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Como fazer um planejamento de vendas do próximo ano?

Mercado Pago: empreendedores realizando o planejamento de vendas para o próximo ano.

Você e seu negócio já estão prontos para começar 2023 com o pé direito? Criar um planejamento de vendas é o primeiro passo para dar início a um novo ano de sucesso.

O planejamento de vendas é construído através dos objetivos e metas que você almeja para seu negócio no próximo ano, envolvendo a construção de estratégias, ideias e parcerias antes de colocar tudo em ação. 

Diferentemente do que muitos pensam, o planejamento de vendas está diretamente ligado ao plano de negócios. Portanto, ele não se limita somente a grandes empreendimentos, mas sim para todos os negócios que pretendem evoluir, crescer e vender mais.

 

Defina os objetivos do seu planejamento de vendas

Um planejamento de vendas é necessário, uma vez que constantemente as estimativas de vendas aumentam. Segundo um estudo realizado pela Salesforce, as vendas globais aumentaram 95% para o B2B (Business to Business, no português “Negócios para Negócios) e 44% para o B2C (Business to Consumer, no português “Negócios para Consumidor). As vendas digitais também cresceram, sendo que 30% da receita comercial veio através de canais digitais em 2020. Uma estimativa prevê que para 2024, esse número seja de 54%.

Primeiro, é interessante que você estabeleça um foco, seja ele de aumentar suas vendas, aumentar o valor da sua marca, um novo modelo de negócio, vender mais pelo e-commerce ou pelas redes sociais. 

Após isso, você partirá para o planejamento estratégico e poderá definir estratégias, metas e ações para conseguir atingir seu objetivo. Além disso, é importante que este objetivo seja sempre atingível, ou seja, nada de planos extraordinários que não são possíveis de cumprir. O planejamento de vendas levará em consideração seu cenário atual e criar planos inalcançáveis não é o melhor caminho. 

 

Como fazer um planejamento anual de vendas?

O planejamento de vendas é um compilado de estratégias e ações para se alcançar o objetivo desejado. Para criar um bom plano para seu negócio, é importante que você tenha em mente alguns passos importantes:

 

  • Avalie o cenário atual do mercado
    É essencial que você saiba como o mercado está se comportando e quais as estimativas para o próximo ano, englobando novas tecnologias, métodos de pagamentos e conhecendo o comportamento de compra dos consumidores. Com essa avaliação, você consegue saber quais ações tomar.
  • Relacione as ações e investimentos necessários
    Com as estratégias criadas, você partirá para as ações e para que elas aconteçam, é necessário que você estipule os investimentos que disponibilizará em cada uma. Por exemplo, um empreendedor que quer implantar maquininhas de cartão no seu negócio, deve levar em conta o investimento, os valores de taxas e considerar o tempo de recebimento.
  • Levante os ganhos e custos variáveis
    Com as ações na ponta do lápis, você deve prever ganhos e custos variáveis, valores que não tem uma frequência definida como uma loja de roupas, por exemplo. Se você planejou vender um certo número de peças, precisa ter em mente o número de embalagens que podem variar de compra para compra. 
  • Acompanhe os resultados e reveja o plano durante o ano
    Haja visto que o mercado está sempre em momentos diferentes, faça um acompanhamento constante e veja como os resultados estão se saindo, faça adaptações quando necessário.
  • Prepare campanhas sazonais
    Abra um espaço no seu planejamento para as campanhas sazonais para vender mais e atrair mais clientes. O Natal, por exemplo, é uma data que os consumidores saem em busca de presentes até mesmo no último dia, por isso garanta que seu estoque e atendimento possam cobrir essas datas.
  • Prepare-se para situações adversas
    Empreendedores que viveram a pandemia sabem que momentos adversos podem acontecer e você precisa estar preparado. Por isso,  planeje uma estratégia de contingência para que casos não previstos possam ser tirados de letra.

 

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Antecipe-se e use o calendário a seu favor

Essa é a hora de implementar seu negócio e finalizar o ano da melhor forma possível. Utilize estes últimos meses para adiantar passos, antecipar contas, renegociar dívidas, estabelecer parcerias com fornecedores e tudo favoreça o começo do ano. Veja só alguns exemplos práticos:

 

  • Antecipar os pagamentos
    Na virada de ano, os preços tendem a aumentar. Converse com fornecedores para conseguir valores atuais no próximo ano, adiantando algum valor ou produtos.
  • Renegociar dívidas
    Tem alguma dívida em aberto que pode comprometer o início do próximo ano? Tente negociar e encaixar no seu planejamento.
  • Antecipar reformas
    Antecipe reformas que planeja fazer, seja na loja, no estoque ou no escritório. Comece 2023 bem organizado e sem interferências de obras. 
  • Adquirir equipamentos novos
    Aproveite a Black Friday 2022 para buscar oportunidades e valores mais baixos em equipamentos para implementar seu negócio.

 

É o momento também de estar atento às datas festivas do próximo ano e pensar em fornecedores que possam oferecer antecipadamente melhores valores de produtos, como itens para o carnaval, festas juninas e fim de ano. Tudo isso impacta positivamente seus investimentos para o próximo ano.

 

Prepare-se para situações adversas!

Essa é a hora de você parar e planejar seu próximo ano. Comece a criar seu planejamento de vendas para 2023, mesmo que ele seja seu primeiro planejamento, é importante que você tenha em mente sua importância para vender e lucrar mais. 
Com um planejamento feito e ações estratégicas antecipadas, você conseguirá dar novo rumo ao seu negócio e assim, crescer e aumentar suas vendas.

 

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Escrito por:

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