Quando se fala em atrair novos clientes e alavancar as vendas, o Dia dos Pais sem dúvidas é uma das datas comemorativas mais importantes para os negócios devido à busca dos consumidores por opções de presentes para dar aos seus pais e celebrar a data de forma especial.
Com isso, existem diferentes estratégias que podem ajudar a conquistar melhores resultados nesse período, inclusive ferramentas que facilitam a experiência de compra do cliente, oferecendo mais opções de pagamento, segurança e comodidade.
O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta as vendas do varejo, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para se ter uma ideia, em 2021, o faturamento dessa data no e-commerce foi o maior de todos os tempos no Brasil, superando R$ 6,2 bilhões. Ou seja, quem busca melhores resultados em vendas, não pode deixar de preparar sua empresa para a movimentação deste período.
Planejar as estratégias de atração e vendas com antecedência é a melhor forma de explorar ao máximo o potencial das datas comemorativas no seu negócio. Assim, você evita faltas no estoque, consegue negociar com fornecedores e antecipa as necessidades dos consumidores.
Veja algumas estratégias que vão te ajudar a vender mais e melhor no Dia dos Pais:
Esse tipo de promoção costuma atrair clientes, principalmente aqueles com dúvidas sobre o que comprar. Nesse caso, oferecer um item complementar é uma boa ideia, criando uma espécie de “kit presente”. Se você vende camisas, por exemplo, pode incluir uma gravata como brinde. Se você vende cervejas artesanais, pode incluir um copo especial, e assim em diante.
Descontos sempre funcionam para chamar a atenção. Seja em produtos ou serviços, é importante que a oferta seja atrativa para o cliente, mas também condizente com o seu planejamento financeiro. Na hora de criar sua ação promocional, considere a estratégia de precificação.
Um bom planejamento para a data deve incluir descontos, promoções e ações exclusivas. No caso dos estabelecimentos físicos, é ideal usar técnicas de visual merchandising (estratégia para chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual) e dar destaque ao seu ponto de venda. Já os e-commerces podem adotar cupons de desconto, frete grátis para pedido com ticket médio mais elevado e até mesmo campanhas segmentadas conforme a base de clientes.
Um fator decisivo na escolha de quem está buscando um presente é a apresentação. Uma ótima tática é facilitar a vida dos compradores oferecendo embalagens de presentes gratuitas e um cartão de mensagem para a data. Assim, mais do que fechar uma venda, você está oferecendo uma solução completa para o seu cliente, resolvendo o problema.
Quando se fala em presente, o fator tempo também é essencial. Disponibilizar opções de entrega, como o delivery, eficazes pode ser um verdadeiro diferencial, seja no e-commerce ou em lojas físicas. Muitas pessoas não têm disponibilidade para sair e fazer compras e, por isso, esse tipo de oferta é essencial para atrair essa parcela de consumidores.
Produtos personalizados e brindes também chamam a atenção. Camisetas, carteiras, canecas e outros itens personalizados são interessantes tanto para a venda direta, como também para oferecer como brindes para os consumidores, tornando a sua oferta única.
Aproveitar as datas comemorativas para ampliar as vendas, melhorar a lucratividade e favorecer o relacionamento da marca com seus clientes, é uma das melhores estratégias que o mercado de varejo utiliza, porém para ter bons resultados é preciso se atentar a alguns detalhes.
Confira alguns pontos de atenção importantes:
Como você viu, as datas comemorativas podem ser super vantajosas para alavancar seu negócio, mas para facilitar ainda mais o alcance de bons resultados é possível alinhar suas estratégias com o uso de ferramentas práticas, que além de melhorar sua gestão, também podem organizar as informações financeiras do seu negócio e criar relatórios sobre sua performance.
Comece a planejar suas estratégias para vender mais e melhor no Dia dos Pais!
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