Dropshipping: a importância dos códigos de rastreio
A experiência de compra é um ponto essencial para qualquer tipo de e-commerce. É ela que responde exatamente ao que os consumidores procuram em suas compras on-line. Afinal, quando as pessoas buscam algo pela internet, não estão querendo apenas ter acesso a um produto ou a um serviço, mas querem que isso aconteça com a melhor jornada possível, com informações e produtos organizados, com condições claras, com formas de pagamentos diversas e muitas outras questões.
Quando se fala em dropshipping, esse fator se torna ainda mais importante, porque o consumidor precisa de ainda mais segurança para poder prosseguir com a compra e permanecer com ela, principalmente depois de ter completado a transação e realizado o pagamento.
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A importância do código de rastreio em dropshipping
Em uma boa experiência de compra na modalidade de dropshipping, um fator é extremamente importante e ele está diretamente relacionado ao prazo de entrega dos produtos.
Segundo a pesquisa "Experiência de compra no e-commerce" das empresas Opinion Box e Digitalks, 59% dos clientes não voltariam a comprar de uma loja na qual tiveram um problema e 36% do público nunca mais faria uma nova compra com uma marca que atrasou a entrega. Esses números revelam que os lojistas, especialmente os de dropshipping, devem investir na experiência de compra demonstrando sempre transparência no quesito frete.
Por isso, em primeiro lugar é importante ressaltar ao comprador que no dropshipping os prazos de entrega são maiores que o normal, principalmente pelo fato de que as empresas fabricantes e responsáveis pela entrega estão em países do exterior.
Isso significa que o tempo de espera para que o consumidor receba o produto é muito maior, o que pode gerar ansiedade e insegurança, e acabar levando, inclusive, à desistência da compra através de um pedido de chargeback ou contestação de pagamento - lembrando que a quantidade de chargeback em dropshipping impacta diretamente na taxa de aprovação dropshipping de vendas futuras e pode levar até a um bloqueio de conta, o que prejudica seu negócio.
O código de rastreio é um apoio de segurança para o comprador, que sente a tranquilidade de saber onde seu produto está exatamente naquele momento, tendo uma ideia de quando ele vai chegar. Combinado com a clareza com relação aos prazos de entrega e um atendimento ao consumidor bem preparado, esse é um fator que evita dores de cabeça e ajuda a fidelizar clientes para sua loja.
Mas o código de rastreio não é só importante para o cliente, ele também ajuda a proteger o próprio vendedor em caso de contestação do pagamento, pois geralmente o banco/bandeira do cartão ou meio de pagamento irão solicitar a comprovação de que o produto foi enviado e esse código é a maneira de provar.
Como funciona o código de rastreio?
O código de rastreio é um número que permite ao consumidor entrar no site dos Correios ou da transportadora responsável pela entrega e acompanhar a situação de seu pedido em tempo real.
No caso de dropshipping, que a produção e o envio do produto são feitos por uma empresa parceira, o rastreamento também vem dessa empresa. Por isso, na hora de escolher seus fornecedores, é muito importante garantir que tenham como política a disponibilização dessa informação.
Muitos e-commerces dessa modalidade fornecem o rastreamento do pedido em uma página no próprio site. Entretanto, é interessante que sejam apresentados os meios oficiais de consulta da entrega, como, por exemplo, o portal dos Correios, em que o próprio usuário pode localizar seu produto. Sendo assim, a informação não fica apenas no site da loja e gera segurança, pois estará disponível em mais de um canal.
Além do acesso do próprio consumidor, o código de rastreio também permite que a sua equipe esteja preparada para responder sobre a situação da compra quando houver um contato do cliente, melhorando o atendimento.
Leia mais: Entenda como funciona o dropshipping nacional
Disponibilize códigos de rastreio a ganhe a confiança do seu comprador
O código de rastreio é uma informação que traz segurança e tranquilidade ao consumidores, principalmente no segmento de dropshipping. Garanta o acesso a essa informação e repasse-a aos compradores do seu e-commerce, assim sua loja oferecerá condições ainda melhores de compra e atrairá mais clientes.
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