Começar o dia em uma academia, ir para outra, atender um aluno em casa, outro no clube, voltar para a academia… Se essa é sua rotina como personal trainer, é provável que sobre pouco espaço no seu dia para organizar as finanças, fidelizar mais clientes e gerenciar tudo, não é mesmo?
No fim, você está sempre se dividindo entre dar aulas e buscar novos alunos. Uma solução para isso é criação de planos, que podem oferecer muito mais do que uma trégua na correria. Vamos explorar a ideia?
A fidelização de clientes é um desafio para quem é personal, porque existem muitas barreiras que os próprios alunos colocam para driblar um treino e, consequentemente, a contratação do serviço. Isso acontece principalmente em algumas épocas do ano, como as férias, em que muitos clientes acabam viajando e dispensando o serviço.
Com essa baixa na demanda, vem a diminuição de renda. E o que fazer nessa hora? Bom, não existe a possibilidade de obrigar o aluno a treinar, mas existem formas que o tornam mais comprometidos com a continuidade do serviço. A criação de um plano de assinaturas é uma excelente alternativa para o personal trainer, que precisa de uma estabilidade financeira e para o cliente, que aproveita o ganho de escala ao fechar pacotes mais longos.
Os planos de assinaturas funcionam de maneira simples e você pode escolher como oferecê-los: mensal, trimestral, semestral ou anual, ajustando os valores e formas de pagamento com ganho de escala. Funciona como uma plataforma de streaming de filmes e séries, em que você escolhe por quanto tempo quer contratar, o plano que mais cabe no bolso, dentre outros detalhes.
Simples, não é mesmo? O melhor de tudo é que ao criar planos de assinatura dessa forma, você poderá ter diversas vantagens, como:
Para receber pagamentos recorrentes de maneira ininterrupta, é fundamental que o contrato e o meio implementado eliminem as chances de inadimplência. Por isso, é fundamental contar com parceiros para que possam te dar maior credibilidade, formas de pagamento variadas, dentre outros benefícios.
Com um plano de cobrança recorrente bem estruturado, alguns pontos que você pode focar na hora de criar seus planos, são:
Você pode estabelecer o valor de uma aula calculando o quanto gasta do seu tempo para tal, o deslocamento (quando houver), a experiência que você tem no mercado e também com análise da concorrência.
Você pode oferecer valores mais acessíveis de acordo com a maior frequência dos alunos. Ou seja, se você cobra R$200 por uma aula por semana, pode cobrar R$150 por aula se o aluno fechar 4 vezes na semana. Também é possível ter ganho de escala conforme o plano contratado: o anual é mais em conta que o semestral, que é mais barato que o trimestral… e por aí vai.
É uma segurança para você e para o aluno. Um contrato assinado garante o compromisso de ambas as partes, evita mal-entendidos e deixa a formalização do acordo mais profissional.
Um sistema que faz a cobrança recorrente de maneira automática evita que o aluno se torne inadimplente no pagamento das mensalidades, seja por má-fé ou esquecimentos.
Montar planos de assinatura comprova que seu negócio é profissional. Tudo isso desperta o interesse dos clientes, que buscam cada vez mais por segurança naquilo que contratam.
Conheça mais sobre os pagamentos recorrentes e saiba como utilizar dessa solução para fidelização de clientes e receita previsível no seu negócio hoje mesmo.
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