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Como vender mais com um clube de assinaturas de produtos para pet

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jun 19, 2024 12:00:00 PM

Quem empreende sabe a luta diária que é conquistar novos clientes, cada vez mais criteriosos, eles buscam sempre por novidades, inovação e também facilidades. Satisfazer a todos estes desejos é um desafio que precisa ser superado por quem quer vender mais e fazer seu negócio prosperar. Os consumidores apaixonados por pets, por exemplo, estão nessa lista de clientes que buscam sempre por novidades para agradar seus companheiros.

Oferecer a eles uma opção diferenciada pode ser sua melhor estratégia na missão de conquistar a atenção e fidelizar clientes, além, é claro, de conseguir vender mais. Como a correria do dia a dia leva grande parte do tempo embora, oferecer um clube de assinaturas para estes clientes cuidarem dos seus pets, recebendo as melhores opções de produtos em casa, pode ser a chave que seu negócio precisa para crescer.

 

Por que investir em um clube de assinaturas em seu negócio para pet?

O mercado de clube de assinaturas não para de crescer no Brasil, isso envolve streaming, academias e a assinaturas de diversos outros serviços. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box com 2 mil pessoas revelou que 68% delas assinam serviços digitais e 23% possuem assinatura de produtos físicos. Além disso, dados de apenas um clube de assinaturas de produtos para pet, mostram uma base de 16 mil clientes.

Tudo isso mostra a relevância em investir no mercado pet em formato de clube de assinaturas, afinal, além de oferecer novidade e inovação, seu negócio ainda proporcionará facilidade. Mas, então, como funciona esse clube de assinaturas no mercado pet? Bom, imagine que um cliente chegue até a sua loja e peça uma caixa com alguns novos produtos para pet com escolha feita pela sua loja. Você então separará estes produtos e entregará a ele, cobrando pelo todo.

Basicamente, é dessa forma que funciona o clube de assinaturas, seu negócio prepara caixas com produtos que são novidades e envia aos seus clientes em casa, de maneira frequente, ele não precisará escolher os produtos, e fará o pagamento recorrente, ou seja, com cartão ou saldo em conta, por exemplo, sem nem precisar passar na sua loja ou em algum ponto físico para pagar.

Essa é uma maneira de vender e também criar relacionamento com o cliente, podendo até mesmo montar outras estratégias de vendas através do acesso ao perfil do cliente. Algumas das principais características do modelo de negócio de clube de assinaturas para o mercado pet são e que fazem dessa uma opção que você precisa explorar são:

 

  • Comodidade: o cliente recebe produtos em casa e paga de maneira automática através do cartão ou outra forma de pagamento recorrente, além disso, ainda recebe produtos que são úteis e novidades no mercado.

  • Personalização da experiência: é possível enviar produtos personalizados de acordo com o perfil do cliente, dessa forma, a aceitação pelo cliente é ainda maior.

  • Acesso a produtos exclusivos: é possível oferecer produtos exclusivos que são disponibilizados apenas através do clube de assinaturas, proporcionando curiosidade e vontade do cliente em assinar.

  • Menor taxa de inadimplência: com o pagamento recorrente, o valor é debitado automaticamente do cartão de crédito, por exemplo, sem correr risco de esquecimentos ou dificuldade de cobrança.

  • Mais facilidade para controle de estoque: com o envio para uma base de clientes já formada, você saberá quais produtos precisará ter, assim como embalagens e demais itens.

  • Custo benefício para clientes: além de não precisarem sair de casa para buscarem os itens para os seus pets, recebem em casa e por um valor muitas vezes menor, já que a recorrência possibilita um desconto em relação às compras avulsas.

 

Desafios que você pode enfrentar na implementação de um clube de assinaturas pet

Buscar estratégias de expansão dos negócios deve ser uma tarefa diária de quem empreende, principalmente quando essas estratégias podem ser implementadas facilmente no modelo de negócio atual. Implementar o clube de assinaturas para pet é uma excelente maneira de obter bons resultados, porém, para que eles realmente aconteçam, é importante ter atenção com alguns processos, que podem ser desafiadores, mas superados, desde que haja cautela e objetividade:

 

  • Gestão logística e distribuição: é importante estar atento a este item, já que um dos pilares do clube de assinaturas é a questão logística. Contar com uma empresa parceira de envio, assim como coleta e até mesmo estorno do produto é essencial. Além disso, é importante analisar cenários de valores de frete.

  • Investimento em personalização: seja através da embalagem, itens que acompanham ou outros, é importante investir em personalização para entregar um produto com a cara da sua empresa e que gere satisfação no cliente. Entregar algo de qualquer maneira pode fazer com que o cliente pense que aquilo poderia ser comprado em qualquer lugar.

  • Retenção de assinantes: inovar sempre é importante, seja através de produtos, brindes, novidades, ou outros, isso faz com que os clientes permaneçam assinantes. Monitorar a taxa de retenção de clientes é importante para manter seu modelo de negócio funcionando e sempre crescendo.

  • Controle de inventário/estoque: é importante ter um estoque destinado ao clube de assinaturas, de preferência, com produtos personalizados, ou seja, com aqueles produtos que não são vendidos. Outro ponto é ter renovação constante do inventário, sempre com novidades disponíveis no mercado. 

