Abrir um salão de beleza pode ser uma ótima opção para quem faz já parte do ramo ou pretende começar a empreender. Aliás, as oportunidades do segmento de beleza e estética estão entre os modelos de negócio mais procurados e indicados para investimentos nos últimos anos.
Descubra, abaixo, como está esse mercado no país e como começar a investir com segurança.
O povo brasileiro é um dos mais vaidosos do mundo e a prova disso é a quantidade de salões de beleza distribuídos pelo país. Atualmente, existem cerca de 500 mil salões de beleza formais no Brasil, sendo que 83% desses estabelecimentos são focados no público feminino.
Na última década, o setor cresceu em média 8,2% ao ano, movimentando em torno de R$ 100 bilhões por ano e ainda existem nichos em ascensão, como o mercado de beleza para homens, totalizando quase 600 mil negócios em todo o país.
Já em relação a faturamento, os produtos de beleza masculinos atingiram a marca de US$ 6,2 bilhões, representando 13% das vendas mundiais, tendo a perspectiva de alcançar 20% até 2022.
Existem diversos motivos para abrir um salão de beleza. Confira algumas dos principais:
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o setor, chegou a hora de saber como é possível montar um salão de beleza de sucesso de forma prática e eficiente. Confira as dicas a seguir:
Estudar o setor de beleza é o primeiro passo para entender mais sobre o investimento, além de adquirir habilidades para oferecer ao seu cliente o que ele procura, o que garante mais experiência, facilitando a atração de novos clientes e a fidelização dos antigos.
Outro fator essencial é compreender como funciona o segmento, quais são os melhores fornecedores, quem são os concorrentes diretos e indiretos e quais são seus pontos fortes. Fique atento a esses detalhes e descubra como se destacar, além de criar um verdadeiro diferencial.
O plano de negócios é o documento que serve como bússola na criação do salão. Nele, é preciso listar todas as informações que poderão ajudar na prática, como os fornecedores, equipamentos necessários, investimento, melhores pontos, entre outros.
O seu salão será voltado ao público em geral ou em um perfil de cliente específico, como mulheres, homens e crianças? Antes de colocar a mão na massa, é importante delimitar qual será seu cliente ideal e, a partir dessa informação, definir o estilo do salão e serviços oferecidos.
Com o nicho definido, é hora de pesquisar sobre seu público. É importante você entender quais são as suas necessidades e desejos, garantindo a oferta de serviços ou produtos que atendam às suas expectativas, além de auxiliar na definição de outros detalhes, como valores.
Esse pode ser um dos fatores determinantes para o sucesso do seu salão de beleza. O local do seu salão precisa estar de acordo com o perfil do público e levar em conta a concorrência.
Todo salão precisa de aparelhos, móveis, produtos e outros equipamentos necessários para estruturá-lo de forma adequada. Nesse caso, faça uma planilha e liste quais são as prioridades conforme os serviços oferecidos, pois isso influencia diretamente na experiência do cliente.
Para obter sucesso e satisfazer os clientes, um salão de beleza precisa de uma equipe especializada e bem treinada. Por isso, verifique a possibilidade de contar com a ajuda de profissionais bem qualificados aos serviços que irá oferecer ao seu público.
Todos os dias surgem inovações e tendências na área da beleza. Por isso, para estar sempre à frente da concorrência e surpreender seus clientes, é preciso ficar atento e considerar o desenvolvimento de serviços e produtos relacionados a esses lançamentos, aumentando a atração de clientes.
O seu salão também precisa estar em conformidade com as normas que a ANVISA decretou para o funcionamento. Além dos trâmites burocráticos, o estabelecimento deve passar por inspeções e fiscalizações para garantir que tudo esteja funcionando de forma adequada e conforme a lei. Além disso, é importante também regularizar seu salão, que dependendo do faturamento, poderá se enquadrar como um MEI.
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, trabalhe a captação de novos clientes e a fidelização. Use diferentes ferramentas que possam ajudar a atrair clientes e movimentar o seu salão, como um bom plano de marketing que considere a divulgação do seu negócio.
💡Leia também: Guia completo de como começar um negócio do zero
Com o crescimento do mercado de beleza, abrir um salão pode ser uma ótima alternativa para quem já faz parte do ramo ou deseja começar a empreender. Assim, com capacitação e investimento é possível oferecer uma ótima experiência aos clientes e consequentemente, atrair bons resultados para o seu negócio.