Historicamente, o mundo sempre esteve em constante movimento e mudanças. Não é preciso ir muito longe para notar isso. Quase nada é igual, mantemos pouquíssimos hábitos e tradições que tínhamos há 10, 20 ou, até mesmo, 100 anos. O ritmo de mudanças que observamos no início do século passado não é o mesmo que observamos nos 20 primeiros anos deste novo século.
Desde os anos 2000, a virada do milênio, marcada pelo bug do milênio e o advento e consolidação da internet, a mutação, inovação e reinvenção de processos, conceitos, softwares, ideias e maneiras de se fazer as coisas mudam exponencialmente. A tecnologia cria todos os dias novas formas mais fáceis e ágeis de resolver os problemas de nossa rotina. Ouve-se muito a palavra disrupção. E o mesmo aconteceu com a forma como vendemos e compramos.
Disruptiva mesmo é a forma como os meios de pagamento evoluíram nos últimos 10 anos, possibilitando as compras pela internet, algo considerado totalmente inseguro até pouco tempo atrás. Mesmo tão jovem, esse mercado não é nem um pouco parecido com o que era quando nasceu. Principalmente quando se fala em pagamentos on-line.
Aqui, novamente, as tecnologias são grandes responsáveis por mudar o prisma de como o próprio consumidor enxerga os processos de compra on-line. Antes, a grande prioridade era a segurança das transações, o quão protegidas e blindadas contra fraudes estavam.
A demanda continua, no entanto, hoje, o consumidor também procura facilidade, praticidade, conveniência e a melhor experiência de compra, podendo, inclusive, escolher seu método de pagamento preferido.
Nem sempre seu consumidor vai ter limite no cartão de crédito para comprar seu produto. Mas, e se ele pudesse dividir uma só compra em dois cartões diferentes? Você realizaria a venda, receberia o valor do mesmo jeito e ele conseguiria pagar, com parcelas divididas em dois cartões. Todos ganham.
Pois é, essa é uma nova opção para métodos de pagamento alternativos.
As compras com um clique, ou one-click-buy, são conhecidas por sua agilidade e facilidade. Funciona assim: o consumidor faz um cadastro na sua loja on-line e, então, habilita a ferramenta, escolhendo seu método de pagamento padrão. Assim, quando fizer alguma compra, poderá prosseguir com o checkout comum ou fazer o pagamento clicando em um único botão. Simples e rápido.
O one-click-buy ajuda a aumentar as taxas de conversão do e-commerce, já que evita abandono de carrinhos por conta de checkouts longos e complicados.
O pagamento com boletos também evoluiu. Antes, com a compensação de três dias corridos, o pagamento com boleto não oferecia a possibilidade de parcelamento. Mas, isso mudou. Da mesma forma como cartões de créditos, agora é possível oferecer também para seus clientes o parcelamento da compra via pagamento com boleto bancário, oferecendo outra opção de pagamento.
Seja para pagar boletos, fazer compras, obter crédito on-line, recarregar celular, fazer o dinheiro render, as carteiras virtuais têm ganhado notoriedade entre os consumidores por aglutinar uma série de funções e ainda serem extremamente úteis na hora de comprar on-line, ou, até mesmo, para utilizar o saldo e fazer pagamentos,
Com links de pagamento, seu e-commerce pode ir muito mais longe via redes sociais, SMS, Telegram e WhatsApp, levando seus potenciais clientes direto para a página de pagamento, que não precisa estar hospedada no seu domínio, ou seja, você não precisa nem ter um site para vender.
Utilizando o recurso de leitura da câmera de smartphones os QR Codes se fazem extremamente úteis para lojas físicas. Ao serem captados, esses quadradinhos cheios de pontilhados levam o cliente direto para o checkout, permitindo que ele escolha como quer pagar, qual cartão quer usar, etc. Além disso, é possível fazer promoções para incentivar o seu uso.
Ainda para quem tem uma loja física, o sistema de Near Field Certification (NFC) ou Pagamento por Aproximação é extremamente ágil para dias de grande volume de compras e de movimentação de pessoas. Basta inserir o valor total na sua máquina de cartão e aproximar o celular do seu cliente com o cartão registrado ou o aplicativo bancário. Seguro, rápido e prático.
👉 Guia completo de como começar um negócio do zero
Participar dessas tendências é navegar pelo mundo das vendas digitais, se fazendo presente no mercado e atendendo às evoluções e preferências do consumidor, oferecendo-lhe o que há de mais novo e prático quando o assunto é pagamentos on-line. Levar soluções que entreguem conveniência, facilidade e uma boa experiência de compra só fazem com que as vendas do seu e-commerce cresçam.
💡Leia também
Tabela de frete: o que é e como ela impacta no preço dos envios
Vender nas redes sociais: fique por dentro das principais tendências
Como usar o link de pagamento em sua loja digital de forma segura
Seu link: veja como cobrar de forma mais rápida e segura
Quando vender com link de pagamento?