  • Investimento em marketing para aquisição de novos assinantes: tudo o que é divulgado tem a tendência de vender mais, por isso, investir em marketing é uma das maneiras de atrair novos assinantes e clientes. 

 

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10 estratégias para ter sucesso com um clube de assinaturas de produtos pet

Investir em um clube de assinaturas para o mercado pet pode contribuir com uma boa parte do faturamento atual da sua loja, já que os investimentos não precisam ser grandiosos. Além disso, beneficiará também o relacionamento com os clientes, fidelizando e conquistando novos clientes que chegaram através do clube de assinaturas.

Para implementar tudo isso na sua loja, existem algumas estratégias certeiras que podem ser implantadas:

 

1. Conheça bem seu público

Conhecendo o público é possível entregar maior personalização, ou seja, pode ser que ele se importe com a embalagem recebida, ou então, nem ligue para isso. Pode ser também que seu público faça questão de receber produtos da mesma categoria sempre, ou então, prefira receber produtos de categorias diferentes. 

 

2. Tenha um bom sistema para segmentação e construção dos perfis

É fundamental fazer uma boa gestão de clientes, criando formulários de envio aos clientes bem detalhados, considerando características, preferências e até mesmo informações de saúde dos animais que serão atendidos pelo clube de assinaturas.

 

3. Faça pesquisas de mercado para precificar corretamente

Entenda através de outros players como funciona a precificação de um box de produtos destinado ao clube de assinaturas, assim como os produtos enviados, para precificar corretamente e obter lucro, sem deixar de oferecer valores competitivos.

 

4. Tenha cautela ao definir a recorrência dos planos

É essencial oferecer recorrências distintas de envio ao cliente, ou seja, semanal, mensal, quinzenal, ou outro. Mas também é importante ter atenção para não criar muitas opções e ter dificuldade com logística e envio.

 

5. Invista em divulgação

Uma das principais estratégias de sucesso é investir na divulgação do serviço para possíveis clientes, afinal, muitos deles ainda não conhecem essa possibilidade, e até mesmo os que conhecem poderiam antes não ter despertado para essa possibilidade.  Invista também nas redes sociais e explique como seu clube funciona, detalhando as vantagens dessa modalidade.

 

6. Tenha cuidado com as embalagens

As embalagens são fundamentais para dar vida ao clube de assinaturas, elas precisam de uma atenção especial para que a sua personalização mostre ao cliente que ele está recebendo algo diferenciado. 

 

7. Envie presentes e lançamentos

Sempre que algo novo é lançado, é importante ser enviado com exclusividade ao cliente da assinatura e também mostrar a ele que ele é o primeiro a receber aquele produto. Além disso, enviar presentes, amostras grátis e outros mimos são boas estratégias para retenção de clientes. 

 

8. Faça parcerias de confiança

Para oferecer sempre o melhor produto em seu clube, é importante ter fornecedores de confiança. Essas parcerias poderão te ajudar ainda a realizar ações de marketing importantes, oferecendo bons lançamentos em primeira mão aos clientes.

 

9. Ofereça opções seguras de pagamento

A segurança das transações nas cobranças recorrentes deve ser uma prioridade. O pagamento recorrente no cartão de crédito do Mercado Pago, por exemplo, é uma das melhores opções de pagamento para clubes de assinatura, isso porque o banco digital conta com um poderoso sistema antifraude para transações como essa.

 

10. Ofereça um bom atendimento e suporte

Tanto na pré-venda do clube de assinaturas, como após o cliente ter se consolidado, é sempre importante oferecer um bom atendimento e um suporte constante para resolver possíveis problemas, tirar dúvidas e outras novidades que possam surgir.

 

🫰Dica extra: como essa estratégia de negócio permite a criação de um banco de dados relevante sobre os seus clientes, é possível utilizar estes dados para realizar ações a fim de fortalecer ainda mais o relacionamento. É possível, por exemplo, oferecer sugestões de compras relacionadas para aumentar o ticket médio gasto e até mesmo um upgrade de plano.



Como o Mercado Pago pode ajudar a fortalecer ainda mais seu clube de assinaturas

O clube de assinaturas para produtos pet pode ser a nova fonte de entrada do seu atual negócio, ou seja, não há necessidade de substituição do modelo atual, mas, sim, um complemento, para trazer mais renda e com a vantagem de representar uma receita previsível, já que o modelo de pagamento permite essa organização, além disso, é uma ótima ferramenta para fortalecer o relacionamento com os clientes. Isso fará com que a sua loja tenha mais força e maior visibilidade no mercado. 

O Mercado Pago pode ser seu parceiro nessa nova empreitada, oferecendo como solução para o clube de assinaturas o pagamento recorrente. Você pode explorar ao máximo o Assinaturas Mercado Pago, a solução perfeita para que seu cliente faça pagamentos com o débito feito automaticamente no cartão de crédito, conta Mercado Pago, boleto ou Pix.

Dessa forma, seu cliente tem a comodidade de escolher a melhor opção de recorrência para fazer o pagamento, e você recebe o dinheiro na hora, direto em sua conta, facilitando toda a sua gestão financeira.

Então comece seu planejamento e veja como o clube de assinaturas pode impulsionar seus negócios e trazer ainda mais sucesso para sua loja de produtos para pet!

 

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