vídeos, adicionando som, efeitos e até alterando a velocidade para que fiquem dentro do tempo esperando. Há ainda a possibilidade de inserção de legendas direto pelo aplicativo. O ideal é entender quais desses recursos conversam melhor com seu público-alvo.
Seguir algumas tendências e modelos prontos, além de trazer agilidade, também significa que você pode observar exemplos anteriores e melhorar seus conteúdos.
Vídeos informativos, como tutoriais, são uma ótima pedida para quem está trabalhando com a venda ou revenda de produtos, pois possibilitam diferentes formas de realizar uma boa apresentação e demonstração dos produtos a serem vendidos para solucionar dúvidas e mostrar o funcionamento. Mas vale reforçar que mesmo usando modelos prontos, é importante manter sua identidade da marca para ganhar consistência.
O contato com outros criadores possibilita que ambos atinjam cada vez mais pessoas com os conteúdos produzidos. Ao aumentar sua rede de relacionamento, é possível compartilhar a audiência, o conhecimento e ainda conquistar novos clientes. Essas interações somam para os dois lados da parceria, contribuindo com o crescimento dos dois perfis envolvidos.
Principalmente ao dialogar com um público mais jovem, considere incorporar o máximo de inovação em seus conteúdos, como os efeitos de realidade aumentada. Ao criar seus próprios efeitos, além de trazer um recurso interessante para o conteúdo, você pode ainda disponibilizar esse efeito para que mais usuários também utilizem, ajudando a disseminar ainda mais sua marca pela rede.
Apenas atente-se de não se afastar muito do objetivo principal: que é atrair pessoas para aumentar a revenda dos seus produtos.
Lembre-se: criar um conteúdo inovador, seja pelos recursos usados para gravar ou pelos temas escolhidos, será sempre como navegar em novos mares para atingir um público cada vez maior, mas é importante que essa inovação não faça com que você perca o foco do seu objetivo ou da identidade do seu negócio. Essa perda de foco poderia fazer com que seus clientes também não conseguissem reconhecer sua marca na internet.
Possivelmente, uma das maiores vantagens de revender produtos em plataformas como o TikTok é o fácil acesso aos clientes, já que existe muita facilidade para realizar comentários e interações. Então, não deixe de manter um diálogo constante e aberto, verificando sempre os comentários dos vídeos, aumentando o relacionamento com seus clientes.
Um trabalho importante e parte fundamental do processo de atualização do seu perfil é a busca por hashtags que dialoguem com as mensagens e o nicho que você quer alcançar com o conteúdo. O uso correto de hashtags facilita a busca dos usuários e pode aumentar a visibilidade dos seus conteúdos e produtos, além de engajar o público e alcançar seus objetivos de marketing.
Vá além das atualizações em seu perfil! Com parcerias estratégicas, você poderá repostar vídeos de outros criadores em seu feed de vídeos. Diversificando seus conteúdos e agregando ainda mais relevância ao seu negócio.
O TikTok está crescendo cada vez mais e levando seus criadores de conteúdo para influenciar cada vez mais pessoas. Com estratégias sólidas, um conteúdo criativo e interação constante com sua comunidade, além de possuir soluções de pagamento práticas, você estará sempre sendo ouvido no nicho em que trabalha.
E se você se interessou em revender produtos no TikTok mas ainda não sabe como começar, que tal conhecer o programa de revendedores Mercado Pago? Sendo um revendedor, você pode vender os produtos com diversas vantagens exclusivas. E o melhor, você recebe o dinheiro na hora de suas vendas!
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