Como fazer um planejamento de vendas do próximo ano?
Você e seu negócio já estão prontos para começar 2023 com o pé direito? Criar um planejamento de vendas é o primeiro passo para dar início a um novo ano de sucesso.
O planejamento de vendas é construído através dos objetivos e metas que você almeja para seu negócio no próximo ano, envolvendo a construção de estratégias, ideias e parcerias antes de colocar tudo em ação.
Diferentemente do que muitos pensam, o planejamento de vendas está diretamente ligado ao plano de negócios. Portanto, ele não se limita somente a grandes empreendimentos, mas sim para todos os negócios que pretendem evoluir, crescer e vender mais.
💙 Acesso rápido - Como fazer planejamento de vendas do próximo ano?
Defina os objetivos do seu planejamento de vendas
🤔 Como fazer um planejamento anual de vendas?
👉 Avalie o cenário atual do mercado
👉 Relacione as ações e investimentos necessários
👉 Levante os ganhos e custos variáveis
👉 Acompanhe os resultados e reveja o plano durante o ano
👉 Prepare-se para situações adversas.
Defina os objetivos do seu planejamento de vendas
Um planejamento de vendas é necessário, uma vez que constantemente as estimativas de vendas aumentam. Segundo um estudo realizado pela Salesforce, as vendas globais aumentaram 95% para o B2B (Business to Business, no português “Negócios para Negócios) e 44% para o B2C (Business to Consumer, no português “Negócios para Consumidor). As vendas digitais também cresceram, sendo que 30% da receita comercial veio através de canais digitais em 2020. Uma estimativa prevê que para 2024, esse número seja de 54%.
Primeiro, é interessante que você estabeleça um foco, seja ele de aumentar suas vendas, aumentar o valor da sua marca, um novo modelo de negócio, vender mais pelo e-commerce ou pelas redes sociais.
Após isso, você partirá para o planejamento estratégico e poderá definir estratégias, metas e ações para conseguir atingir seu objetivo. Além disso, é importante que este objetivo seja sempre atingível, ou seja, nada de planos extraordinários que não são possíveis de cumprir. O planejamento de vendas levará em consideração seu cenário atual e criar planos inalcançáveis não é o melhor caminho.
Como fazer um planejamento anual de vendas?
O planejamento de vendas é um compilado de estratégias e ações para se alcançar o objetivo desejado. Para criar um bom plano para seu negócio, é importante que você tenha em mente alguns passos importantes:
- Avalie o cenário atual do mercado
É essencial que você saiba como o mercado está se comportando e quais as estimativas para o próximo ano, englobando novas tecnologias, métodos de pagamentos e conhecendo o comportamento de compra dos consumidores. Com essa avaliação, você consegue saber quais ações tomar. - Relacione as ações e investimentos necessários
Com as estratégias criadas, você partirá para as ações e para que elas aconteçam, é necessário que você estipule os investimentos que disponibilizará em cada uma. Por exemplo, um empreendedor que quer implantar maquininhas de cartão no seu negócio, deve levar em conta o investimento, os valores de taxas e considerar o tempo de recebimento. - Levante os ganhos e custos variáveis
Com as ações na ponta do lápis, você deve prever ganhos e custos variáveis, valores que não tem uma frequência definida como uma loja de roupas, por exemplo. Se você planejou vender um certo número de peças, precisa ter em mente o número de embalagens que podem variar de compra para compra. - Acompanhe os resultados e reveja o plano durante o ano
Haja visto que o mercado está sempre em momentos diferentes, faça um acompanhamento constante e veja como os resultados estão se saindo, faça adaptações quando necessário. - Prepare campanhas sazonais
Abra um espaço no seu planejamento para as campanhas sazonais para vender mais e atrair mais clientes. O Natal, por exemplo, é uma data que os consumidores saem em busca de presentes até mesmo no último dia, por isso garanta que seu estoque e atendimento possam cobrir essas datas. - Prepare-se para situações adversas
Empreendedores que viveram a pandemia sabem que momentos adversos podem acontecer e você precisa estar preparado. Por isso, planeje uma estratégia de contingência para que casos não previstos possam ser tirados de letra.
👉 Confira algumas ferramentas para vender mais
Antecipe-se e use o calendário a seu favor
Essa é a hora de implementar seu negócio e finalizar o ano da melhor forma possível. Utilize estes últimos meses para adiantar passos, antecipar contas, renegociar dívidas, estabelecer parcerias com fornecedores e tudo favoreça o começo do ano. Veja só alguns exemplos práticos:
- Antecipar os pagamentos
Na virada de ano, os preços tendem a aumentar. Converse com fornecedores para conseguir valores atuais no próximo ano, adiantando algum valor ou produtos. - Renegociar dívidas
Tem alguma dívida em aberto que pode comprometer o início do próximo ano? Tente negociar e encaixar no seu planejamento. - Antecipar reformas
Antecipe reformas que planeja fazer, seja na loja, no estoque ou no escritório. Comece 2023 bem organizado e sem interferências de obras. - Adquirir equipamentos novos
Aproveite a Black Friday 2022 para buscar oportunidades e valores mais baixos em equipamentos para implementar seu negócio.
É o momento também de estar atento às datas festivas do próximo ano e pensar em fornecedores que possam oferecer antecipadamente melhores valores de produtos, como itens para o carnaval, festas juninas e fim de ano. Tudo isso impacta positivamente seus investimentos para o próximo ano.
Prepare-se para situações adversas!
Essa é a hora de você parar e planejar seu próximo ano. Comece a criar seu planejamento de vendas para 2023, mesmo que ele seja seu primeiro planejamento, é importante que você tenha em mente sua importância para vender e lucrar mais.
Com um planejamento feito e ações estratégicas antecipadas, você conseguirá dar novo rumo ao seu negócio e assim, crescer e aumentar suas vendas.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
5 modelos de negócios lucrativos para fazer renda extra nas férias
| Outubro 27, 2025
Pois é, ele chegou, o tão aguardado período de final de ano já está aqui. Mas o que pode ser o momento perfeito para um descanso após um longo ano de..
Modelos de negócios: como escolher o ideal para empreender?
| Outubro 27, 2025
Alguma vez você já te passou pela cabeça abrir seu próprio negócio, mas bateu aquela dúvida justamente por não saber como começar? Essa situação é..
Fidelização de clientes: transforme a troca de produto em oportunidade
| Outubro 27, 2025
O fim de ano chega como uma boa oportunidade de vendas para os negócios, até porque é neste período que as pessoas saem em busca de presentes ou..




