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9 estratégias para vender quadros decorativos em feiras de artesanato

Mercado Pago: imagem de uma mulher com regata preta e saia jeans parada em frente a uma banca em uma feira de artesanato, enquanto escolhe uma peça entre os quadros decorativos para comprar.

Trabalhar em segmentos criativos como o artesanato é buscar um constante equilíbrio entre a expressão artística e o interesse comercial. O segundo desafio tem um prospecto muito animador para o futuro. Movimentando cerca de 3% de todo o PIB do nosso país, o que, em reais, representa cerca de R$100 bilhões por ano, percebemos que o artesanato pode ter oportunidades interessantes para artesãos que queiram tornar seu trabalho mais conhecido em exposições e feiras. 

Para quem expressa sua arte por meio de quadros decorativos, por exemplo, as feiras são opções que oferecem grande diversidade e oportunidade de venda, além de permitir uma maior disseminação do trabalho. Pensando nisso, é preciso buscar formas interessantes de fazer com que esse tipo de venda traga bons resultados para quem empreende nesse nicho.

 

Por que vender quadros decorativos em feiras de artesanato?

Quando falamos em artesanato, muitas são as possibilidades, mas os quadros têm um destaque especial, pois podem assumir categorias diversas, além de permitirem diferentes possibilidades na venda. Considere, por exemplo, que esse tipo de artesanato pode ser comercializado como quadro de arte por ser uma obra de arte, de fato, ou ainda como elemento decorativo e até mesmo como parte importante de um comércio, no caso de peças feitas sob encomenda.

Além disso, os quadros possibilitam produções em diferentes formatos e tamanhos, o que dá ao artesão maior liberdade de criação e, consequentemente, maior liberdade na hora de apresentar seus trabalhos. Somando isso ao formato das feiras, em que há menos formalidade e contato direto com os clientes, além do fato de haver possibilidade de ver e tocar nas peças, o que pode ser determinante para muitas pessoas, tem-se uma ótima fórmula para boas vendas.

Os quadros decorativos podem ser ainda uma boa opção do ponto de vista de logística para as feiras. Se um artesão trabalha com peças em diferentes formatos, por exemplo, pode fazer a seleção de muitas peças com base nos tamanhos ou formatos que melhor se encaixam nas suas possibilidades para transporte, o que facilita muito seu deslocamento.

 

Uma intensa aventura: os desafios da venda em feiras de artesanato

Geralmente, as feiras de artesanato já concentram um público segmentado e disposto a adquirir produtos. Muitas vezes formado por turistas ou visitantes recorrentes, esse tipo de comércio acabe sendo um ótimo lugar para negociar. Mas isso não quer dizer que vender quadros decorativos em feiras de artesanato não tenha seus desafios, não é mesmo?!

Confira alguns para se programar:

 

  • Concorrência intensa: ao mesmo tempo que a feira é uma vitrine para a sua realidade artística, a pluralidade de profissionais cria um ambiente mais competitivo. Entender como destacar o seu trabalho e criar parcerias importantes é essencial para superar este ponto.
     
  • Montagem e participação: é verdade que as feiras de artesanato têm uma crescente em todo o segmento. No entanto, é importante adquirir informações sobre o método de exposição, regras e a possibilidade de você fazer parte. Desse modo, você evita problemas com seu negócio e até uma indisposição com outros artesãos locais ao começar a se estabelecer na feira.

  • Adequação com leis em vigor: além das permissões administrativas dos responsáveis pela feira, é muito importante também estar atento ao conjunto de leis e relacionadas à autorização dos artesãos para garantir que não terá dores de cabeça ao tentar participar do evento.

  • Logística e transporte: uma dica importante ao montar sua logística é montar um cronograma específico para o evento, com a separação de peças tendo um transporte suficiente e seguro para que os quadros se mantenham na melhor condição para serem expostos.

  • Variação dos públicos nas feiras: ao criar o seu planejamento para uma nova feira, é importante entender o público que tende a frequentá-la, afinal, os seus trabalhos precisam criar conexões com os clientes e visitantes. Uma forma de fazer uma pesquisa rápida e interessante é verificar os interesses de visitantes em edições anteriores para adequar-se.

  • Gestão e adequação dos preços: talvez um dos mais importantes fatores para a veia comercial é compreender a gestão de custos e precificar em faixas que sejam condizentes tanto com o trabalho imposto nas peças quanto com a realidade da concorrência. Aqui, a seleção dos produtos será um fator muito importante para garantir que estejam compatíveis com as expectativas e com o bolso dos consumidores.

  • Atração e atenção no espaço (banca) de venda: por conta do número de expositores, criar estratégias para atrair os olhos é essencial nas feiras. Desde a montagem e apresentação dos trabalhos até a forma que cada peça será explicada, é muito importante integrar no seu planejamento um espaço especial para desenvolver esse chamariz de vendas.

 

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9 formas de ter sucesso na venda de quadros decorativos em feiras de artesanato

Por conta dos diferentes perfis de artesãos, existe tanto a possibilidade de fortalecer-se em vendas locais até a de viajar toda a extensão do país participando de feiras e criando contatos. Algo que é imutável, no entanto, é que criar um planejamento organizado irá melhorar o aproveitamento de todas essas formas de trabalhar.

