Com o uso da tecnologia e de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores, cada vez mais surgem novas formas de pagamento e, ao lojista, é preciso se atualizar para oferecer tudo que há de novo e criar uma experiência de compra ainda melhor em seu comércio.
A maquininha de cartão de crédito, apesar de ter sido revolucionária alguns anos atrás, começa a apresentar alguns inconvenientes: a exigência da venda presencial e da posse física de um cartão de crédito, por exemplo.
As vendas e a possibilidade de fazer pagamentos a distância - seja no e-commerce ou, até mesmo, em lojas físicas - já se mostravam opções muito promissoras por conta de toda a comodidade que oferecem.
Entre elas, estão o uso dos códigos QR - ou QR codes, como também são chamados - e os links de pagamento. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 17% das compras feitas em lojas físicas no Brasil já são pagas através de códigos QR. Estima-se que, ao redor do mundo, sua expansão chegue aos US$ 1,3 trilhão até 2022.
Os links de pagamento também têm sido amplamente utilizados, principalmente durante a quarentena. Isso fica evidente com o crescimento de 200% dessa ferramenta na comparação com o mesmo período no ano passado.
Para te ajudar a entrar neste mundo das cobranças por aproximação e a distância, o Mercado Pago oferece essas duas soluções, assim você pode aproveitar as maiores tendências em pagamentos e atrair mais clientes para o seu negócio. Mas você sabe quando usar cada uma delas?
Para entender isso, primeiro é preciso conhecer como funcionam os links de pagamento e os códigos QR.
Como o próprio nome já diz, os links de pagamentos se tratam de links que, enviados para o comprador, o encaminha direto para a página de pagamento. É a melhor solução para vendas on-line sem a necessidade de ter uma loja virtual, contando com diversas formas de cobrança e com a vantagem de poder fazer transações a distância. Ou seja, o link de pagamento funciona exatamente como uma "maquininha de cartão virtual".
A diferença é que o vendedor não precisa de um equipamento físico e nem o comprador precisa estar com o seu cartão - são necessários apenas os dados do cartão a ser utilizado. É possível compartilhar o link de pagamento por mensagens de texto, como e-mail, WhatsApp ou outros, e receber os pagamentos na mesma hora, escolhendo cartão de crédito e boleto bancário - à vista ou parcelado.
Essa solução se torna uma ótima aliada para quem quer investir na venda online com distanciamento social, nas vendas por redes sociais, um "ponto de venda" que tem atraído cada vez mais comerciantes e consumidores.
Mais uma tendência do mundo dos pagamentos, o uso de códigos QR atrai os consumidores por não ser preciso encostar na máquina de cartão de crédito e pela possibilidade de usar sua carteira digital para pagar por uma compra. Basta apontar o celular com o leitor de códigos QR - ou o aplicativo do meio de pagamento, como no caso do Mercado Pago - e fazer a transação.
A facilidade de não precisar nem mesmo digitar a senha do seu cartão, na maioria das vezes, atrai muitos compradores para esta forma de pagamento e, por isso, ela tem se mostrado ideal para transações em lojas físicas.
Quando usados de maneira incorreta, os links de pagamento e os códigos QR podem gerar problemas de usabilidade e impactar negativamente a experiência de compra, ocasionando desistências.
Os códigos QR, por exemplo, não foram feitos para vendas à distância, mas presenciais. Imagine receber um código QR pelo WhatsApp para pagar por uma compra. Como poderá fazer sua leitura uma vez que o mesmo está em seu celular? Por isso, entenda bem a finalidade de cada método, assim você pode utilizá-los da melhor maneira possível e evita o bloqueio de sua conta - que pode acontecer em casos de uso incorreto.
A tabela a seguir mostra as funcionalidades e a maneira de usar cada uma dessas soluções com Mercado Pago:
👉 Gestão financeira: Guia completo para organizar as finanças do negócio
O Mercado Pago conta com as melhores soluções para que você possa oferecer e aproveitar as maiores tendências do mundo dos pagamentos na sua loja - seja ela física ou digital. Conheça mais sobre todas as nossas ferramentas e seus usos. Assim, você garante condições incríveis para vender e cria experiências que vão atrair mais clientes.
Você sabia que o Mercado Pago é o banco digital que tá junto do Mercado Livre? O parceiro ideal para vender mais! Com o Mercado Pago, você pode contar com o apoio necessário para seu negócio.
💡 Leia também
8 razões para cobrar com link de pagamento Mercado Pago
Vender por link com MEI: como o link de pagamento Mercado Pago ajuda
Qual é o prazo de recebimento do link de pagamento Mercado Pago?
Link de pagamento Mercado Pago: venda online com distanciamento social
Como receber via link de pagamento Mercado Pago