As redes sociais mudaram a forma como as pessoas fazem negócios por se tratarem de ambientes mais dinâmicos que permitem uma comunicação próxima entre o consumidor e a marca.
O Youtube, por exemplo, é uma das redes sociais mais populares do mundo que pode ser explorada não apenas como um entretenimento, mas também para fins educacionais, informativos e até para as marcas divulgarem os seus produtos e humanizarem a sua comunicação.
Essa rede social, de acordo com o We Are Social e Hootsuite, ficou em segundo lugar entre as dez redes sociais mais usadas no Brasil, totalizando cerca de 127 milhões de brasileiros assistindo vídeos todos os meses, o que totaliza pouco mais de 350 mil vídeos por dia.
No Youtube você tem a liberdade para produzir conteúdo da forma que quiser, como vídeos com viés informativo ou mercadológico, mas é preciso se atentar às políticas de direitos autorais e o uso aceitável da rede social. Caso contrário, o seu vídeo e canal podem ser excluídos.
O ideal é que antes de cogitar a publicação de um vídeo você faça um planejamento e elabore uma estratégia de atuação para produzir conteúdos que realmente atraem e engajam o seu público.
Com isso, considerar a frequência, qualidade do conteúdo e funil de vendas é essencial, pois você cria conteúdos regularmente focados na atração, descoberta ou conversão do público, melhorando o posicionamento da marca como autoridade e mantêm um bom engajamento e taxa de views.
Além disso, a otimização dos vídeos para o Google e Youtube também é um fator importante, pois isso permite que eles tenham um bom ranqueamento nas buscas realizadas em ambos os locais, ajudando na divulgação orgânica do seu negócio e no aumento das vendas na loja virtual.
Após considerar esses detalhes é possível começar a produzir os conteúdos e eles não necessariamente precisam ser focados 100% na sua marca, pois você pode trabalhar com temas diversos que sejam relevantes para o seu público e que ao mesmo ajudam atrair novos espectadores aos vídeos, assim é possível criar uma comunicação mais leve e humanizada.
Outros exemplos de conteúdos interessantes para vender pela internet, são:
Com o seu planejamento de conteúdo finalizado, você também poderá promover o seu vídeo no Youtube para que ele seja entregue a uma quantidade maior de espectadores e principalmente, para aqueles que têm chances de simpatizar com o seu conteúdo.
Para isso é necessário investir uma quantia de dinheiro em anúncios e selecionar o público para quem deseja entregar o vídeo com base em informações como idade, sexo, localização, interesse, entre outros.
Por ser uma rede social dinâmica e que tem espaço para todos os tipos de vídeos, o Youtube também pode e deve ser usado entre as estratégias para aumentar suas vendas na loja virtual, principalmente se considerarmos as vantagens que ele oferece ao seu negócio.
Os vídeos dessa rede acabam se complementando a outras comunicações que o seu negócio costuma divulgar na internet, podendo facilitar a atração dos consumidores, desenvolver um relacionamento próximo e de confiança, além de aumentar a sua exposição no mercado.
Além disso, o Youtube oferece vantagens, como:
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Investir no Youtube para vendas é uma oportunidade do seu negócio se aproximar do seu público de forma dinâmica e humanizada, por isso concentre-se em desenvolver conteúdos que compartilham uma história convincente e relevante sobre a sua marca e produto.
Assim, você agrega valor tanto para a relação com os espectadores, quanto à sua marca, o que consequentemente pode aumentar suas vendas na loja virtual e fidelizações.