Algumas importantes estratégias que você pode considerar são:

 

1. Conheça o público das feiras

Essa dica é a base de qualquer estratégia de vendas e, para as feiras, não seria diferente. Pesquise sobre cada feira que você deseja participar para saber quais as melhores abordagens e como poderá se programar. Essa pesquisa poderá te ajudar até mesmo a entender se, do ponto de vista comercial, realmente seu deslocamento vale a pena.

 

2. Crie peças exclusivas para cada evento

Exclusividade é um caminho importante para a valorização de algo. Estar sempre inovando e criando de uma forma que torne um evento único, como uma peça específica para uma feira, pode aumentar as vendas ao despertar um gatilho de escassez, já que será uma peça que acabará em breve e pode ainda despertar o interesse do público em mais peças personalizadas.

Imagine, por exemplo, que você está em uma cidade x em uma feira durante a semana de comemoração ao aniversário dessa cidade e faz quadros com essa temática. Muitas pessoas terão interesse no quadro pela arte e pela representação da data.

 

3. Organize o espaço de vendas (banca)

É totalmente compreensível que a estrutura de cada feira seja única e inconstante. No entanto, algo que sempre deve ser priorizado é uma montagem uniforme, que facilite a aproximação do cliente para conhecer o seu espaço e suas peças de forma aconchegante e acolhedora.

 

4. Pesquise sobre a região onde a feira está

Caso você preveja em seu planejamento a participação em feiras que sejam mais distantes e fora da sua região, é fundamental que conheça a cultura e a realidade dos locais para onde estará indo. Lembre-se que além de contribuir para sua adaptação, esse conhecimento será importante para reforçar argumentos de venda e evitar que alguma abordagem de venda possa causar desconfortos aos clientes.

 

5. Faça promoções

Criar condições especiais de compras para que as pessoas conheçam seu trabalho durante as feiras é uma das melhores formas de incentivar a compra dessas primeiras peças, despertando a curiosidade e podendo até aumentar até o valor das compras. Imagine, por exemplo, que você oferece uma condição especial de venda de um quadro caso ele seja levado em conjunto com outro.

Essa negociação pode fazer com o cliente se sinta convencido a fazer a compra dos dois quadros, e você tem a chance de realizar uma venda de mais peças e lucrar um pouco mais.

 

6. Crie boas histórias para as peças

O trabalho criativo do artista não precisa encerrar-se somente na peça em si. Entender os desafios e inspirações por trás de um trabalho, contextualizando a obra, deixa ela muito mais interessante e chamativa! Não economize ao expor cada detalhe de como chegou nos resultados que os clientes podem ver. Além de valorizar seu trabalho, essa é a ferramenta da qual o cliente pode precisar para se identificar e se conectar com suas peças.

 

7. Invista em divulgação online

Mesmo que você não tenha o interesse de vender suas peças online, é imprescindível ter uma boa presença digital. Hoje, uma das primeiras coisas que os clientes farão ao ver uma peça da qual gostam, é buscar por sua marca nas redes sociais e, se não te encontram, você pode perder ótimas oportunidades.

Por isso, divulgue tanto os trabalhos em geral como sua presença em eventos, dando a oportunidade para que seus clientes estabelecidos venham ver novas peças exclusivas, novos clientes possam conhecer seu trabalho e o público em geral possa ajudar a disseminar seu talento. Uma alternativa interessante, por exemplo, é investir em anúncios quando você estiver com tudo confirmado para alguma feira sazonal, por exemplo.

 

8. Pesquise as agendas culturais pertinentes

Por mais único que um trabalho artístico seja, ele ganha muito poder de influência ao dialogar com um contexto maior. Caso a feira tenha alguma temática específica, trazê-la em peso nas obras é uma boa forma de homenagear enquanto dá sua visão de um determinado movimento social. Por isso, explore calendários culturais e datas sazonais.

Aniversários de cidades e festivais de inverno, por exemplo são oportunidades interessantes para deixar a criatividade fluir e, ao mesmo tempo, aproveitar para fazer boas vendas

 

9. Ofereça soluções de pagamento flexíveis

Vender em feiras de artesanato é uma atividade que exige muita flexibilidade desde o planejamento até a negociação e isso se estende às soluções de pagamento que serão oferecidas aos clientes. Para ter a certeza de que você conseguirá vender com rapidez e segurança, é fundamental ter uma boa ferramenta de vendas em mãos, como a Point Tap, do Mercado Pago, que possibilita a cobrança dos pagamentos em qualquer lugar que você esteja.

 

Ultrapasse as barreiras da distância com a sua arte e venda de qualquer lugar

Estar presente nas diversas feiras expondo seus trabalhos é uma certeza de estar em constante movimento e crescimento.

Para isso, uma solução de pagamento que acompanhe a sua dinâmica é essencial e é justamente por isso que o Mercado Pago é o seu melhor parceiro nessas horas. Imagine poder cobrar seus clientes nas feiras direto em seu celular com pagamento por aproximação e ainda receber dinheiro na hora, direto em sua conta Mercado Pago, para facilitar a gestão financeira e o reinvestimento em seu negócio?! 

Isso tudo é possível com a Point Tap, uma tecnologia versátil e segura para as vendas, que funciona como uma verdadeira maquininha no celular, exatamente como quem trabalha com criatividade precisa. 

 


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