Já pensou em simplificar sua rotina como empreendedor com um Certificado Digital MEI? Esse documento eletrônico pode trazer mais praticidade e segurança para o seu trabalho como um todo, da geração das notas fiscais ao seu controle financeiro.
Descubra todos os benefícios dessa ferramenta, como funciona e aprenda a solicitar o seu agora.
A certificação digital para MEI funciona como identidade digital para pessoa jurídica. Ela é um documento eletrônico que pode ser salvo na nuvem, no computador, no celular ou, até mesmo, em um token.
Dessa forma, as pessoas físicas e jurídicas conseguem fazer operações na internet de forma mais segura, por exemplo assinatura de documentos, emissão de notas fiscais e troca de informações como um todo. Ou seja, esse certificado é uma espécie de assinatura virtual que tem validade jurídica.
Ah, e vale lembrar que não existe um certificado digital específico do MEI – qualquer pessoa jurídica pode ter acesso a essa ferramenta, mas se fala em Certificado digital MEI quando está se referindo à certificação usada pelo microempreendedor individual.
Os principais tipos de certificação disponíveis ao MEI são:
A1: é armazenado no computador e tem validade de um ano;
A3: é armazenado em token criptográfico ou cartão e tem validade de até cinco anos.
Se você quer contar com um certificado digital, veja como fazer o seu no passo a passo abaixo:
Pronto, o certificado digital poderá ser usado.
Lembre-se: o MEI não é obrigado a ter um certificado digital, exceto se quiser emitir Nota Fiscal Eletrônica.
O Certificado Digital para MEI facilita o acesso a diversos serviços, trazendo mais praticidade para o seu negócio. Confira a seguir as principais vantagens:
Usando o certificado, a troca de dados das transações são criptografadas – ou seja, as informações estão protegidas, tornando muito mais difícil acessos de terceiros.
Por terem validade jurídica, a certificação digital é necessária para a emissão de notas fiscais eletrônicas. Somente por meio dela é possível assegurar a autoria e veracidade das informações.
Todo negócio deve apresentar declarações e prestações de conta à Receita Federal e ninguém quer ter problemas com esse órgão, não é mesmo? Um dos maiores benefícios da certificação digital é poder enviar documentos, como a Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) pelo Receitanet.
Só quem tem um certificado digital pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal. Nesse espaço, o empreendedor pode fazer consulta de dados sobre a situação fiscal do CNPJ, emitir relatórios, marcar atendimentos, fazer consulta de processo digitais, cadastramento e cancelamento de procurações.
Ou seja, mais uma facilidade para desburocratizar a gestão da sua empresa.
Você sabe o que acontece com as mercadorias apreendidas pela Polícia Federal ou que são abandonadas? Elas são leiloadas em eventos online organizados pela Receita Federal e pela PF. E só quem tem um certificado digital consegue participar desses leilões eletrônicos.
Nem sempre declarar o Imposto de Renda (IR) é a tarefa mais fácil e agradável do mundo. Imagina poder fazer isso de forma muito mais simplificada! Com a certificação digital, é possível baixar os arquivos do IR para inclusão de despesas e deduções, além de acompanhar o andamento da declaração.
Já perdeu um dinheirão fazendo reconhecimento de firma em cartório, impressão de documentos e faturamento das notas fiscais? O certificado digital pode reduzir esses custos e otimizar a produtividade na gestão do negócio.
A quantidade de informações que são trocadas diariamente por e-mail sobre a sua empresa é grande, certo? Uma forma de obter uma comunicação mais segura é adicionar uma assinatura digital para comprovar os remetentes da mensagem, protegendo dados sigilosos e sensíveis. E essa funcionalidade só pode ser conseguida por meio desse certificado.
Leia também: 5 dicas para melhorar sua experiência como MEI
A rotina do microempreendedor é corrida, seja nas tarefas administrativas e burocráticas ou, então, o esforço de fazer o negócio crescer. A boa notícia é que a gestão pode ser muito mais simples e organizada com as ferramentas certas, como o certificado digital.